quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Uso de máscara pode interferir no resultado da cirurgia plástica no nariz e no queixo?
Pacientes que querem fazer cirurgia plástica na face estão em dúvida se poderão realmente passar pelo procedimento, já que o uso de máscaras é obrigatório. Mas, fique tranquilo, é possível sim ter bons resultados nesse momento
Rinoplastia x uso de máscara
São Paulo – 03/08/2020 - Apesar do aumento vertiginoso de buscas no Google (4800%) nas últimas semanas pelo termo “rinoplastia”, as pessoas têm muita dúvida com relação à realização desse e de outros procedimentos cirúrgicos faciais em meio à pandemia. Uma delas tem a ver com o uso da máscara de proteção para evitar o contágio por Covid-19: afinal, ela pode interferir no resultado de uma cirurgia no nariz ou queixo? “O uso de máscara não impede a realização do procedimento. É só tomar cuidado para que a máscara não aperte muito a região. Da mesma forma que o uso de óculos depois da rinoplastia deve ser evitado nos primeiros dois meses, o uso de máscaras mais apertadas deve ser evitado nos primeiros três meses. O ideal é ter um período de recuperação em casa”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP.



Segundo o Dr. Paolo, o trabalho home office tem contribuído para esse aumento na demanda na realização de cirurgias plásticas faciais, uma vez que é favorável à recuperação do paciente. “O trabalho home office tem trazido diversos pacientes aos consultórios de cirurgia plástica justamente para aproveitar a possibilidade de poder ter uma recuperação em casa sem ter que se afastar completamente do trabalho. Muitos pacientes antes precisavam pedir férias ou alguns dias de folga para um repouso adequado”, afirma. “A procura ocorre principalmente pelas cirurgias plásticas faciais, que causam maior inchaço e podem ser feitas nesse momento, justamente porque os hospitais seguem um protocolo muito rigoroso para evitar o contágio por Covid-19, inclusive testando os pacientes e a equipe responsável pela cirurgia”, completa o cirurgião.
O médico explica que o ideal, após a cirurgia, é a pessoa ficar em casa, pelo menos 15 dias, sem usar o equipamento de proteção. Além disso, esse repouso em casa ajudará a evitar a exposição solar, que também pode comprometer o resultado. “Após esse período, quando for usar uma máscara, é necessário usar uma que não pressione a estrutura operada, já que ela fica frágil, principalmente nos primeiros seis meses. Isso vale principalmente para as cirurgias de mentoplastia (queixo), rinoplastia (nariz) e perfiloplastia (queixo e nariz)”, diz o médico.
O médico lembra que, no pós-operatório, além das recomendações gerais com relação ao Coronavírus e as orientações pós-operatórias convencionais, que incluem permanecer em repouso e evitar exposição ao sol, o paciente recém-operado também deve tomar alguns cuidados para prevenir o contágio por agentes patógenos e acelerar a recuperação e o processo de cicatrização. “Isso porque, no período pós-operatório, a imunidade do paciente fica reduzida, já que o sistema imune está com suas forças voltadas para o processo de cicatrização”, explica o médico. “Então, o ideal é permanecer em quarentena total após o procedimento por 14 dias e manter a higienização constante da residência e de todos os objetos que entrarem na casa.
Além disso, é essencial que você consuma, no mínimo, dois litros de água diariamente e diminua o consumo de açúcar e sal, que prejudicam o processo de cicatrização. Outros hábitos que devem ser repensados no período pós-operatório para acelerar a recuperação são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. “O cigarro, além de aumentar a produção de radicais livres, causa constrição dos vasos sanguíneos com consequente diminuição do aporte de oxigênio e nutrientes para a pele, o que dificulta a cicatrização e recuperação do paciente”, comenta o cirurgião. “Já o álcool causa um processo inflamatório na pele que retarda a cicatrização, além de favorecer a vasodilatação, aumentando os riscos de sangramento e prolongando o processo de recuperação pós-operatória.”
Porém, o mais importante é que, no pré e no pós-operatório, você se atente as recomendações de seu médico, já que a preparação e a recuperação das cirurgias plásticas podem ser diferentes dependendo de cada paciente. “Em caso de dúvidas, pergunte novamente quais são as orientações ao invés de pesquisá-las na internet, pois o ambiente digital está repleto de informações incorretas que podem colocar sua saúde física e mental em risco”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.
PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

Nenhum comentário: