terça-feira, 22 de outubro de 2019

#MundoAnimal


Como adaptar a criança à chegada do pet.

Se você está pensando em incluir um bicho de estimação na família e promover momentos de convívio com crianças, confira as dicas que preparamos.
Se tem uma coisa no mundo que combina perfeitamente é criança e animal de estimação. A sensação que a gente tem é a de que os dois se entendem perfeitamente, sabem dar amor e carinho na medida certa e constroem laços de amizade indestrutíveis. 


No entanto, se você tem criança em casa e deseja ampliar a família com a chegada de um pet, é preciso levar algumas coisas em consideração para que eles construam uma relação harmônica. Veja como fazer isso de forma simples e tranquila.
Um pet exige cuidados
Independente do bicho de estimação que vocês incluirão na família, é preciso ter em mente que ele exige cuidados. Todos os membros da casa devem estar dispostos a fazer com que o pet esteja saudável, seguro e protegido. 
Por isso, mostre para a criança que seu amigo precisa de carinho, água, comida e conforto. Escolha uma atividade e delegue a ela. Eleja aquilo que ela será capaz de fazer, como trocar a água, por exemplo.
Estabeleça um horário e acompanhe para ver se a atividade foi concluída com sucesso. A criança se sentirá importante em poder cuidar de alguém. 
Explique que haverá mudanças na rotina
A casa não será a mesma depois da chegada do pet. A rotina será preenchida com mais brincadeiras, menos silêncio e, claro, mais alegrias. No entanto é preciso mostrar para a criança que suas obrigações, horários e atividades não devem deixar de ser cumprido com a desculpa de estar dando atenção ao pet.
Dessa forma, hora de estudar, dormir, alimentar-se entre outras devem seguir normalmente. A diferença é que elas serão desempenhadas com a companhia de um amiguinho muito especial. 
De olho na saúde
Você deve considerar a saúde da criança e do animal de estimação. Em relação à criança, alergias a animais de estimação costumam ocorrer em apenas 10% da população. 
As mais comuns são rinite e dermatites leves. Mas, é possível evitar isso. Basta orientar a criança para que ela lave as mãos sempre que brincar com o pet. Além disso, mantenha o animal sempre limpo, escovado e com o antiparasita em dia. 
Pesquisas realizadas por especialistas em veterinária de várias partes do mundo indicam que, se a criança tiver contato com o animal desde cedo, seu organismo terá melhores condições de tolerar as reações alérgicas. 
Joachim Heinrich, cientista do Instituto de Epidemiologia de Munique, na Alemanha,  em um estudo realizado com 3 mil crianças que foram monitoradas desde o nascimento até os 6 anos, revelou que as que conviviam com animais obtiveram um sistema imunológico mais fortalecido.
As que conviviam com cachorro ou gato dentro de casa demonstraram menos risco de desenvolver sensibilidade a pelos, fungos, pólen, poeira e outros elementos causadores de alergias. 
No que diz respeito à saúde do pet, leve-o a consultas regulares com o veterinário, mantenha o calendário de vacinas, vermifugação e antiparasitas sempre em dia. Cuide bem da higiene dos pelos, pele e unhas. 
Qual é a idade certa para ter um animal de estimação?
Se a criança nunca conviveu com um pet, pode ser que, no início ela apresente um pouco de medo ou receio, que tendem a desaparecer conforme ela vai criando confiança.
Crianças que, desde muito pequenas, convivem com animais, não terão grandes problemas em receber o novo membro porque já estão habituadas com o contexto que esses bichos proporcionam.
Se você tem uma criança já um pouco grandinha e ela possui histórico de aversão a pets, é bom fazer a socialização entre eles aos poucos. Nunca a obrigue a fazer carinho e se aproximar do animal. Isso pode causar ainda mais medo.
O ideal é ir promovendo encontros de forma mais leve, como jogar um brinquedo, oferecer ração ou água e levá-los para passear. Na maioria dos casos, a socialização ocorre em poucos dias e, quando você menos esperar, verá que os dois não se desgrudam.
Cuidado com os maus tratos
A criança deve perceber que o animal de estimação é membro da família e, por isso, não deve ser maltratado. Isso tem a ver com regras, respeito ao outro e a todas as formas de vida. Crianças a partir de 4 anos entendem melhor essa situação.
Raça ideal para conviver com crianças
Cada raça possui uma personalidade específica. Na hora de escolher a ideal para a criança, leve em consideração a que mais se adéqua ao seu perfil.
Se você mora em um espaço pequeno, as raças menores são as mais indicadas. Animais de grande porte, como labradores, golden retriever e boxer são extremamente dóceis e brincalhões, mas precisam de um espaço maior. 
Independente da escolha, a amizade deles fluirá de forma bonita e uma história de parceria será construída pelo compartilhamento de brincadeiras, carinhos e muitas travessuras. É aí que mora a beleza desse encontro entre criança e bicho.
Não se esqueça de levar seu amigo periodicamente a uma clínica veterinária 24h para garantir que toda sua saúde esteja em perfeito equilíbrio para que ele só tenha tempo para se divertir. 

Nenhum comentário: