quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Bela Arte


Analú Farias e Elder Oliveira - Foto Divulgação

Um Novo Olhar   UFRJ   Funarte
 
Analú Faria traz o circo para Um Novo Olhar, em apresentação
em vídeo que estreia no dia 27 de agosto
Atriz e trapezista cega mostra sua versatilidade em movimentos de acrobacia
e interpretando a palhaça Pinduca em apresentação no site www.umnovoolhar.art.br
Na próxima quinta-feira dia 27 de agosto, às 18h, no site do Projeto Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br)estreia o vídeo Circo para Todos, da artista deficiente visual Analú Faria. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curadoria de sua Escola de Música.


Em cena, a atriz, acrobata e trapezista Analú diverte o público com um show dividido em duas partes. Em uma delas, interpreta a atrevida palhaça Pinduca, que não enxerga o mundo como a maioria de nós, mas não se preocupa com isso, bastando a ela apenas de um balde de pipoca, um controle remoto e muita imaginação.
A outra parte do espetáculo é uma apresentação de acrobacia, em que ela conta com a parceria de Elder Oliveira – artista que tem no currículo atuações em grandes companhias internacionais, como Universoul Circus, Ringling Brothers Circus e Cirque Du Soleil. Além da apresentação, os artistas também falam sobre suas trajetórias, procurando mostrar que o circo pode ser para todos.
O fato de ter nascido com baixa visão não impediu a Carioca Analú Faria de ser professora de Educação Física e, anos mais tarde – depois de perder totalmente a visão –, ela se reencontrou nas artes do circo e do teatro. A artista estudou no Teatro Tablado e cursa a Escola de Teatro Martins Pena; esteve na Escola Nacional de Circo e recentemente, após diversos trabalhos artísticos, formou-se no Circo Crescer e Viver. Hoje, atua na Cia ILTDA e no coletivo Du’Velhomoço. “A cegueira não é uma prisão, prisão é deixar de viver por conta da cegueira”, afirma.
Sobre o projeto:
Desenvolvido conjuntamente pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.
Serviço:
Vídeo Apresentação de Analú Faria no Projeto Um Novo Olhar– Arte de Toda Gente
Estreia: 27 de agosto de 2020, quinta-feira, 18h
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site do projeto.
Informações sobre editais e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br
Mais informações para a imprensa

Nenhum comentário: