quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Ao vivo: Luiz Gaziri fala de tristeza e felicidade no próximo Café Filosófico CPFL

Com transmissão online e ao vivo, a gravação discutirá o papel da felicidade e da tristeza em meio ao cenário de dificuldades criado pela pandemia

Luiz Gaziri/Foto José D’Ambrósio Neto (em alta resolução aqui)

O Café Filosófico CPFL vai receber o professor Luiz Gaziri para discutir “Tristeza e Felicidade” na próxima quinta-feira (10), às 18 horas. O programa, que faz parte da série “A consciência mascarada: larvatus prodeo”, discutirá o papel da felicidade e da tristeza em meio ao cenário de dificuldades criado pela pandemia.

Está difícil ser feliz atualmente? Felicidade é o principal objetivo das pessoas mas, apesar disso, muitas escolhem caminhos contrários a essa felicidade e causam tristeza e insatisfação sobre a própria vida. Neste Café, Luiz Gaziri vai explorar como os cientistas estudam a felicidade, quais são as descobertas reais em mais de 30 anos de pesquisas científicas sobre o tema e como a tristeza pode ser fundamental para a tomada de decisões mais assertivas. “Felicidade sem tristeza não existe. Viver uma positividade falsa pode, em algum momento, se transformar em algo ruim para nossas vidas”, diz o professor. 



Gaziri também explica que a pandemia criou um cenário de dificuldades, tornando a discussão sobre felicidade e tristeza ainda mais relevante. Ele explica que pessoas felizes apresentam melhorias em diversos aspectos: “Os cientistas descobriram que pessoas felizes são mais motivadas, enxergam melhor, são três vezes mais criativas e têm uma ativação maior do córtex pré-frontal - a área do cérebro responsável pela tomada de decisões, resolução de problemas complexos e pelo planejamento. Os cientistas também descobriram benefícios para a saúde de quem acumula momentos felizes no dia a dia, reduzindo as chances de desenvolverem câncer, diabetes, AVC, alzheimer e vivendo em média dez anos a mais”, pontua.

A série “A consciência mascarada: larvatus prodeo” tem curadoria de Leandro Karnal e é composta por sete lives que tratarão de temas como amor e ódio, tristeza e felicidade, liberdade e sujeição, depressão e sentido, tolerância e intolerância, e solidão e convívio.

Luiz Gaziri é consultor, palestrante e professor de pós-graduação na FAE Business School, PUCPR e ISAE/FGV. Autor de três livros, ele trata de assuntos do meio corporativo e do cotidiano com abordagem baseada em comprovações científicas. Seu trabalho foi elogiado por cientistas de instituições como Harvard, Yale, Stanford e Wharton, e teve destaque em veículos como Exame, Veja, Estadão, Globo, Band e CBN.

O Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. O público já pode definir o lembrete para a live aqui

Serviço
O quê: Café Filosófico CPFL - fica em Casa, com Luiz Gaziri
Quando: Dia 10/09, quinta-feira, às 18h
Informações: institutocpfl.org.br

--
Sobre o Instituto CPFL
Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, o Circuito CPFL - com etapas de Corrida e Caminhada e o Cinesolar; as gravações do programa Café Filosófico CPFL - realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora; além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. 
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Nenhum comentário: