quarta-feira, 16 de novembro de 2022

 Portinari marca presença em projeto integrado e sustentável de casa na praia

Assinada pelo arquiteto Cezar Scarpato, a residência une beleza, sofisticação e ecologia

Casa na Praia

Conexão com a natureza, soluções sustentáveis, design arrojado e ambientes integrados. Esses foram os principais pedidos para a casa dos sonhos de um casal aventureiro e viajante. Missão cumprida com sucesso pelo arquiteto Cezar Scarpato! “Os 360 m² foram recheados com muita sofisticação e sustentabilidade, além de uma estética clean e leve”, afirma.

A construção feita na praia é ampla é repleta de cantinhos relaxantes. Ao entrar, o térreo reserva uma sala de TV para os momentos descontraídos, um living com hall de entrada, sala de estar com pé direito duplo centralizado, lavabo, escritório, lavanderia, cozinha, gourmet que se estende até a academia, solário e uma piscina com borda infinita. Um verdadeiro recanto da felicidade!

No segundo andar, a área íntima é constituída por três suítes e um pequeno estar no mezanino. Aqui, os moradores podem relaxar depois de um dia inteiro tomando sol na beira do mar ou da piscina. “Os ambientes nesse pavimento foram pensados para trazer noites tranquilas e confortáveis, com direito a quartos para receber hóspedes”, conta o profissional.

O maior desafio do projeto estava em unir beleza, sofisticação e sustentabilidade sem grandes investimentos. Para isso, a estética natural dos materiais tradicionais de construção, como a estrutura em concreto armado, o telhado de madeira e a telha cerâmica, ficaram aparentes, deixando a elegância para os revestimentos.

Por falar nisso, a Portinari, uma das principais marcas de revestimentos do Brasil, marcou presença em 100% dos pisos da residência e paredes das áreas molhadas. As vantagens dessa escolha? O arquiteto responde! “Além do desenho leve, a possibilidade de o mesmo modelo ter acabamento antiderrapante e natural permitiu a integração entre os ambientes internos e externos”.

Assim, o social, o lazer e a piscina foram revestidos com o mesmo porcelanato: Scultore na cor bege nas versões Hard, Natural e Decor no tamanho 120x120. A peça reproduz a pedra quartzita com seus veios e nuances.

Isso também foi aplicado no banheiro da suíte master. Como a ideia era criar uma sala de banho, a mesma peça foi instalada no piso, nas paredes e no teto. Nesse caso, o escolhido foi o Coral Marble no formato 120x120. Inspirado em um mármore rosado do Caribe, ele combina com outros tons e produtos decorados.

As soluções ecológicas são destaque em toda a casa. O projeto engloba várias técnicas: trabalho dos níveis dentro do terreno, deixando a construção mais elevada em relação ao solo, sem compra ou retirada de terra; o aproveitamento de água da chuva nos vasos sanitários e rega do jardim; eficiência energética com placas de aquecimento e energia solar; o uso de lâmpadas econômicas; carregador veicular elétrico; alta permeabilidade do solo com pisos drenantes; ventilação e iluminação natural e correta procedência dos materiais, incluindo os revestimentos que buscaram representar elementos como pedra e mármore sem extraí-los da natureza.

“Além da piscina com borda infinita e a integração do living em pé direito duplo, a preocupação com a preservação da natureza deve ser evidenciada. O casal ficou muito feliz com o resultado e nós amamos cada processo”, conta Cezar Scarpato.

Sobre a Dexco 

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas - Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.

Nenhum comentário: