NOVO CURTA DA PREMIADA CINEASTA JANAINA WAGNER ESTREIA NOS FESTIVAIS DE TIRADENTES E BERLIMQUEBRANTE nasce de uma instalaçãoe se passa nas cavernas da região da Transamazônica |
O curta percorre as ruínas da Rodovia Transamazônica BR-230 e sua fantasmagoria. Situado na pequena cidade de Rurópolis (PA) - a primeira a ser erguida na Rodovia para servir de base aos trabalhadores que a construíram – QUEBRANTE acompanha Dona Erismar, conhecida na região como A Mulher das Cavernas. Professora aposentada, ela foi responsável pela descoberta das cavernas na região. Janaina começou a trabalhar com a região Transamazônica entre 2019-2020 para seu primeiro curta metragem para cinema, Curupira e a Máquina do Destino, que é uma resposta e uma conversa com o filme Iracema - Uma Transa Amazônica, de 1975, dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna. “A Transamazônica me interessa por ser uma Estrada que corta e atravessa a história do Brasil, por ser um projeto de nacionalismo construída durante a ditadura e um projeto que infringiu muita violência e ainda existe como projeto – nunca foi concluída. Comecei com a história da curupira, essa Iracema Fantasma do filme, e agora as cavernas. Gosto de investigar tudo o que se cruza nesse caminho dito progresso que gerou tanta destruição, e é um fantasma vivo da história do Brasil”. A cineasta explica que seu trabalho é movido pela busca entre a forma poética e a política. “Toda forma tem que ser um veículo para esse conteúdo, o poético é o veículo pra trazer o conteúdo político de denúncia social. Acho que um trabalho pode ser político enquanto linguagem, sempre busco uma maneira de tratar assuntos sociais de uma forma poética que não seja panfletária. Política e poética podem estar entrelaçadas, e essa é a maneira que sempre tento trabalhar.” Para filmar em Rurópolis, Janaina enfrentou desafios enormes – desde exercer diversas funções no filme, por causa do baixo orçamento, até o transporte de um projetor de 16mm de São Paulo até o local. “Foram dois voos e um trecho de carro, com o projetor 16mm, que pesa 17kg, e não pode ser despachado, porque é muito delicado e não dava pra levar na mala de mão. Coloquei numa sacola de ginástica, e levei na mão. Eu tinha de fingir que não pesava nada para não ser parada. Já para levar energia até a caverna, compramos um gerador que pesa 40kg.” Janaina define o curta como uma homenagem às professoras, que são as verdadeiras heroínas do Brasil, e também aponta que é um filme sobre a escuta, sobre escutar o outro e as coisas. “QUEBRANTE mostra que há um mundo subterrâneo, com as pedras que guarda suas histórias, que são invisíveis, mas sensíveis e importante de serem escutadas. Com esse filme quis escutar as pedras e o que elas têm a dizer. Dentro dessa história cíclica de desilusão e anúncio desse futuro, que é um pouco naufragado, existem esses pequenos monumentos que são as testemunhas dessa história que, nesse caso, são as pedras. O filme diz que precisamos escutar outras vozes.” |
Sinopse Professora aposentada do Ensino Fundamental, Dona Erismar foi a responsável pela descoberta das cavernas da região: entrava nos buracos escuros e desconhecidos até seus fins, apenas com uma vela nas mãos e um isqueiro amarrado na calça - caso a chama se apagasse. Grande peça de propaganda nacionalista do projeto de progresso desenvolvimentista do Brasil, a Rodovia Transamazônica foi implementada durante a ditadura cívico-militar que ocorria até então – e é até hoje uma cicatriz morna dos destroços da História do país. |
Ficha Técnica |
Sobre Janaina Wagner Artista visual e cineasta, formada em artes visuais e jornalismo, doutoranda no Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains, tem obras parte de importantes coleções, como o Instituto Inhotim (BR), Câmara Municipal do Porto (PT) e CMB – Coleção Moraes Barbosa (BR). Trabalha com desenho, pintura, fotografia, instalação e cenografia, elaborando as relações de limite, controle e contenção que o humano estabelece com o mundo. Participou de diversas residências artísticas como Gasworks, Londres, Inglaterra (2021); FID Campus – Festival International de Cinéma de Marseille, França (2019); e Bolsa Pampulha, Belo Horizonte (2016). Participou de exposições no Kunstraum Kreuzberg, Berlim, Alemanha (2022); Nube, Santa Cruz, Bolívia (2021); Museu de Arte do Rio de Janeiro (2020); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2017); e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2014). Vive entre Roubaix e São Paulo. |
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