quinta-feira, 2 de julho de 2020

#Filmes


Uma imagem contendo mulher, comidaDescrição gerada automaticamente
Censura na música popular brasileira é tema da série “Cale-se”
TRÊS EPISÓDIOS SERÃO EXIBIDOS NO CURTA! EM JULHO. A SÉRIE COMPLETA PODE SER VISTA NA SEÇÃO DO CANAL NO NOW
 
Durante a ditadura militar, a censura foi constante sobre os mais diversos gêneros da música popular brasileira, do brega ao rock. Esse é o tema da série “Cale-se”, dirigida por Marcus Fernando, que volta à programação do Curta! em julho, com a exibição de três episódios na Segunda da Música. O programa joga luz sobre a os artistas e as obras musicais que foram alvos dos departamentos de censura, durante os anos de chumbo. A série completa, com oito episódios, pode ser vista na seção do Curta! no NOW, serviço de streaming da NET, e também na plataforma Tamanduá (tamandua.tv.br).


Por meio de performances históricas ou produzidas especialmente para a série, o repertório vetado pelos censores é revelado, assim como os mais surpreendentes motivos alegados para a proibição. Tudo isso é costurado às imagens de arquivo e aos depoimentos de diversos compositores, artistas, advogados, jornalistas e pesquisadores, entre eles Jards Macalé, Ricardo Cravo Albin, Leo Jaime, Joyce Moreno e Roberto Menescal. Os episódios são exibidos sempre às segundas-feiras, às 20h30, no Curta!.

Episódio: Na Boca do Povo – 6/7, 20h30
Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla Dom & Ravel, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo, meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas e foram intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz, ainda, o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo de o regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.  Diretor: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de julho, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 8 de julho, quarta-feira, às 19h45; 11 de julho, sábado, às 19h45; 12 de julho, domingo, 10h45.

Episódio: O Rock Proibido – 13/7, 20h30
O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e roqueira.  Diretor: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de julho, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 15 de julho, quarta-feira, às 19h45; 18 de julho, sábado, às 19h45; 19 de julho, domingo, 10h45.

Episódio: Um Grito Pela Liberdade – 20/7, 20h30
No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 foram importantes para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez de os jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam na época. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.  Diretor: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de julho, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 22 de julho, quarta-feira, às 19h45; 25 de julho, sábado, às 19h45; 26 de julho, domingo, 10h45

Fotos dos episódios em: https://drive.google.com/drive/folders/1lXMBvxyOu9XGVpvs83IedNfe0oMVazqB?usp=sharing

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade. 

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: