quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Emerging Talent

 

CAROLINA MARKOWICZ É A PRIMEIRA BRASILEIRA A RECEBER O PRESTIGIOSO TRIBUTE AWARD NO FESTIVAL DE TORONTO

Pedro Almodóvar e Spike Lee são outros nomes premiados nesta edição do festival, que marca ainda a estreia mundial de PEDÁGIO, segundo longa-metragem da carreira da cineasta paulista, contemplada na categoria Emerging Talent


 

Prestes a realizar no 48º Festival de Toronto (7 a 17 de setembro) a estreia mundial de PEDÁGIO, seu novo longa-metragem, Carolina Markowicz também será agraciada com uma das principais honrarias do mais importante evento de cinema norte-americano, o Tribute Awards, oferecido pela Bulgari. A cineasta será a primeira brasileira da história a receber o troféu – na categoria Emerging Talent – em cerimônia de gala marcada para o dia 10 de setembro, na qual também serão premiados nomes da grandeza de Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), bem como o ator Andy Lau (Special Tribute Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (TIFF Variety Artisan Award). Em anos anteriores, a premiação contemplou artistas consagrados, como Anthony Hopkins, Brendan Fraser, Jessica Chastain e Joaquin Phoenix, enquanto Sally El Hosaini (“As Nadadoras”), Danis Goulet (“Night Raiders”), Tracey Deer (“A Pequena Guerreira”) e Mati Diop (“Atlantique”) estiveram entre as homenageadas na mesma categoria de Carolina em outras edições.

“É com imensa honra que recebi diretamente de Cameron Bailey a notícia incrível de que eu receberia o Emerging Talent Award neste ano no Festival de Toronto. O TIFF faz parte de minha história desde 2014, com meu segundo curta-metragem ‘Edifício Tatuapé Mahal’, passando por ‘Namoro à Distância’ e ‘O Órfão’, e depois como parte do Filmmakers Lab. Na edição de 2022 desse festival, tive o orgulho de estrear meu primeiro longa “Carvão” e agora, em 2023, seguimos com PEDÁGIO. Nesse sexto ano em que tenho a alegria de voltar a Toronto com meu segundo longa, esse prêmio me comove imensamente”, comemora a cineasta. “Carolina Markowicz tem um emocionante futuro pela frente como uma das diretoras mais destemidas de sua geração a entrar em cena”, aposta Cameron Bailey, CEO do festival.

Além da participação no festival canadense, considerado um termômetro dos títulos que estarão na disputa do Oscar, PEDÁGIO está entre os longas que serão avaliados pela comissão de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de filme internacional da premiação. O longa-metragem protagonizado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga também integra a seleção oficial do Festival de San Sebastián, na Espanha.

Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Único longa brasileiro de ficção na programação do festival, PEDÁGIO retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade.

O longa, que a diretora descreve como “um drama permeado por humor ácido”, participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.

Sinopse
Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Ficha Técnica
Direção: 
Carolina Markowicz
Roteiro: Carolina Markowicz
Empresas produtoras: Biônica Filmes, O Som e a Fúria
Empresas coprodutoras: Globo Filmes, Paramount Pictures
Distribuição: Paris Filmes
Produção: Karen Castanho, Luís Urbano, Bianca Villar, Fernando Fraiha, Sandro Aguilar
Produção associada: Jorge Furtado
Coprodução: Carolina Markowicz, Mario Peixoto, Thalita Zaher
Produção Executiva: Chica Mendonça, João Macedo
Direção de Arte: Vicente Saldanha
Direção de Fotografia: Luis Armando Arteaga
Som Direto: André Bellentani
Trilha Sonora: Filipe Derado
Edição: Lautaro Colace; Ricardo Saraiva
Figurino: Marcia Nascimento
Elenco e Personagens: Maeve Jinkings (Suelen), Kauan Alvarenga (Tiquinho), Thomás Aquino (Arauto), Aline Marta Maia (Telma), Isac Graça (Pastor Isac)

Sobre Carolina Markowicz
Carolina Markowicz, roteirista e diretora, escreveu e dirigiu seis curtas-metragens exibidos em cerca de 300 festivais, como Cannes, Locarno, Toronto, SXSW e AFI, os quais conquistaram mais de 80 prêmios. Seu curta-metragem de maior reconhecimento, “O Órfão”, estreou em Cannes, na Quinzena dos Realizadores e venceu a Queer Palm, sendo o único filme brasileiro a conquistar tal prêmio. Outro destaque em sua carreira é “Edifício Tatuapé Mahal”, que estreou no TIFF – Festival Internacional de Toronto, onde Carolina foi apontada pelo curador Shane Smith como uma das "5 filmmakers to watch”. O curta obteve mais de 15 prêmios de melhor filme e roteiro, além de ter sido exibido em mais de 200 Festivais pelo mundo. Atualmente online, está entre os melhores do ano pelo Vimeo Staff Picks. Carolina foi uma das dez jovens cineastas internacionais convidadas para o TIFF Talent Lab 2015, com os mentores Wim Wenders e Jim Stark. Também foi selecionada para o Berlianale Talents 2018 e para a Filmmakers Academy – Locarno 2018, onde foi apontada pela Indiewire como uma das “Most Exciting New Filmmakers” da atualidade. Carolina foi convidada a fazer parte da SEE Factory, onde codirigiu e co-escreveu o curta-metragem “SPIT”, exibido na abertura da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2019. Em 2021, foi convidada para fazer parte da academia votante do Oscar – AMPAS. Em 2022, seu primeiro longa-metragem, “Carvão”, estreou na competição oficial “Platform” do Festival de Toronto e teve sua première Europeia no Festival de San Sebastián. PEDÁGIO, seu segundo longa-metragem, que contou com apoio de desenvolvimento de Tribeca All Access, foi selecionado para o TFL Torino Film Lab All access e para o Berlinale Co-Production Market 2020 e terá sua estreia mundial no Festival de Toronto, em setembro de 2023.

Sobre a Biônica Filmes
A Biônica Filmes foi fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho. Produziu a série para a HBO: “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (Melhor Série Dramática); e os longas: “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhões de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (Melhor Comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil/Argentina, vencedora do prêmio de Diretor Estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende, que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica – Lições”, a sequência do sucesso de “Turma da Mônica – Laços”. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, coprodução Brasil/Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil/Argentina: “Bem-Vinda, Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes, e “Turma da Mônica - A Série”, no Globoplay. A Biônica está em processo de finalização do longa-metragem PEDÁGIO, de Carolina Markowicz, e em montagem do documentário sobre a maior estrela do rock brasileira: Rita Lee.

Sobre a Paramount Pictures
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021) entre outros.

Sobre a Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 450 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.

Sobre a Paris Filmes
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas "Crepúsculo" e "Jogos Vorazes", o premiado "O Lado Bom da Vida", que rendeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e "Meia-noite em Paris", que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen. A distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias "De Pernas Pro Ar”, "Até Que a Sorte nos Separe", "DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como "John Wick", "La La Land – Cantando Estações", "A Cabana", "Extraordinário" e "Marighella". Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como "Os Três Mosqueteiros", "Minha Irmã e Eu", "Tá Escrito", e as sequências "John Wick 4: Baba Yaga”, "Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", "Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário", "Jogos Mortais X".

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