quarta-feira, 20 de maio de 2015

Biomedicina

Curitiba ganha seccional e delegacia regional de Biomedicina


O estado brasileiro com o segundo maior número de biomédicos inscritos conta agora com uma sede física da seccional e delegacia regional. No sábado, dia 16, foi inaugurado em Curitiba o escritório que representa a 1ª Região do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM1). A autarquia garantirá maior interação com empresas e serviços públicos cujos serviços demandam a presença do profissional, como clínicas e hospitais públicos e particulares, além das instituições de ensino superior.

foto CREDITO  Tatiana Nasser 


Estiveram presentes no evento oficial autoridades da área, como delegados do estado do Paraná e São Paulo, diretores da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), presidentes e diretores das autarquias federal e regionais, além de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação.

Na ocasião, foi empossado o novo delegado regional Thiago Yuiti Castilho Massuda, perito oficial do Instituto de Criminalística do Paraná. Eleito para o cargo devido à grande experiência acadêmica, ele destacou que a presença em Curitiba da autarquia federal garantirá à população uma maior qualidade dos serviços de saúde.

“O maior desafio será o inspecionamento no interior, principalmente nas cidades que não contam com representantes do Conselho Regional. Atualmente, há delegados presentes em Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e União da Vitória”, cita Thiago.

O presidente do CRBM1, Dácio Campos, destacou a relevância do Paraná para a Biomedicina pelo número de instituições de ensino existentes – hoje há um total de 19. O presidente comenta que já foi implantado sistema que permite a emissão de documentações para novos biomédicos com maior agilidade, e que há planos para, em médio prazo, a criação de um Conselho Regional do Paraná, o CRBM6.

“Já está sendo providenciada a abertura de concurso para a contratação de fiscais, que atuarão em todo o estado a partir da capital paranaense. Eles visitarão clínicas, hospitais, indústrias alimentícias e outros estabelecimentos, e entregarão aos gestores exemplares do Manual do Biomédico. O profissional ou a empresa que estiver em situação irregular será notificado a se regularizar.”

Para o diretor tesoureiro do CFBM, Edgar Garcez, a nova seccional e delegacia regional tornarão mais fácil a participação da categoria na esfera política, e a sua entrada na administração pública. Também mostrará à sociedade a importância do biomédico nas habilitações, com destaque às novas áreas, como a genética, estética, imagenologia e acupuntura, dentre outras.  Ele ainda acenou para o crescente surgimento de vagas na indústria, tirando assim o profissional da atuação apenas no setor da saúde. “O Paraná é destaque na solidificação de comidas processadas, que é um segmento onde a Biomedicina se encaixa perfeitamente”.

Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM)
                                                                                                              
Fundada em 1995, a Associação Brasileira de Biomedicina é o único órgão autorizado a conceder títulos de especialização para biomédicos. Segundo o diretor Bruno Oliva, promover ações e eventos ligados ao ensino, aprimoramento e desenvolvimento profissional é a atribuição básica da ABBM. “Isso inclui a organização do Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina, evento mais importante no Brasil”, explica.

Conselho Regional de Biomedicina (CRBM)

A história da regulamentação da biomedicina começou nos anos 70, e passou por grandes desafios políticos até a criação do Conselho Regional de Biomedicina, em 1985. O atual presidente do CRBM1, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, é o Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, que atuou como militante em prol do reconhecimento da classe profissional. A existência do conselho garante a atuação do biomédico, e, principalmente, a qualidade de serviços de saúde no país.




Delegacia Seccional de Biomedicina
Avenida Padre Anchieta, 2454, conjunto 408, Bigorrilho, Curitiba – PR.
(41) 3042-4644  / seccionalpr@crbm1.gov.br

Nenhum comentário: