sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

 “A Aforista”, da Cia. Stavis-Damaceno, concorre ao Prêmio Shell em 4 categorias e em 7 da APTR.

Stavis-Damaceno


 

Espetáculo da companhia curitibana concorre nas categorias Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Iluminação na
34ª edição da premiação dos melhores profissionais da classe teatro no Brasil

 

Curitiba,  2024 – O Prêmio Shell de Teatro, que premia os melhores profissionais da classe teatral brasileira e considerado a maior da área no Brasil, chega à sua 34ª edição. Os indicados, que foram recentemente divulgados, foram escolhidos por um júri composto por 14 profissionais da área do Rio de Janeiro, São Paulo e também especiais da categoria Destaque Nacional. 

 

Cia. Stavis-Damaceno, de Curitiba, uma das principais companhias de teatro do Sul do Brasil, recebeu 4 indicações ao prêmio com o espetáculo “A Aforista”, ficando entre as que tiveram o maior número de indicações da edição. Nas seleções do júri de São Paulo, “A Aforista” concorre nas categorias “Melhor Direção”, por Marcos Damaceno, “Melhor Atriz”, por Rosana Stavis, e “Melhor Figurino”, por Karen Brusttolin. Já na seleção do júri do Rio de Janeiro, a peça concorre na categoria de “Melhor Iluminação”, por Beto Bruel. 

 

Com o dramaturgo Marcos Damaceno e a atriz Rosana Stavis à frente, a Cia. Stavis-Damaceno, que é reconhecida por suas encenações de textos contemporâneos que levam ao público novos olhares sobre os seres humanos e suas relações, já foi contemplada com o Prêmio Shell com o espetáculo “Homem ao Vento”, na categoria Melhor Dramaturgia, por Marcos Damaceno, além de várias indicações de Melhor Atriz, por Rosana Stavis, e o elogiado “Árvores Abatidas ou Para Luís Melos”, de Marcos Damaceno. 

 

 

Prêmio APTR - Associação dos Produtores de Teatro

 

Além do Prêmio Shell, recentemente o Prêmio APTR - Associação dos Produtores de Teatro, que chega à sua 18ª edição, divulgou os indicados. “A Aforista” foi indicada em sete categorias, sendo “Dramaturgia”, por Marcos Damaceno, “Direção”, por Marcos Damaceno, “Figurino”, por Karen Brusttolin, “Iluminação”, por Beto Bruel; “Atriz em Papel Protagonista”, por Rosana Stavis; “Música”, por Gilson Fukushima; e “Espetáculo”. 

 

Adicionalmente às indicações, o espetáculo foi contemplado com 4 troféus do Prêmio Cenym, como “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção” e de “Melhor Qualidade Artística de Produção”. A atriz Rosana Stavis também foi a vencedora da 40ª edição do Troféu Gralha Azul de “Melhor Atriz”. Também foi apontada pelo Jornal O Estado de São Paulo como uma das 10 melhores peças de teatro do ano e, pelo O Globo, como um dos destaques de 2023.

 

Sobre “A Aforista”

 

A Aforista” apresenta como um dos personagens centrais o famoso pianista John Marcos Martins. Outro pianista, Polacoviski, tem um destino trágico. A narrativa desenvolve-se a partir das lembranças, pensamentos e imaginação da terceira personagem, a narradora, amiga de John Marcos Martins e de Polacoviski, e por eles apelidada de “aforista”. A narradora, que está sempre andando e enquanto anda, pensa em como se deu tudo. A música cumpre papel de destaque no espetáculo, sendo a atriz Rosana Stavis acompanhada por 2 pianos de cauda tocados ao vivo que duelam no palco e dão o tom da narrativa.

Após um ensaio aberto durante a 30ª edição do Festival de Curitiba, o espetáculo estreou em janeiro de 2023 no CCBB do Rio de Janeiro com sucesso de público e de críticas. Depois,  passou por temporadas de apresentações em BrasíliaBelo HorizonteSão Paulo e Curitiba, também com salas de teatro lotadas e ótimas críticas da imprensa especializada e da classe artística. 

 

Saiba mais sobre a Cia. Stavis-Damaceno pelas redes sociais oficiais: Instagram (@ciastavisdamaceno) e pelo Facebook (/CiaStavisDamaceno).

 

Nenhum comentário: