domingo, 4 de dezembro de 2016

Coro da UFPR

Trechos de óperas compõem repertório da
última temporada do Coro da UFPR


As apresentações serão de quinta-feira a sábado, dias 8, 9 e 10 de dezembro, às 20h30, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a regência do maestro Alvaro Nadolny. 


Para esta última apresentação de 2016 o maestro Alvaro Nadolny, que também é responsável pela direção artística do grupo, escolheu trechos das óperas: “Hercules”, do compositor alemão George Friedrich Händel, obra escrita em 1744, baseada em texto do dramaturgo grego, Sófocles; do compositor italiano Giuseppe Verdi serão apresentadas coros e solos de três obras:  “La Forza del Destino” , escrita em 1861 baseada em um drama espanhol, Don Álvaro; “Aida”, a história explora o drama sobre a guerra, a vida e o amor. A ação se desenrola no Egito, no tempo dos faraós; “Nabucco” (1813) escrita durante a ocupação austríaca no norte da Itália, conta a história do rei Nabucodonosor da Babilônia. O Coro dos Escravos Hebreus, no terceiro ato da ópera (Va, pensiero, sull'ali dorate,- "Vai, pensamento, sobre as asas douradas”) tornou-se música-símbolo do nacionalismo italiano da época; “Macbeth” estreou 1847 e é inspirada na peça homônima de William Shakespeare. De Richard Wagner serão interpretados trechos de “Tannhäuser”, ópera que estreou em 1845, baseada em lenda medieval sobre um trovador que é seduzido por Vênus e tem que fazer sacrifícios para conseguir o perdão da igreja.

O Coro da UFPR, um dos grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná, que completou 58 anos em 2016, hoje conta com 114 cantores, estudantes de música e da comunidade, com idade variada. Sob o comando do maestro Alvaro Nadolny que há 28 anos desenvolve intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana.

Programa: Hercules, de Händel, (Jealousy, Tyrants Now no More, To him your Gratitude); La Forza del Destino, de Verdi (Il Santo nome de Dio, Maledizione, Maledizione…, La Vergine degli Angeli);  Ainda, deVerdi (Immenso Fthà - Cena Final); Nabucco, de Verdi (Gliarredi Festivi, Va Pensiero); Macbeth, de Verdi (Coro di Streghe, Coro di Sicarj, Patria Opressa); Tannhäuser, de Wagner (Freudig Begrüssen, Nohl Wusst – Wolfram, Beglückt Darf Nun, Heil! Der Gnade Wunder).

Serviço:
Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná) – Trechos de óperas de Händel, Verdi e Wagner
Dias: 8, 9 e 10 de dezembro (de quinta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba - Centro)
Entrada: 1 litro de leite longa vida ou em pó (que será doado para crianças carentes)
Direção artística e regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Gineste, Hermes Drechsel e Gabriel Machado.


Nenhum comentário: