sexta-feira, 24 de março de 2017

SAUDÊ A TODA PROVA\


5 dicas de exercícios físicos para o corpo feminino
No mês da mulher, profissional orienta sobre atividades e cuidados que elas devem tomar durante o treino


Quando o assunto é atividade física, o corpo da mulher e do homem reagem de maneiras diferentes, pois a composição corporal de cada gênero é distinta. “Por exemplo, devido ao local de maior acúmulo de massa livre de gordura, os homens tendem a desenvolver mais força em membros superiores e as mulheres em membros inferiores”, exemplifica Rosângela Gomes, professora da academia Bodytech chrystal.

A profissional aproveita o mês de março, em comemoração ao dia da mulher, para dar algumas dicas de como otimizar o resultado dos exercícios:

1.       Estabeleça metas
Ao começar um programa de atividade física dentro da academia, é importante estabelecer objetivos a serem alcançados, para que a aluna possa criar uma rotina mais organizada e manter regularidade nos treinos, considerada um fator importantíssimo para atingir os resultados. “Também sugiro que a aluna liste as atividades que mais lhe agradam e o profissional de educação física ajuda a organizar de maneira estruturada quanto ao tipo e intensidade. E é claro, sempre indicamos aliar tudo isso a uma alimentação saudável, com orientação de um nutricionista”, comenta Rosângela.

2.       Dê uma chance para a musculação
Boa parte do público feminino ainda tem uma rejeição quanto à prática da musculação. Mas os exercícios realizados com equipamentos e pesos trazem benefícios como o aumento da densidade mineral óssea, a diminuição do percentual de gordura, o aumento da massa magra e a diminuição da frequência cardíaca em repouso. Quando se fala em "pesos", vem logo a imagem de halteres e anilhas cada vez maiores, porém o que determina a intensidade dos exercícios não é somente a carga externa, como os pesos levantados. Deve-se considerar o número de séries e repetições, a quantidade e o tipo dos exercícios e o método utilizado.

3.       Inclua o exercício aeróbico no treino
O exercício aeróbico não pode ser descartado. Além de seus benefícios de condicionamento físico, ele proporciona uma sensação de bem-estar. A dica é somente enquadrar de maneira inteligente este tipo de atividade no treino, atendendo à necessidade individual de cada mulher. “Assim como a musculação, há diversas maneiras de se praticar um aeróbico eficiente, com variações de intensidade”, explica Rosângela. Para quem está iniciando, é interessante o treino em formato de circuito, porque ele é mais dinâmico, mas quanto a exercícios mais indicados, quantidade, intensidade e métodos de treino, tudo depende das características individuais, histórico, idade, condições físicas, etc.

4.       Ciclo menstrual não é desculpa
O desempenho da mulher durante a prática de exercícios pode reagir de maneiras diferentes durante os períodos do ciclo menstrual, devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo. Na fase menstrual por exemplo, há uma queda na resistência, na força e na velocidade; podendo inclusive gerar irritabilidade emocional. Já no período pós menstrual, acontece o oposto com relação à velocidade e à resistência e é a fase em que a aluna está mais disposta. Na fase ovulatória, pode ocorrer a queda da força e também da coordenação; por fim, pós ovulatória, os níveis de força, resistência e velocidade podem ter uma resposta maior aos estímulos, melhorando o desempenho. Segundo a profissional, durante a temida TPM, o exercício ameniza os sintomas devido à liberação de hormônios como endorfina e adrenalina, que trazem a sensação de bem-estar, ideal para tranquilizar esse período que pode ser conturbado para algumas mulheres.

5.       Tome cuidado com seu corpo
O corpo feminino apresenta uma estrutura anatômica diferente do masculino, necessitando de uma atenção maior em determinados movimentos e articulações de acordo com as curvaturas fisiológicas e possíveis limitações individuais. É interessante tomar cuidado com joelhos, considerando o padrão de movimento, o nível de aptidão física e funcional e a capacidade de realizar determinadas tarefas. “Em estudos que comparam os níveis de lesões entre homens e mulheres, elas apresentam maior incidência nos joelhos ao praticar pliometria, que reúne exercícios de saltos e lançamentos”, explica Rosângela. Isso não significa que mulheres não podem praticar esse tipo de atividade, mas devem respeitar as adaptações e progressões do exercício, sem pular etapas, levando a um melhor desempenho e diminuindo o risco de lesões em geral.

            Para que a mulher atinja um resultado melhor e mais rápido com relação ao seu corpo, não existe uma receita de bolo quanto ao que se deve ou não fazer. O importante é começar a prática da atividade física e ter sempre o acompanhamento de um profissional.


Sobre Bodytech Crystal:
Segundo dados recentes da IHRSA, órgão acreditado mundialmente pelo segmento, a Bodytech Company está entre as 15 maiores empresas do setor de fitness no mundo, no critério faturamento. A rede conta com 103 academias no Brasil: 53 Bodytech (50 próprias e 3 clubes administrados) e 50 da marca Fórmula. Em Curitiba, a unidade atua há três anos em um espaço de 1200 m², localizado dentro do Shopping Crystal, levando adiante o conceito wellness, que busca promover a saúde física e mental dos seus clientes. Dentre seus diferenciais estão os instrutores altamente qualificados, equipamentos de alto nível de padronagem, programas exclusivos de treinamento, aparelhos voltados para o treinamento funcional e as aulas coletivas diferenciadas, como o Pilates RefFit e as aulas de ciclismo e corrida.

SERVIÇO:
Bodytech Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, 731 - Batel – Loja 118, acesso pelos pisos L1 e G3 do Shopping Crystal – Curitiba (PR)
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 06h às 23h / Sábado das 09h às 18h / Domingo e feriados das 09h às 14h
Estacionamento gratuito por 3 horas para os alunos.
Facebook: bodytech.academias
Twitter: @bt_bodytech
Instagram: @bt_bodytech

Nenhum comentário: