quinta-feira, 16 de março de 2023

 



Studio Panda assina cenografia do Parque Villa Olímpica. 


Apresentação. 

O escritório, conhecido por atrelar entretenimento, design e inovação em seus projetos, apresenta uma ambientação que trará o espírito olímpico para o Parque Villa-Lobos durante os jogos de 2024. 

Entrada e letreiro do Parque Villa Olímpica (Imagem: Divulgação Studio Panda)

Com o intuito de propagar o espírito olímpico entre os visitantes do Parque Villa Lobos, em São Paulo, rebatizado temporariamente de Villa Olímpica, o Studio Panda, escritório de design reconhecido por sua habilidade em mesclar arquitetura, entretenimento e inovação em seus projetos, assumiu a responsabilidade pela cenografia da iniciativa. A liderança do projeto está nas mãos da arquiteta Deza Abdanur e sua equipe, que unem esforços para criar experiências únicas e memoráveis aos frequentadores, além de engajar a torcida brasileira durante as Olimpíadas de 2024.


Os Jogos vão acontecer na cidade de Paris, durante os dias 26 de julho e 11 de agosto. Durante um mês, o espírito olímpico vai invadir São Paulo e, principalmente, um dos maiores e mais famosos parques de São Paulo, o Villa-Lobos. Ele vai se transformar em um grande espaço de entretenimento para a comunidade durante um dos mais importantes acontecimentos esportivos do mundo. Será um festival inédito que vai unir muita música, esportes, opções de alimentação, engajamento de marcas, museus e lojas. 

Seguindo a premissa das Olimpíadas de Paris 2024 em abrir os jogos para todos, o projeto tem como objetivo democratizar o acesso aos esportes e torná-los acessíveis à sociedade. Sendo assim, o parque inteiro será dedicado aos esportes olímpicos de forma gratuita e com transmissão dos jogos olímpicos para que todos possam fazer parte da torcida. Além disso, contará com a Arena Time Brasil, um mega palco com transmissão de shows e com a presença de atletas, ex-atletas e celebridades, e também com a área de Esporte Imersivo, um museu interativo que levará o público a um passeio pela história do Brasil nas Olimpíadas.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o projeto, que tem como idealizadoras e organizadoras as agências Teruá e DC Set e o Studio Panda como responsável por toda a estrutura cenográfica da iniciativa. A estrutura seguiu três pilares principais: o esporte, a França e a arte, como uma forma de conectar toda a cenografia e deixá-la atraente. O principal objetivo foi conseguir envolver e gerar o espírito olímpico mesmo longe da cidade que sediará a edição. 

“Podemos definir a arquitetura cenográfica como a arte de desenvolver ambientes que trazem uma atmosfera capaz de provocar diversas sensações, e foi justamente isso que fizemos no projeto: nos apropriamos da estrutura do parque e acrescentamos muitas cores e formas relacionadas às Olimpíadas e ao Brasil para enriquecer a experiência do público e tornar o evento inesquecível”, diz Deza Abdanur, arquiteta e sócia-proprietária do Studio Panda que, além de ficar responsável por todo o processo criativo fará o gerenciamento da construção do projeto, a fim de conseguir mais controle sobre o todo e assim garantir maior qualidade de entrega do parque. 

Com o intuito de transmitir a sensação de fazer parte dos Jogos Olímpicos de Paris a partir do Brasil, o projeto da Villa Olímpica incorpora elementos referentes à cidade das luzes sem perder a identidade do Parque Villa Lobos. O acesso principal contará com uma estrutura  inspirada na bandeira do Brasil e na importância da Champs-Elysées, principal via de Paris e uma das mais famosas do mundo. Na rua que conduz ao centro do festival, bandeiras dos países participantes darão as boas-vindas aos visitantes. E no final da nossa "Champs Élysées", uma releitura artística do Arco do Triunfo completará a experiência.

Acesso principal e arco do triunfo ao fundo (Imagem: Divulgação Studio Panda)

Toda a lógica de distribuição das áreas foi inspirada na malha urbana de Paris. A praça central contará com instalações artísticas com alusão aos Aros Olímpicos e os valores das Olímpiadas.  E também oferecerá tudo o que um grande festival pode proporcionar: áreas de ativação, lounges, mesas para alimentação, restaurantes, banheiros, telas para assistir aos jogos, área VIP, área de encontro com os atletas e um estúdio para transmissão dos jogos.  

Mapa do evento (Imagem: Divulgação Studio Panda)

 

Pensando no âmbito social, o parque promoverá atividades esportivas de mais de 15 modalidades olímpicas diferentes, algumas estão sendo instaladas e outras serão revitalizadas para o projeto, como forma de deixar um legado e contribuir para os frequentadores do parque. Vai ser um festival completo para torcer para o Brasil!

Acompanhe aqui o vídeo de apresentação do projeto: https://drive.google.com/file/d/1ZHTqNxQVKiVGd-o3m8CTmJ7HqMispzRd/view?usp=sharing

 

Ficha Técnica

Realização: COB,  Agência Terruá, Grupo DC Set

Projeto e coordenação cenográfica: Studio Panda

Edição e finalização do vídeo institucional: sape.rio.br 



Studio Panda

https://studiopanda.co/

 


Nenhum comentário: