A Drummond Livraria em São Paulo, em uma iniciativa inédita no mercado, promove uma exposição no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em homenagem a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade até dia 07 de dezembro, com entrada franca.
Na noite de 17 de novembro, a inauguração da mostra aconteceu com a presença de artistas selecionados no concurso cultural, jurados, organizadores e convidados, e reforçou a importância de dar visibilidade a artistas nacionais.
– créditos Elis Borges
Foram mais de 130 obras inscritas por artistas de todas as regiões do país, que passaram por uma avaliação técnica da equipe de organização do projeto e por jurados de peso do mercado editorial nacional. E o que surpreendeu a todos foi a diversidade dos selecionados: entre eles um artista que foi contemporâneo de Drummond, Luiz Eugênio Quintão Guerra, que colaborou ilustrando matérias do poeta para o jornal de Itabira durante sua vida, além de ter três estátuas de sua autoria homenageando Drummond no estado de Minas Gerais. Já João Guilherme Santana Teixeira, de apenas 18 anos, foi o artista mais jovem do grupo. Nascido na Bahia e filho de livreiros, participou pela primeira vez de um concurso de nível nacional, figurando entre os cinco vencedores do projeto.
Além da iniciativa que valoriza o artista gráfico nacional, a Drummond encomendou, do artista plástico Leonardo Salinas, uma estátua do poeta em tamanho natural. O protótipo da escultura, bem como todo o processo de modelagem e criação, estará em exibição gratuita no Conjunto Nacional, e em dezembro, a estátua finalizada estará fixa no interior da livraria. E complementando a mostra, estão expostas obras de Pedro Drummond, neto do poeta, que cedeu à exposição duas artes inspiradas na obra de seu avô.
Sobre o projeto, Pedro Almeida – que tem como sócios da Livraria, Diego Drummond e Vitor Tavares, e um dos idealizadores da ação - reforça a importância, não apenas da memória de Drummond, mas de criar espaços para artistas se tornarem conhecidos do grande público: “Quando nós pensamos em fazer uma estátua do Drummond, surgiu a ideia de criar algo que envolvesse também o mercado editorial, que desse uma oportunidade para ilustradores trabalharem com a literatura do grande poeta. E esse chamado foi incrivelmente bem recebido, dezenas de ilustradores do Brasil inteiro participaram. Nós temos, entre os artistas aqui participantes, desde um que conheceu e trabalhou com Drummond até outro que só não está presente porque está fazendo o ENEM e tem apenas 18 anos. Então não poderíamos estar mais felizes com o resultado, em um momento em que se discute tanto sobre a importância da arte, da ilustração e da originalidade, essa foi nossa forma de dar uma oportunidade a tanta gente de talento para mostrar ao país, alguns de seus artistas, e suas interpretações da obra de Carlos Drummond que poderão ser vistas na exposição”.
O projeto, que foi coordenado e produzido por Margô Catelli, publicitária, produtora e gestora de eventos e projetos culturais, conta com o apoio cultural da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e da ANL (Associação Nacional de Livrarias).
Serviço
Exposição Drummond em Cena
De 17 de novembro a 7 de dezembro
De segunda à sábado das 6h às 22h horas
Domingos das 10h às 22h
Feriados das 10h às 20h
Hall do Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 073 – Cerqueira César
Entrada gratuita – Não deixe de pegar postais das obras na livraria.
Artistas que participam da exposição:
André Luis Vieira Matsumoto Santos, João Guilherme Santana Teixeira, Silvio José Pedro, Daielle Basanelli e Kleverson Mariano, vencedores do concurso, que além de ter as obras expostas, receberam uma premiação em dinheiro terão suas obras na versão cartão postal em material promocional distribuído na Drummond Livraria. E ainda, Luiz Eugênio Quintão Guerra, Camila Passatuto, Iara Lúcia de Abreu, Traude Nunes Augustin e Marcelo Soares de Carvalho, que participam com seus trabalhos na exposição durante o período da mostra.
Sobre o artista plástico Leonardo Salinas:
Leonardo Salinas é artista plástico com experiência em escultura tradicional e digital, molde, impressão 3D, desenho e técnicas de pintura. Para a Drummond Livraria criou os bustos de autores espalhados pela loja é professor da Panamericana nos cursos de Artes Plásticas e Design de Animação e Game. Para conhecer ainda mais o trabalho do artista, visite seu perfil no Instagram: @ leonardosalinas.art,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news