quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Coffee in Good Spirits,

 

Porto Alegre recebe, pela primeira vez, Campeonato Brasileiro de Drinques com Café

Conhecido como Coffee in Good Spirits, evento inédito na cidade movimenta cena de cafés especiais e traz profissionais de diferentes partes do país para a capital gaúcha, com entrada gratuita e aberto ao público

Daniel Munari, atual campeão da categoria, em apresentação no mundial em Taiwan, em 2023.

Porto Alegre (RS) receberá, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits, competição realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) que atesta as habilidades dos baristas no preparo de drinques alcoólicos com café. De 1º a 3 de março, no Shopping Total, os competidores colocarão em prova suas técnicas de “mixologistas” para prepararem suas melhores bebidas misturando café e álcool. O campeão nacional representará o Brasil no mundial da categoria, que ocorrerá em Copenhague, Dinamarca, entre 27 e 29 de junho deste ano.


O Campeonato funciona da seguinte forma: cada competidor tem 10 minutos para apresentar receitas de drinques alcoólicos, quentes e frios, com café. As competições têm início no período da tarde, às 14h dos três dias, e a grande final, com os seis melhores competidores, ocorrerá no domingo, dia em que, às 19h, será revelado o novo campeão brasileiro de Coffee in Good Spirits.


“A realização do campeonato em Porto Alegre vem da ideia, criada no ano passado, de as competições nacionais percorrerem o Brasil para apresentar, aos consumidores locais, mais informações sobre o café especial e o profissional barista. A categoria de Coffee in Good Spirits é bem visual e surpreendente, com drinques cativantes, que mostram ao público opções diversas que levam café na receita”, revela Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA.


O evento, gratuito, terá o espaço aberto ao público a partir das 10h nos três dias, possibilitando que os visitantes também conheçam as novidades das marcas presentes no espaço. O Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits 2024 tem como patrocinadores Nescafé e Naveia, conta com apoio de Achega Café e Café do Mercado e terá o equipamento oficial fornecido por GranCoffee e Bunn. Os anfitriões serão Emovere e Café Porto Farrô.


Confira os competidores:

Amanda Demetrio - Porto Alegre (RS)

Daniel Munari - Curitiba (PR)

Dargel Rodrigues - Rio de Janeiro (RJ)

Edu Silveira - Porto Alegre (RS)

Emerson Moraes - Porto Alegre (RS)

Leo Oliva - Curitiba (PR)

Mari Mesquita - Brasília (DF)

Matheus Luis Filigrana - Blumenau (SC)

Paulo Roberto - Porto Alegre (RS)

Renata Helena - Olinda (PE)


Copa Porto Alegre 

No dia 29 de fevereiro, a partir das 19h, ocorre a Copa Porto Alegre de Barismo, que terá a primeira edição na categoria Latte Art, com a avaliação dos melhores desenhos com leite no café, na loja 1137, também no 1º piso. O público poderá se deliciar com degustações gratuitas no local. Profissionais e entusiastas estarão unidos no fomento ao cenário local e terá distribuição de premiações aos melhores desempenhos. Além disso, o local será utilizado como cafeteria, até o dia 3 de março, e o público poderá se deliciar com degustações de cafés gratuitos. 


CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO

Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte ArteBrewersCoffee in Good SpiritsCup TastersRoasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.


BRAZIL. THE COFFEE NATION

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo integram as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.


Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.


As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.


Shopping TOTAL

Inaugurado em 29 de maio de 2003 com um conceito diferenciado de lifestyle, rapidamente se consolidou como o shopping center com a maior diversidade em opções de compras, lazer e entretenimento. São mais de 450 lojas e 890 mil clientes por mês. O TOTAL é o único Shopping no Estado que compõem o Patrimônio Histórico, sendo o maior conjunto privado tombado no Rio Grande do Sul, e faz parte dos bairros Moinhos de Vento, Floresta, 4º Distrito, Independência e Centro. O empreendimento conta com hubs de Educação, Saúde e academia, além de grandes marcas do varejo e uma diversidade de opções de consumo e serviços.

Serviço 

Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits (Drinques Alcoólicos com Café)

Quando: de 1º a 03 de março de 2024

Onde: Shopping Total - Av. Cristóvão Colombo, 545, Porto Alegre (RS)

Horário: 10h abertura do espaço; competições começam às 13h até às 20h




Nenhum comentário: