quinta-feira, 23 de abril de 2020

Literatura Atual

A Peste


Minuto Leitura, um programa que vai somar à sua grade e que tem o  objetivo de apresentar importantes obras da literatura mundial, de forma fácil ao mesmo tempo em que informa. Nesta edição, vamos falar a respeito do livro -  A Peste por  Albert Camus.


Duração do áudio 2'45''

TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA

Uma cidade completamente isolada do restante do mundo, com seus moradores presos em quarentena por tempo indefinido depois que uma doença misteriosa surge e começa a matar seus habitantes. Em um primeiro momento as pessoas não levam muito a sério o que está acontecendo, muito menos o governo local, até que a situação se agrava e o número de mortes rapidamente chega às centenas, todos os dias. Não, essa não é uma história real. Pelo menos, não a que nós estamos vivendo hoje. Essa é a história do livro “A Peste”, publicado em 1947 pelo escritor Albert Camus.


 
A obra é uma reflexão muito minuciosa a respeito da condição humana diante de um momento em que as dúvidas e o medo estão mais presentes na vida de pessoas simples do que qualquer outra coisa. Todos estão impedidos de sair da cidade ou de manter uma vida normal, pelo menos, como era antes da epidemia da doença acontecer. E, aqui, Albert Camus aproveita toda sua percepção da humanidade para traçar o realismo nas atitudes das pessoas e suas reações quando estão em sitiadas em suas próprias casas, com receio de tudo e até mesmo de quem está tentando ajudar. 
 
Camus tem uma escrita densa e em diversos momentos de “A Peste”, nos faz pensar sobre a forma de levar a vida e nas coisas que deixamos para trás com o passar do tempo e das adversidades. Todas as linhas que compõem esse livro, demonstram a melancolia de quem passou tempo demais analisando a alma humana e seus dilemas morais, talvez por seu ofício como jornalista ou por sua formação filosófica, mas o fato é que sua escrita é avassaladora e revolucionária. Tanto que sua genialidade foi mundialmente reconhecida em 1957, quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura. A Peste é uma queda livre na consciência de um povo e é urgente que em tempos como este, seja um livro para ajudar a refletir a vida.
Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

Nenhum comentário: