terça-feira, 16 de dezembro de 2025

 




“Escola de Sabores”: Band e Sabor & Arte firmam parceria com FNDE, WFP Brasil e ABC para a estreia de reality show protagonizado por merendeiros de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas

Chefs Bel Coelho e Rodrigo Oliveira comandam a competição aos sábados, a partir do dia 20 de dezembro


Rodrigo Oliveira e Bel Coelho são os jurados da atração. Crédito: Kelly Fuzaro/Band



A Band e o canal Sabor & Arte, da Newco Pay TV, estreiam neste sábado (20), às 12h e às 21h, respectivamente, o Escola de Sabores, reality show que coloca merendeiros no centro da narrativa. Os profissionais das cozinhas escolares, responsáveis por transformar a vida de milhões de alunos, serão acompanhados em oito episódios marcados por histórias de três comunidades distintas: indígenas, quilombolas e ribeirinhas.


Bel Coelho Rodrigo Oliveira são os jurados da atração e recebem convidados especiais, entre eles, o rapper Thaíde; os chefs Helena RizzoPaulo RochaEdson Leite e Benê Souza; a líder indígena Jerá Guarani; o ator Lucas Penteado; a nutricionista Youdmila Vila Nova Carvalho e a merendeira Josefa Carvalho, vindas de São Tomé e Príncipe; e a nutricionista Alexandra Bigit e a merendeira Jeimy Cerna, ambas de Honduras.

 

Em formato de competição, 15 cozinheiros revelam seus saberes e técnicas celebrando o impacto da alimentação como instrumento de inclusão, saúde e evolução, reforçando a importância de oferecer comida de verdade, balanceada e saudável a todos os estudantes da rede pública. “A refeição é um tema de enorme relevância. Precisamos valorizar as equipes que atuam não apenas nutrindo nossos filhos, mas orientando e inspirando os alunos diariamente. Minha maior expectativa é para ver os ingredientes regionais e identificar como as expressões culturais se refletem no que iremos experimentar”, adianta Bel.

 

Semanalmente, os espectadores conhecerão os desafios culinários das instituições de ensino, além das tradições e dos insumos locais utilizados pelos grupos, lançando luz em realidades pouco abordadas na televisão. “Falar de alimentação estudantil é tratar de educação. E não há um futuro possível para nós sem investimento nessa área. Acredito que teremos um banquete rico, diverso e colorido, já que eles terão a chance de mostrar o que fazem no dia a dia. Estou ansioso para observar essas nuances que evidenciam diferentes 'Brasis'”, declara Rodrigo.

 

A direção é de Eduardo Accioly, com supervisão de Marisa Mestiço, dupla responsável pelo MasterChef Brasil. “O Escola de Sabores é sobre pessoas, memórias, emoção, legado e coletividade. Ele levará a audiência a vários cantos do Brasil para conferir de perto a rotina desses guerreiros que nutrem milhares de crianças com um sorriso no rosto. A alimentação escolar, muitas vezes, é a única refeição que elas têm no dia, e este espaço serve para enaltecer o trabalho incrível daqueles que colocam a mão na massa. A disputa gastronômica está presente, mas a jornada de cada participante e sua trajetória é o que fica gravado na nossa pele”, enfatiza Eduardo. “Alimentação não se resume ao que comemos; ela traduz quem somos, como vivemos e o mundo que estamos construindo a partir de um movimento social”, complementa Marisa.

 

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP Brasil).

 

Escola de Sabores vai ao ar aos sábados, às 12h, na Band, e às 21h no canal Sabor & Arte, com reapresentação aos domingos, às 20h, no canal Terraviva. A produção ainda pode ser assistida simultaneamente pelo site Band.com.br, pelo aplicativo Bandplay e no YouTube do canal Band Receitas.




.

Nenhum comentário: