quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Garoto Dos Céus - Trailer

PRÉ-SELECIONADO PARA O OSCAR, LONGA SUECO GAROTO DOS CÉUS SERÁ LANÇADO PELA PANDORA FILMES

 

Premiado em Cannes, filme de Tarik Saleh chega aos cinemas brasileiros em 26 de janeiro

   |   Trailer

Escrito e dirigido por Tarik Saleh, GAROTO DOS CÉUS (Cairo Conspiracy) está na lista dos pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, representando a Suécia. O longa fez sua estreia mundial na competição principal do Festival de Cannes, deste ano, do qual saiu com o prêmio de roteiro, e será lançado no Brasil em 26 de janeiro, pela Pandora Filmes.

 

Aclamado pela crítica mundial como um “suspense político arrebatador” (Deadline), o longa traz como protagonista Adam (Tawfeek Barhom) filho de um pescador que se matricula numa universidade no Cairo, porém, assim que chega, a principal liderança religiosa local morre repentinamente, e o jovem acaba se envolvendo com o jogo de poder que se segue.

 

Esse é o 6o longa do suíço Saleh, que tem no currículo “Contrato Perigoso”, além de episódios das séries americanas “Westworld” e “Ray Donovan”. Além de Barhom (“Os árabes também dançam”), o elenco inclui Fares Fares (“Crimes Ocultos”), Makram Khoury (“Westwing – Os bastidores do poder”) e Mehdi Dehbi (“O homem mais procurado”).

 

Além de Cannes, GAROTO DOS CÉUS foi exibido nos Festivais Jameson CineFest - Miskolc International Film Festival, Valladolid International Film Festival e War on Screen International Film Festival, entre outros. Kevin Maher, do Times, escreve que “a jornada do filme, e o roteiro sofisticado, consiste em encontrar graça e notas de simpatia para um diabo particular”. Para Jordan Mintzer, do The Hollywood Reproter, o filme “é mais um sólido suspense na filmografia do roteirista e diretor Saleh”.

 

A lista final com os indicados ao Oscar será divulgada em 24 de janeiro, e a premiação acontecerá no dia 12 de março.

 

GAROTO DOS CÉUS será lançado no Brasil pela Pandora.

 

 

Sinopse

Adam, filho de um pescador, recebe o priviégio de estudar na Universidade Al-Azhar do Cairo, o epicentro do poder do islamismo sunita. Pouco após sua chegada na cidade, a maior liderança religiosa da universidade, o Grande Imã, morre repentinamente. Adam logo se torna uma peça nesse jogo brutal pelo poder entre os religiosos egípcios e a elite política.

 

 

Ficha Técnica

Direção: Tarik Saleh

Roteiro: Tarik Saleh

Produção: Fredrik Zander

Elenco: Tawfeek Barhom, Fares Fares, Mohammad Bakri

Direção de Fotografia: Pierre Aïm

Desenho de Produção: Roger Rosenberg   

Trilha Sonora: Krister Linder

Montagem: Theis Schmidt  

Gênero: suspense, drama, político

País: Suécia, França, Finlândia, Dinamarca

Ano: 2022

Duração: 126 min.

 

 

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.

Nenhum comentário: