sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Agenda Cult

 

Documentário sobre Aracy de Carvalho Guimarães Rosa 

e bate-papo com Caco Ciocler neste domingo (18).

Adicionar legenda


Neste domingo, dia 18, às 15h, a StandWithUs Brasil oferece, em parceria com o MIS-SP, e com o apoio da Confederação Israelita do Brasil, CONIB, a exibição do documentário “Esse viver ninguém me tira", que reconstrói a história de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), brasileira que trabalhava no Consulado do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, de 1936 a 1942. 


De lá, Aracy – conhecida como o Anjo de Hamburgo - ajudou muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas e, graças a esse esforço, foi considerada “Justa entre as Nações” pelo Yad VaShem, memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto, título dado a não judeus que ajudaram a proteger vítimas do regime nazista. Aracy foi casada com o escritor brasileiro Guimarães Rosa, que era diplomata na época.


O documentário tem direção de Caco Ciocler, que refletiu sobre sua identidade judaica durante o processo de filmagem, narrativa que foi incorporada ao longa. Caco conversará com a audiência, ao vivo, pelo canal do MIS no YouTube, após a exibição do filme, a partir das 17h.



A exibição será dentro da programação do CineCiência, com curadoria de José Luiz Goldfarb e participação de Sabrina Abreu, jornalista, escritora e diretora de Comunicação e Cultura da StandWithUs. A StandWithUS Brasil é uma ONG dedicada a educar sobre Israel e Oriente Médio, combatendo extremismos e mitigando preconceitos.

Programe-se e não perca: 

Domingo, 18 de outubro


Às 15h - exibição do documentário "Esse viver ninguém me tira"


Às 17h - conversa com o diretor do documentário, Caco Ciocler, José Luiz Goldfarb e Sabrina Abreu


Gratuito, no canal do MIS no youtube/missaopaulo


Não é preciso fazer inscrição

 

Caco Ciocler dirige documentário sobre a história de Aracy Rosa, que protegeu milhares de judeus da perseguição nazista quando trabalhou no Consulado brasileiro na Alemanha

Contatos da assessoria

Tel: +55 11 95196-8808


Nenhum comentário: