sábado, 26 de setembro de 2020

Bem-estar

 Boas ideias para incluir áreas dedicadas ao lazer dentro de casa

Profissionais de arquitetura abordam como trazer ambientes voltados para o bem-estar e a descontração, estimulando a oportunidade de vivenciar um prazer ou um hobby em casa;

Brinquedotecas, adegas e varandas gourmet estão entre os espaços preferidos dos moradores

 

Na varanda da arquiteta Cristiane Schiavoni, há espaço de sobra para receber familiares e amigos. Na composição com a mesa, o banco acomoda mais pessoas | Foto: Carlos Piratininga

 

 

Não foram apenas as relações humanas que mudaram com a pandemia: o olhar para a casa também. Afinal, depois de meses de isolamento social, convivendo majoritariamente com os familiares no mesmo espaço, a busca por mudanças em casa cresceu. “Clientes antigos pediram algumas alterações em seus imóveis, expressando o desejo de novas finalidades nos ambientes”, revela arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva o seu nome. Segundo a percepção da profissional, passar um tempo maior em seus lares aflorou novos desejosdemandas e até hobbies, que por sua vez precisam de locais adequados e adaptados para essas atividades.


Entre as solicitações recentes que recebeu, Cristiane relata que um casal de clientes entrou no mundo dos vinhos através de cursos online que começaram a participar durante a quarentena. “Embora satisfeitos com a casa deles, a requisição agora é para trabalharmos uma adega com capacidade para 100 garrafas”, diz a arquiteta. Já outra cliente a procurou para repaginar a sala de TV com um projeto completo de áudio e vídeo – incluindo novos equipamentos eletrônicos –, marcenaria e um sofá mais adequado para passar horas nas maratonas de séries e filmes. “As pessoas redescobriram o lar e estão dispostas a investir em bem-estar e um cenário propício ao lazer de toda família”, completa Cristiane Schiavoni.

A seguir, acompanhe algumas inspirações para os ambientes queridinhos no durante e pós pandemia:

 

Adegas

Adega contíguo à sala é destaque no projeto de Karina Korn | Foto: Eduardo Pozella

A arquiteta Karina Korn é a responsável pelo projeto dessa adega para um casal que aprecia a degustação e a descoberta de novos rótulos. Ela executou o espaço com capacidade para 70 garrafas e a funcionalidade de servir. Por meio da prancha embutida, os moradores podem utilizá-la como apoio. Além disso, a marcenaria, que embute a adega climatiza conta com armários e gavetas para guardar os acessórios necessários para essa arte. Tudo numa área mínima, conectada com a sala de jantar.

 

A adega da arquiteta Carina Dal Fabbro traz espaço para 24 rótulos, além de prateleiras para acomodar taças e outros acessórios dos enófilos | Foto: Priscila Amaral Santos

Quem gosta de degustar um bom vinho sabe a importância de armazenar e manter os rótulos brancos, tintos e de espumantes com as temperaturas ideais para cada um. Por isso, a arquiteta Carina Dal Fabbro defende a necessidade de um projeto personalizado com uma área climatizada, permitindo que o gradiente seja ajustado segundo os diferentes tipos de bebida.

 

Cinema em Casa

Projeto de Renato Andrade e Erika Mello, da Andrade & Mello Arquitetura, a sala de TV tem um sofá super confortável para a família se esparramar. Por ser um modelo mais baixo, a escolha foi manter a TV em cima do rack, assegurando mais comodidade | Foto: Luis Gomes


 

sala de TV pede um sofá gostoso, acompanhado por um projeto completo de áudio e vídeo, equipamentos modernos e a TV, a grande estrela do ambiente. No tocante ao sofá, a escolha deve levar em consideração o tamanho da área e a ideia de uso, pois o morador pode, além de sentar-se e até optar por esticar as pernas (no modelo chaise).

Ainda no mobiliário, o home theater é composto pelo painel e rack, itens que são fundamentais para sustentar a TV, abrigar os equipamentos e esconder a fiação.

 

Espaço dedicado às crianças

 

A arquiteta Cristiane Schiavoni assinou o projeto desta brinquedoteca, na área social do apartamento. Pensada para dois irmãos, ela foi inspirada no estilo montessoriano, com tudo ao alcance dos pequenos, ajudando no desenvolvimento deles | Foto: Carlos Piratininga

 

Passando tanto tempo em casa, uma brinquedoteca é fundamental para os pequenos que não podem sair para se divertirem. Primeiramente, serve para que as crianças tenham o seu próprio universo para brincarem com liberdade. Por outro lado, evita-se aquela sensação de ‘bagunça’ tão conhecida de tantas famílias, com brinquedos espalhados por vários lugares.

Para sua execução, é primordial entender a idade daqueles que usarão o espaço, bem como conhecer o tipo de brinquedo para que o projeto propicie os locais adequados para as atividades – e também para guardar. A arquiteta Cristiane Schiavoni enfatiza que no ambiente a criança deve ter acesso a tudo. Dessa forma, o método montessoriano escolhido para o seu projeto responde ao intuito de garantir a independência das crianças. “Tendo o cenário mais facilitado, os pais podem ensinar e incentivar que os filhos guardem as peças depois da diversão. Um ato benéfico para ambos”, conta a profissional.

 

Descontração na varanda

 

Neste projeto da Pati Cillo Arquitetura, a varanda mudou com deck sobre o piso existente e parede com ladrilhos coloridos, além de bancadas e móveis sob medida | Foto: Luis Gomes

Hoje em dia, a varanda se tornou o cômodo que comporta vários sonhos em um só ambiente. Nesse projeto assinado pela arquiteta Pati Cillo, os 15m² foram bem distribuídos para a disposição de uma churrasqueira, um mini estar com TV e uma ilha com adega.  “Mesmo com tantas funções, a varanda transmite leveza por meio da disposição e os tons de azul”, discorre Pati Cillo. O piso em deck também contribui com a sensações de aconchego e descontração.

Nas varandas gourmets, a dica para tirar máximo proveito do ambiente é trazer móveis confortáveis e apostar no fechamento de vidro, recurso que promove a privacidade, bem-estar contra o frio, chuva e a incidência solar que pode danificar os móveis. Outra solução é nivelar os pisos da sala de estar com a varanda, saída que evita acidentes e deixa os espaços mais funcionais. “Sem dúvida, essa decisão é um ponto de partida para garantir máximo proveito do ambiente externo”, diz Pati.

 

Varanda virou salão de jogos no projeto da Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

E quem disse que a varanda não pode ser um local de diversão? No projeto assinado pelo escritório Korman Arquitetos, Ieda Korman aproveitou a amplitude para incluir uma mesa de sinuca. O fechamento de vidro permite que moradores e convidados sigam em suas partidas, no decorrer da madrugada, em segurança e sem preocupação com as intempéries climáticas. Para completar, a iluminação em cima da mesa garante a usabilidade até mesmo durante os eventos noturnos.

 

 

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

www.andrademelloarquitetura.com.br

@andrademelloarquitetura

 

Carina Dal Fabbro Arquitetura

www.carinadalfabbro.com.br

@carinadalfabbroarq

 

Sobre Cristiane Schiavoni Arquitetura

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

Sobre Pati Cillo Arquitetura

www.paticillo.com.br

@paticillo_arquitetura

 

Korman Arquitetos

www.kormanarquitetos.com.br

@kormanarquitetos

 

Karina Korn Arquitetura

www.karinakorn.com.br

@karinakornarquitetura

 

Nenhum comentário: