sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

 

Mercado de Pinheiros recebe evento inédito dedicado ao café com diversidade de produtores

O público apaixonado por café poderá aprender mais sobre a bebida e degustar grãos de sete diferentes regiões do Brasil.


Haverá ainda conteúdo de palestras e workshops com temas para os iniciantes e curiosos

Nos dias 9 e 10 de dezembro o Mercado de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo (SP), recebe o primeiro Café no Mercado. O evento, que será das 9h às 18h, com entrada gratuita, contará com marcas expositoras direto da fazenda, que apresentarão seus lançamentos e grãos da nova safra. O público poderá degustar e adquirir diversos produtos de café, azeite, cervejas, bebidas vegetais, camisetas temáticas de café, acessórios para preparar a bebida, dentre outras atrações.


Haverá ainda conteúdo de palestras e workshops com temas para os iniciantes e curiosos: o que é um barista, conhecendo uma produção de café e também aprendendo sobre bebidas com café e regiões produtoras. O objetivo do evento é reunir e celebrar a cena de cafés especiais em São Paulo e comemorar o ano de 2023.


No domingo ocorrerá o torneio cafeinado “Copa do Mercado” - um campeonato novo que é feito de forma muito descontraída: um método de preparo e um café de uma região são sorteados e dois competidores pensam numa receita. Os juízes não sabem quem fez cada café e votam às cegas. O desafio é o barista ir passando de fase. Os melhores chegam até a fase da grande final, em que é escolhido o melhor preparo de café.


“Vamos fechar esse ano de 2023 com essa festa do café em que celebraremos um ano de cafés incríveis, com muita qualidade em diversas regiões produtoras do Brasil. Será uma oportunidade do público de São Paulo ter acesso a grãos premiados da Chapada Diamantina, na Bahia, das Montanhas do Espírito Santo, da Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, e também da Alta Mogiana e da Região Vulcânica, que compõe municípios produtores de São Paulo e Minas Gerais e, claro, novidades como a produção na Cuesta Paulista, região que está despontando”, detalha a curadora do evento, Mariana Proença, jornalista e especialista em café.


O Mercado Municipal de Pinheiros também terá seus restaurantes e boxes abertos durante o sábado para receber o público que gosta de conhecer a gastronomia local e comprar produtos frescos. Segundo Ana Paula Sater, presidente da Associação do Mercado: “o objetivo é promover o primeiro de muitos encontros aqui no Mercado de Pinheiros, um espaço acessível e convidativo. Somos apaixonadas pelo universo do café e queremos compartilhar esses detalhes com o público. Teremos vários expositores com perfis de bebidas diferentes para degustação, além de palestras para entendermos ainda mais de cada etapa do nosso grão”.


Saiba mais sobre a programação dos dois dias, 9 e 10 de novembro, com entrada gratuita.

O público poderá aprender mais sobre a bebida e degustar grãos de sete diferentes regiões do Brasil.

Programação do Café no Mercado


Sábado (9/12)


9h - Abertura com Degustações Gratuitas de Café e Exposição de Produtos


14h - Bate-papo: Novo momento do café especial - com Mariana Proença (Jornalista e Especialista em Café) @marianaproencafe


15h - Workshop: Momento Barista - com Fazenda Baobá (Região Vulcânica, São Sebastião da Grama, SP), Daniel Sebastian e Fábio Schubsky @baobacafe.brasil


16h - Moda e Café - Como criar estampas criativas - com Julia Alves de Lima, Trevo Tee (Vitória, ES)


17h - Workshop de Cafés Especiais - com Café Gourmet Santa Mônica (Sul de Minas, Machado, MG) @cafesantamonica


Domingo (10/12) 


9h - Abertura com Degustações Gratuitas de Café e Exposição de Produtos


10h - Torneio de Barista “Copa do Mercado” - O melhor preparo de café de São Paulo. Quem será?


14h - De 0 a 100% Arábica: o que isso diz sobre a qualidade? - Introdução ao café especial e o que a espécie diz sobre a qualidade do seu café - com Keiko Sato e Elis Bambil, da Punga Cafés @pungacafes


15h - Como é a produção de azeite? - com Carla Borriello, do Azeite Borriello @azeiteborriello


16h - Como é a produção de café de qualidade no Espírito Santo? com Pedro Carnielli - Fazenda Carnielli (Montanhas do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, ES) @fazendacarnielli


Saiba Mais

O Café no Mercado é uma realização e curadoria de Mariana Proença, Mercado de Pinheiros, Feliciana Pães e Outras Histórias e Prefeitura de São Paulo - através da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Patrocinador Água Oficial: Lindoya Verão. Marcas parceiras: Fazenda Carnielli, Baobá Cafés Especiais, Azeite Borrielo, Café Gourmet Santa Mônica, Trevo Tee, Cafeteria Rigno, Café Boa Vista do Anil e Café São Francisco do Gramado.

Degustações Gratuitas de Café e Exposição de Produtos

Serviço 

Café no Mercado - Mercado de Pinheiros (1ª edição)

Quando: 9 e 10 de dezembro, 2023

Horário: 9h às 18h - entrada franca

Local: Mercado de Pinheiros - Estacionamento Superior - Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, São Paulo (SP)

Nenhum comentário: