terça-feira, 11 de agosto de 2020

Saúde a Toda Prova.

Brasileiros se tornam mais exigentes com serviços de saúde durante a pandemia.

Empresas do setor de saúde precisam inovar e se adaptar ao novo cenário, com pacientes mais antenados em relação aos assuntos da área
Avaliação mais criteriosa das consultas, maior preocupação com a saúde e cobrança de melhoria dos serviços públicos estão entre as principais mudanças esperadas no comportamento do brasileiro após a pandemia do novo coronavírus. Foi o que mostrou a live Now How, realizada pelo Sebrae e pela consultoria de inovação curitibana IN.SIGHT na última quinta-feira (16/07), com profissionais que são referências no mercado da saúde.



De acordo com André Santolaya, gerente de operações de vendas e marketing global para diagnósticos da Siemens Healthcare NY e um dos participantes da live, o contexto de pandemia fez com que o brasileiro passasse a se interessar mais sobre assuntos de saúde. “Hoje os brasileiros estão mais familiarizados com termos médicos, científicos e estão pesquisando cada vez mais sobre o assunto. Agora, as pessoas entre 15 e 40 anos, que não se preocupavam tanto com a qualidade do plano de saúde, quantidade de leitos em hospitais e investimentos públicos na saúde, estão ficando mais antenadas sobre o assunto”, afirma André.
Por causa dessa mudança de comportamento, o contexto pós-pandemia será marcado por um alto nível de exigência por parte dos pacientes. “Os consumidores vão exigir um atendimento de qualidade. As pessoas se tornaram mais rígidas e vão ficar atentas a qualquer erro em exames ou diagnósticos e vão buscar uma relação de confiança com os profissionais da saúde”, diz André.
Em um cenário de alta exigência por parte dos pacientes, é preciso que as empresas do setor da saúde inovem e estabeleçam uma relação de confiança e credibilidade com os clientes. Esse foi o contexto trazido ao longo do painel também por Matthias Schupp, CEO da Neodent. A empresa paranaense que é referência em implantes odontológicos e alinhadores transparentes preparou um guia de como o dentista deve adaptar o consultório para oferecer segurança aos profissionais e pacientes durante o atendimento à saúde clínica e odontológica.
De acordo com Matthias Schupp, o projeto foi uma forma de evitar que o brasileiro parasse de buscar os serviços de saúde por medo do coronavírus. “O guia é uma forma de resgatar a confiança do brasileiro na saúde, para que o paciente se sinta seguro ao visitar um dentista, sem medo de ser contaminado. A proposta é tão efetiva e necessária, que foi adaptada em nível internacional e traduzida para diversos idiomas”, diz Matthias.
As principais mudanças nos consultórios odontológicos foram no agendamento das consultas e nos procedimentos de triagem. O paciente passa por um processo de desinfecção, medição da temperatura e vai direto para a consulta, sem a necessidade de ficar na sala de espera com outras pessoas.
Tecnologia
Outra mudança que se tornará realidade no cenário pós-pandemia é o uso cada vez maior da tecnologia e as empresas que já conseguiram se estabelecer no meio digital estão alcançando melhores resultados. Matthias afirma que a migração para um mundo mais digital começou logo no início da pandemia. “Em março nós decidimos mudar o foco e fizemos webinars para estarmos presentes no meio online. Estou seguro que a nova realidade vai ser diferente. O contato pessoal, o olho no olho nunca vai acabar. Nunca vai passar a ser 100% digital. Mas a digitalização de diagnóstico e os atendimentos online devem continuar no setor da saúde e estão sendo cada vez mais aceitos pela população”, declara Matthias.
A live fez parte do evento online Now How, com o objetivo de entender e mapear as principais mudanças em diversos setores após a pandemia. O bate-papo completo com os especialistas pode ser acessado no canal do Sebrae Digital no YouTube.

Sobre a Neodent
Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Nenhum comentário: