Páginas

Páginas

Páginashttps://100fronteiras.com/homenagem/noticia/um-adeus-a-empresaria-elaine-caus/

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Ferrovias em Miniatura.

 

Eventos ligados ao ferreomodelismo espalham-se pelo país.



Apenas neste ano, diversas cidades do interior paulista, e também de outros estados, realizaram encontros entre os praticantes deste hobby.




Eventos ligados ao hobby do ferreomodelismo têm se espalhado pelo país. Apenas neste ano, os aficionados por trens em miniaturas estiveram presentes em encontros realizados em muitas cidades paulistas, como Campinas, São Carlos, Rio Claro, Bebedouro, Pindamonhangaba, Águas de São Pedro, Santa Rita do Passa Quatro, Cruzeiro, Dois Córregos, Pirassununga, Iperó, Louveira e Mogi das Cruzes, e também em outros estados, como Paraná, em Curitiba; Minas Gerais, em Santos Dumont; e Rio de Janeiro, em Barra do Piraí.

 Em dezembro, será a vez de mais uma cidade paulista sediar um evento, a 2ª Exposição de Ferreomodelismo de Limeira.

 

Não há um número exato de praticantes de ferreomodelismo no Brasil, mas o hobby está presente em todas as regiões, com uma comunidade ativa, clubes, associações e eventos em diversas cidades. A paixão por reproduzir ferrovias em miniatura atrai pessoas de várias idades e é impulsionada pela história das ferrovias brasileiras.

 

O ferreomodelismo no Brasil tem um forte componente cultural e de preservação da memória ferroviária. Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo.

 

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

 

Este hobby é um dos mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

      


 Foto 1
 Foto 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news