quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Agenda \ Cultura In


Cultura In \ Agenda





Entre um boxe bailado e um balé violento

O professor e tradutor curitibano Ivan Justen Santana apresenta na próxima sexta-feira, 18/9, seu primeiro livro de poemas, “64 Peças”, na Livraria Arte e Letra, em Curitiba. No domingo, 20, ele promove um recital com textos que compõem o livro de estreia, na Feira do Poeta, às 11h. Ambos os eventos são gratuitos. Mestre em Letras e doutor em Estudos Literários, Ivan é conhecido também como tradutor. Sua convivência com a escrita é antiga, mas só agora, 25 anos depois do primeiro poema, seus escritos autorais ganham a forma de livro.
Ele explica que é uma coleção de poemas organizada em 2012, após oito anos de experiência publicando no blog "Um sim em si" ( http://ossurtado.blogspot.com).  “Sentindo que minha poesia já entrava em circulação, demorei para organizar um livro. Mas pode-se dizer que ele está sendo gerado desde que comecei a ler e escrever poemas, há mais de três décadas”, diz, sobre o projeto viabilizado por Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
A relação com a poesia, segue o autor, vem desde a infância. “A poesia faz parte da vida de todos, mesmo que não percebam o quanto está presente na linguagem humana, e é usada diariamente. É o componente criativo da linguagem, há criatividade mesmo na repetição”.
 “64 Peças” é um livro planejado para funcionar como um jogo. “É uma brincadeira absolutamente séria, uma exibição relativamente complexa. Pode agradar ou agredir, enfim: é como um boxe bailado ou um balé violento. Os leitores que montem e os poemas que descontem, amanhã, hoje ou ontem.”

Serviço:
Lançamento do livro “64 Peças”, de Ivan Justen Santana.
Dia 18/09/2015, às 19h.
Livraria Arte & Cultura (Al. Pres. Taunay, 130 – fundos da Casa de Pedra).
Informações: 41- 3039-6895.

Recital: “64 Peças”.
Dia 20/09/2015 às 11h.
Feira do Poeta (Largo da Ordem)

_____________________

+ Agenda
“Trajeto Lumen Ao Vivo” com Marcelo Jeneci
Dia 29 de setembro tem bate-papo e música ao vivo no Shopping Curitiba

O “Trajeto Lumen Ao Vivo” de setembro apresenta o compositor, pianista e acordeonista Marcelo Jeneci. Autor da canção "Amado", em parceria com Vanessa da Mata, trabalhou com artistas como Chico César, Elza Soares, Caetano Veloso, Marisa Monte e Arnaldo Antunes, com quem compôs a música "Longe" e produziu o disco "Ao Vivo No Estúdio".
Com o seu segundo disco, “De Graça” (Slap/Som Livre), tem colhido bons frutos: o álbum foi indicado no Grammy Latino 2014 como “Melhor Álbum de MPB” e Jeneci ganhou o prêmio de “Melhor Compositor” de 2014 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Depois do enorme sucesso do primeiro disco “Feito pra acabar” (2010), o artista vem crescendo no palco e “De Graça” conquistando seu espaço.

No dia 29 de setembro, terça-feira, às 18h, no Largo Curitiba, Jeneci vai bater papo com os fãs e claro, cantar alguns de seus sucessos e novidades. O projeto da rádio Lumen FM (99,5) em parceria com o Shopping Curitiba é gratuito e aberto ao público. Para a sessão de autógrafos, estarão disponíveis 50 senhas, que podem ser retiradas a partir das 12h do dia do evento, no The Fifties (Largo Curitiba – piso L2).

A Lumen FM transmitirá ao vivo o programa através do dial 99,5 do rádio e através do player online disponível em lumenfm.com.br.  Maisinformações no fone (41) 3271 -4700.

SOBRE O TRAJETO LUMEN AO VIVO

A Rádio Lumen FM realiza o projeto “Trajeto Lumen ao Vivo” desde 2011 com intuito de fomentar e divulgar a cultura em Curitiba e aproximar artistas do público curitibano. Em 2013, o projeto passou a contar com a parceria do Shopping Curitiba e já está em sua quarta temporada. Ao longo de 2014, o “Trajeto Lumen ao Vivo” trouxe importantes nomes como Ronaldo Fraga, Paula Lima, Luiza Possi, Fernanda Takai, Jorge Vercillo, Luciana Mello, Negra Li, Paulinho Moska, Suricato e Humberto Gessinger. Em 2015, já passaram pelo palco, Tiê, Biquini Cavadão, Pato Fu, Nenhum de Nós, Ivan Lins, Mariana Aydar, Ana Cañas e Scalene.

Serviço:
O quê: “Trajeto Lumen ao Vivo” com Marcelo Jeneci.
Quando: dia 29 de setembro, às 18h.
Quanto: gratuito.
Onde: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba.

Shopping Curitiba
Av. Brigadeiro Franco, 2.300
Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

Imagem: Marcos Hermes

Nenhum comentário: