Gastronomia da Hora.


Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado oferece oficinas gastronômicas online gratuitas.

12º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

Pratos do Festival, Atrações Culturais e Oficinas Gastronômicas Online

Data: 1º a 12 de outubro de 2020

Local: Gramado (RS)


Cozinha Experimental faz parte da programação e estará disponível no canal oficial do evento no Youtube

Com a necessidade de reformulação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, neste ano a prestigiada Cozinha Experimental acontece no ambiente digital. Para uma experiência mais democrática e segura, 21 oficinas serão disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, no canal oficial do festival no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCjl6rBtqE3UMfBsTn2KoMGA). Gravadas na cozinha do Senac Gramado, apoiador do evento, as aulas oferecem receitas e curiosidades da gastronomia da cidade.

Alinhada ao tema da 12ª edição "Do Produtor à Mesa", que tem a proposta de unir a agroindústria local e a gastronomia de Gramado, a programação apresenta oficinas que vão trazer o passo a passo para recriar em casa as receitas deliciosas e típicas da região. Através da parceria do festival com a startup de Impacto Social Semearhis, o formato online também permitirá atingir um público ainda maior com a transmissão e interpretação em LIBRAS de oficinas por intérpretes surdos e ouvintes. Quebrando alguns paradigmas e humanizando ainda mais a tradução, um modelo inédito foi utilizado em cinco aulas, onde o intérprete estará ao lado do chef no vídeo, e não na tradicional janela de libras. 


Os chefs do Senac-RS estarão à frente de 10 oficinas gastronômicas e ensinarão receitas que vão deixar todos com água na boca. A chef Larissa Marques (Senac Gramado) traz o Tortei com abóbora, canela e ovo caipira; Carreteiro defumado; Canapé de pão de milho com geleia e a Tarte Tatin, clássica torta de maçã. O chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado) prepara o tradicional Pão colonial recheado com salame e copa lombo, além de uma reinvenção do Bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado; Feijão à moda portuguesa e um Risoto de cogumelos. Já o reconhecido chef e professor, Mamadou Sène (Senac Porto Alegre), vai mostrar como fazer Compotas de figo e doce de abóbora com creme de açafrão e cream cheese e Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon.

Representando a UCS Região das Hortênsias, apoiador do festival, os chefs Iraci Brohem e Rodrigo Mylius  vão capitanear cinco oficinas com saborosas receitas de pratos e sobremesas. Ele apresenta o Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve, a Canjiquinha com Linguiça Colonial e Queijo Serrano e o Risoto de Laranja ao Pesto. Ela mostrará como preparar os doces Panna Cotta com Mel e Farofa de Cookies e Tiramisú, Café Chocolate e Casquinha de Laranja.

Oxford e Strauss, patrocinadores do evento, marcam presença na Cozinha Experimental com a oficina "As raízes da minha terra", ministrada pela chef Mônica Boff, que ensina como preparar uma refeição completa utilizando insumos de produtores locais de Gramado. Para a entrada, um Creme de Moranga Cabotiá com Croutons e Queijo Colonial. No prato principal, uma Costelinha Suína na panela acompanhada de Aipim na manteiga e farofa de ervas frescas e para sobremesa uma Cuca de Ricota com Doce de Leite Caseiro.

Na programação, também estarão contempladas as oficinas "Descobrindo o Sorrentino", com o chef Toríbio Malagodi, da Engenho da Pasta Massas Artesanais; "Culinária Ancestral Ayurveda", com a terapeuta Vanessa Santetti, preparando Kichari e Masala digestiva; "A Cultura do Mate Chimarrão – Origens e saberes desta bebida ancestral", com Fernanda Valente e Rodrigo Schlee (Matería Capitão Rodrigo), ensinando Mate tostado, Chá Mate Tostado e Mate Doce com leite; "Benefícios da pimenta: Polenta com Molho Suave da Mama", com Mario Bellio Jr (Bellio Artigianale); e "Semeando Impacto Social", com a Semearhis.

Também será disponibilizado um e-book com todas as receitas das oficinas no site do evento (https://www.festivalgastronomiagramado.com.br/). 

Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO COZINHA EXPERIMENTAL ONLINE

19/09 - (LIBRAS) O sabor da massa fresca recheada -Tortei com abóbora, canela e ovo caipira, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

20/09 - Aligot de Aipim com Cogumelos Defumados e Crispis de Couve, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

21/09 - A Cultura do Mate Chimarrão - Origens e saberes desta bebida ancestral, com Fernanda Valente e Rodrigo Schlee (Matería Capitão Rodrigo)

22/09 - (LIBRAS) A tradição do Pão colonial, recheado com salame e copa lombo, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

23/09 - Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado -Risoto de cogumelos, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

24/09 - Risoto de Laranja ao Pesto, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

25/09 - (LIBRAS) Truta recheada com presunto de parma ao molho de champignon, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

26/09 - Canjiquinha com Linguiça Colonial e Queijo Serrano, com Chef Rodrigo Mylius (UCS Hortênsias)

27/09 - As raízes da minha Terra, com Chef Monica Noel (Oxford e Strauss)

28/09 - (LIBRAS) Semeando Impacto Social, com Semearhis

28/09 - (LIBRAS) Descobrindo o sorrentino, com Chef Toríbio Malagodi (Engenho da pasta)

29/09 - A tradição reinventada, bolinho de batata recheado com costelinha de porco defumado, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

30/09 - Panna Cotta com Mel e Farofa de Cookies, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

01/10 - (LIBRAS) Sabor do sul - Carreteiro defumado, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

02/10 - Culinária Ancestral Ayurveda, com Vanessa Santetti – Terapeuta Ayurveda

03/10 - Compotas de figo e doce de abóbora com crème de açafrão e cream cheese, com Chef Mamadou Sène (Senac Porto Alegre)

04/10 - Tiramisú, Café Chocolate e Casquinha de Laranja, com Chef Iraci Brohem (UCS Hortênsias)

05/10 - (LIBRAS) Feijão à moda portuguesa, explosão de sabores, com Chef Endrigo Sedrez (Senac Gramado)

06/10 - A clássica torta de maçã -Tarte Tatin, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

07/10 - Benefícios da pimenta: Polenta com Molho Suave da Mama, com Mario Bellio Jr. (Bellio Artigianale)

08/10 - Canapé de pão de milho com geleia, com Chef Larissa Marques (Senac Gramado)

 

SERVIÇO

12º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

Pratos do Festival, Atrações Culturais e Oficinas Gastronômicas Online

Data: 1º a 12 de outubro de 2020

Local: Gramado (RS)

@festivaldegastronomia

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresenta 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. 

Lei de Incentivo à Cultura. 

 

Patrocínio: Oxford e Strauss

Apoio Especial: Sicredi e Sebrae

Apoio: Senac, Ucs, Adylnet, Connect, Medmicro e RR Imperatriz

Agência Oficial: Vento Sul

Hotel Oficial: Fioreze Hoteis 

Apoio institucional: Emater

Colaboradores: Cristais de Gramado, Matería Capitão Rodrigo, Temperos Bellio, Semearhis, Leonid Streliaev, Hospitalidade Gramado, Santho Aroma, Boscato e Dunamis

Agente cultural: AM Produções

Promoção: Prefeitura de Gramado

Correalização: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Região das Hortênsias. 

Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

 



Gastronomia e turismo em pauta no Delícias do Brasil
Edição virtual do projeto reúne grandes chefs de todas as regiões do Brasil para promover a cultura gastronômica do país.
Receitas práticas e lives com especialistas completam a agenda do evento promovido pelo Sesc RJ e Senac RJ, de 21 a 25 de setembro.




Criado em 2018 para apresentar um panorama da gastronomia nacional e exaltar suas regionalidades, o Delícias do Brasil retorna em 2020 no formato digital. O cardápio de informações disponíveis no site do evento conta com chefs renomados, dicas de aproveitamento integral de alimentos, lives com especialistas e autoridades dos setores de turismo e gastronomia e pratos que privilegiam as tradições das cinco regiões do país. Promovido pelo Sesc RJ e Senac RJ, o Delícias do Brasil acontece de 21 a 25 de setembro e todo conteúdo pode ser acessado no site https://deliciasdobrasildigital.net.br/.

Além dos sabores da boa culinária brasileira, a edição virtual do projeto tem o turismo como tema e traz bate-papos online entre chefs, restauraters, empresários e representantes dos dois setores, reunindo à mesa entidades como ABAV, Abrasel, Associação Apresenta Rio, Setur RJ, SindiRio, CNC, Sesc RJ e Senac RJ. 

Receitas práticas e vídeos ensinando a preparar refeições criativas com o conceito de aproveitamento integral de alimentos, elaborados pelos chefs do Mesa Brasil Sesc RJ, também estão disponíveis. O Delícias do Brasil conta com a participação dos Chefs Embaixadores do Senac RJ:  Christophe Lidy, Danio Braga, Frédéric de Maeyer, Frédéric Monnier e Silvana Bianchi, ensinando receitas em vídeos elaborados especialmente para o evento.

A agenda de lives tem início na segunda-feira, 21, com o tema As Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco e sua importância para o turismo nacional. No dia 22, o debate gira em torno dos novos protocolos de saúde e segurança em De olho nas Regras de ouro: os impactos e os desafios para bares e restaurantes. Na quarta-feira, 23, o tema é Turismo interno: diminuem as distâncias, aumenta a valorização das culturas e dos produtores locais.

L
Completa o cardápio de informações o bate-papo Em Volta da Mesa, entre a também Chef Embaixadora do Senac RJ Teresa Corção e o jornalista Cezar Marques, sobre ingredientes e sabores da gastronomia brasileira.

Confira abaixo a lista completa de participantes e lives do Delícias do Brasil:

LIVES

21/9, segunda-feira, às 17h
As Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco e sua importância para o turismo nacional.
Alessandro Trindade - Especialista de Gastronomia do Senac RJ
Juliana Camila Côco - Responsável pelo Eixo Educacional de Gastronomia e Turismo do Senac SC
Ana Bueno - Chef do Restaurante Banana da Terra e Coordenadora da Escola de Comer
Raphael Medeiros - Diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia 

22/9, terça-feira, às 17h
De olho nas Regras de ouro: os impactos e os desafios para bares e restaurantes.
Fernando Blower - Presidente do Sindrio
Pedro Hermeto - Presidente da Abrasel RJ
Roberto Maciel - Idealizador do Delícias do Brasil e proprietário dos restaurantes Victória e Mauá

23/9, quarta-feira, às 17h
Turismo interno: diminuem as distâncias, aumenta a valorização das culturas e dos produtores locais.
Alexandre Sampaio - Diretor da CNC e Presidente da FBHA
Luiz Strauss - Fundador e CEO da Promotional Travel Viagens e Turismo e Ex presidente da ABAV RJ
Adriana Homem de Carvalho - Secretária Interina de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Fernando Alves - Diretor de Programas Sociais​ Sesc RJ

24/9, quinta-feira, às 17h
O crescimento do Delivery e a necessidade de sua interiorização.
Roberto Maciel - Proprietário dos restaurantes Victoria e Mauá e ex-presidente da Abrasel RJ
Mauricio Costa - Presidente do grupo Bar do Adão 
Luiggi Senna - Co-fundador da CONVEM Store

25/9, sexta-feira, às 17h
Os desafios para a retomada dos eventos presenciais.
Ana Pampillón - Coordenadora da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro
Edson Biá - Diretor Executivo da Teia de Eventos
Pedro Guimarães - Diretor-Presidente da Associação Apresenta Rio

CHEFS PARTICIPANTES

Centro-oeste
Nilson Favacho - Pescada Amarela Candanga
Lui Veronezze - Galinha de Sol
Juan Pratginestos - Arroz de Moça Airosa
Humberto Marra - Hummus de Jerimum de Leite
André Castro -  Panang de Curry com Porco, Abacaxi Grelhado e Farofa de Coco Tostado

Nordeste
Vitor Generoso - Camarão ao Bar das Ostras
Rapha Vasconcelos - Massa Negra com Tinta de Lula em Molho de Moqueca em duas texturas e Camarões Defumados
Rafael Liberio - Camarão Olho D’água
Leo Gonçalves - Arroz Serrano
Fabrizio Giovanni Abbate - Bahia de Todos os Povos
Claudemir Barros - Rocambole de Jerimum com Camarão e Emulsão de Coentro
César Santos  Baião De Dois Mergulhado No Litoral Pernambucano

Norte
Sandro Mota -  Lombo de Pirarucu Marinado
Rosa Eufrásio - Cordeiro Tocantinense
Deocleciano - Sobrecoxa de Frango À Moda Acreana
Bebel Lima - Risoto de Feijão de Santarém
Angela Sicilia - Ravioli de Maniçoba

Sudeste
Teresa Corção - Bolo de Banana
Silvana Bianchi  - Alegria de Polenta
Renato Ialenti - Nhoque de Tinta de Lula com Molho de Moqueca 
Maria Victória - Salada Morna de Quinoa, Arroz Selvagem e Camarões
Marco Espinoza - Ceviche Tropical
Marcones Deus - Camarões Crocantes com Crosta de Tapioca, Teriaky de Goiabada e Arroz Cremoso de Queijo Coalho
Joca - Samosa de Legumes
Joana Gallo - Poke de Camarão
Frédéric Monnier - Filé Mignon de Porco ao Curry com Batata Doce Roxa
Frédéric De Maeyer - Panacotta de Chocolate Callebault Ruby e Frutas Vermelhas
Danio Braga - Fagioli All’ Uccelletto
Clóvis Viana - Galeto com Creme de Espinafre e Arroz com Castanha do Pará
Christophe Lidy - Torta A La Frangipane

Sul
Pedro Hoffmann - Medaglione Ale Fragole
Fábio Coelho - Camarões com Espaguete de Pupunha Grelhado e Creme de Abóbora
Alexandre Merino - Tainha Selada com Purê de Banana da Terra e Vinagrete de Camarão com Moranga
Serviço

Delícias do Brasil
De 21 a 25 de setembro de 2020




Curitiba ganha restaurante inspirado na Gastronomia Contemporânea, na charmosa Praça da Espanha.

Grés Gastronomia & Empório
#GrésGastronomia


Grés Gastronomia & Empório, do café da manhã ao jantar

Os chefs de cozinha e os artesãos têm algo em comum: deixam sua criatividade fluir pelo trabalho com as mãos. Assim como a arte, a gastronomia carrega consigo uma história que é contada por cada receita levada à mesa. Não é de hoje que a apreciação estética dos alimentos se faz presente na cozinha. A comida é a obra de arte, emoldurada pelos pratos; tão importante quanto o sabor dos alimentos, é a montagem do preparo e a escolha da louça em que ele será servido.

O Grés Gastronomia & Empório, que já está aberto ao público, nasceu da ideia de resgatar a história familiar de seus criadores, inspirados no amor pela comida e nos momentos felizes ao redor da mesa que ela proporciona. Os proprietários vêm de uma família de imigrantes alemães, atuante no ramo da cerâmica desde 1952

O nome do novo empreendimento foi inspirado nos negócios da família. Grés é um tipo de cerâmica de tons claros, com textura fina e esmalte  com acabamento brilhante ou fosco. A mistura de argila refratária e uma seleção de minerais, queimados em altas temperaturas, resulta em um material cerâmico compactado e impermeável.

O grés estará presente desde a decoração do espaço até a apresentação dos pratos, fazendo transbordar a essência do lugar. O estilo contemporâneo dá lugar ao novo e à liberdade de experimentação. Como em uma obra de arte, combinações inusitadas criam uma mescla de cores, formatos e texturas das peças de cerâmica e dos ingredientes do menu para criar pratos inovadores.

E os ingredientes ganham uma atenção especial no novo empreendimento, que tem como propósito preparar receitas com produtos regionais. O conceito traduz a gastronomia contemporânea: tendências e técnicas de culinárias do mundo todo e alimentos locais reunidas em um único prato.

O restaurante terá um empório onde serão vendidos utensílios gourmet: facas artesanais de marcas mundialmente renomadas, peças em cerâmica (panelas, chaleiras, xícaras, growlers) e produtos com design em madeira: saca rolhas, tábuas de corte, rack para vinhos e muitas outras opções. O Grés Gastronomia & Empório chega para proporcionar experiências gastronômicas e sensoriais surpreendentes

Grés em Casa

Pelos APPs de delivery já é possível transportar a modernidade e conceito do restaurante para dentro de casa. A marca de delivery traz opções de entrada, sanduíches, pratos principais individuais e para compartilhar entre 2 pessoas, além de sobremesas e uma seleção de bebidas.

Sobre a Chef de Cozinha

... por ela mesma!

Simone Matoso, uma legítima "curitiboca" com cara "azeda" e absurdamente açucarada, mãe do Gabriel, cozinheira, esposa, filha de uma mãe doce e de um pai protetor. Formada em Enfermagem, abriu mão da sua carreira de 10 anos para fazer parte da primeira turma do Curso de Gastronomia de Curitiba, na Faculdade OPET. Estudou, trabalhou e batalhou para estar entre os melhores. Sendo inclusive indicada a chefe revelação pelo Bom Gourmet em 2012. Passou por Restaurantes conhecidos na cidade como Bella Banoffi, C' la Vie, Olivença e Nômade. Em seu caminho, passou a compreender e valorizar cada dia mais os alimentos, respeitando suas formas e sabores para trabalhar com carinho, afeto e respeito (pelo ingrediente, pelo colega de trabalho, pelo fogo, pelo cliente, pelo agricultor, pelo pescador, pelo lixeiro, pela natureza).

O resultado?

Um cardápio desenvolvido pela chef no Grés Gastronomia & Empório que dá prioridade para ingredientes frescos, de boa procedência, naturais, bem criados, nobres, da estação. Traz com ela a cozinha de conceito familiar, comida de aconchego e alegria.

Serviço

Brunch. Almoço. Café. Jantar

Terça a sábado: 10h30 às 23h

Domingo: 10h30 às 16h

Tel e WhatsApp: 041. 3402.6270

Rua Saldanha Marinho1582

Pet Friendly

Estacionamento Conveniado.







Gastronomia
Curitiba


Bistrô Artesanal
Marreco a moda alemã com purê de batata purê de maçã e repolho roxo com passas Temos uma equipe de 3 pessoas que preparam os pratos por encomenda Tudo artesão inclusive o recheio




















Gastronomia
Nacional



FLISS 2020-online apresenta mesa sobre literatura e gastronomia, com chefs de cozinha de São Sebastião e da Bahia
O antropólogo, escritor e pensador da comida brasileira, Raul Lody coordena a mesa "Comida como Cultura" com os Chefa Adriana Saldanha, Eudes Assis e Tereza Paim, da  Casa de Tereza,  de Salvador,  e o antropólogo, escritor e pensador da comida brasileira, Raul Lody.
A Festa Literária Internacional de São Sebastião - FLISS 2020-online, prossegue neste sábado (29) e domingo (30)  com debates literários, dicas de leitura, lançamentos, diálogos sobre direitos da criança,  conversas sobre livros e música e sobre literatura e gastronomia, com chefs de cozinha de São Sebastião e da Bahia.
No domingo, dia 30 de agosto, às 20h, recebe uma mesa online de dar água na boca,  sobre literatura e gastronomia:  “Comida como Cultura“,  que vai abordar a escrita dos alimentos, com os Chefs Adriana Saldanha, do espaço de gastronomia Brasileira Gourmet, associado à Casa Brasileira em São Sebastião,  Eudes Assis, do restaurante caiçara Taioba Gastronomia, do sertão de Camburi, em São Sebastião,  a baiana Tereza Paim, da  Casa de Tereza,  de Salvador,  e o antropólogo, escritor e pensador da comida brasileira, Raul Lody, que trazem referências de seus territórios e de trocas afetivas em torno da mesa e da culinária através dos livros.
A FLISS 2020 também está ajudando as famílias impactadas pela pandemiado covid-19 em São Sebastião, revertendo toda a renda obtida com as inscrições dos eventos pagos, a valores simbólicos, à compra e distribuição de cestas básicas.  A FLISS é uma realização do Instituto MPUMALANGA e da Casa Brasileira, em parceria com o UNICEF e com apoio da Fundass-Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna e das Editoras Melhoramentos, Dublinense, Aletria, Editora do Brasil, Editora de Cultura e da Livraria Cultura.Os livros doados por escritores e editoras que realizam lançamentos durante a programação online, serão doados a bibliotecas públicas do Litoral Norte e Vale do Paraíba.




Gastronomia lança cursos direcionados a todos os interessados pelo universo da gastronomia.

Em setembro o espaço Celso Freire Gastronomia abrirá sua cozinha para cursos presenciais com módulos interativos
Uma boa notícia para os amantes de gastronomia: os chefs Celso e Gabriela Freire abrirão as portas da cozinha do espaço Celso Freire Gastronomia para cursos presenciais a partir do mês de setembro. Tanto profissionais como amadores poderão se inscrever nos cursos, pois eles serão baseados em aprimoramento de técnicas e também na apresentação das ferramentas essenciais de cozinha.
O curso inicial partirá da base do planejamento à execução e terá dois módulos: o primeiro será sobre bases e derivados, passando pelos aromáticos, caldos, manteigas e espessantes, e as derivações. Já o segundo será sobre os métodos de cocção de carnes, desde grelhar, saltear, selar, assar até empanar e curar.
“Desenvolvemos um curso realmente especial e bem completo, sem distinção. Os que já tem base, os chefs ou os cozinheiros amadores podem participar. Acreditamos que trabalhar os métodos de cocção vai muito além de executar uma boa receita, e dominando estas ferramentas, todos poderão transformar para melhor suas cozinhas”, afirma Celso Freire.
A duração do curso será de duas manhãs, com início do primeiro módulo no dia 22 de setembro, das 8h às 12h. O curso é presencial e as turmas terão no máximo 12 alunos. O investimento varia de R$1.000 a R$1.200 reais.

Serviço módulo Bases e derivados
Duração: 02 dias – das 8h às 12h
Uniforme: Dólmã, avental, sapato fechado e cabelo preso
Datas: 22 e 23 de setembro e 20 e 21 de outubro   
Turmas:  mínimo de 6 e máximo de 12 alunos 
Valores:  R$1.000,00 pagamento antecipado

Serviço módulo métodos de cocção- carnes
Duração: 02 dias – das 8h às 12h
Uniforme: Dólmã, avental, sapato fechado e cabelo preso
Datas: 06 e 07 de outubro e 27 e 28 de outubro 
Turmas:  mínimo de 6 e máximo de 12 alunos 
Valores:  R$1.200,00 pagamento antecipado

Sobre Celso Freire
Celso Freire é um chef genuinamente brasileiro, que ocupa um espaço importante como empreendedor e fomentador de novos projetos na gastronomia nacional. Seu talento e obstinação certamente o tornaram referência no assunto. Hoje está à frente do seu próprio espaço de gastronomia voltado a pequenos e médios eventos, aulas e treinamentos. Na comemoração dos 10 anos do Prêmio Bom Gourmet – o maior a mais conceituado prêmio de Gastronomia do Paraná, Celso Freire foi eleito pelos melhores chefs paranaenses como o grande mestre da gastronomia, com o título de Chef dos Chefs.

Sobre Gabriela Freire
Algumas características pessoais estão no sangue, no DNA, na essência - não tem como fugir. E foi assim com Gabriela Nickel Freire. Inicialmente, fez faculdade de Direito. Mas a paixão pela cozinha pulsava e falou mais alto. Filha de um dos mais renomados chefs brasileiros, Celso Freire, seguiu o caminho do pai e fez sua primeira formação na PUCPR, em Tecnologia em Gastronomia. A especialização foi na Suíça, Swiss Higher Diploma in Culinary Studies, na Culinary Arts Academy Switzerland, em parceria com Cesar Ritz Colleges Switzerland. Atualmente, Gabriela está como o braço direito do chef no Espaço Gastronômico Celso Freire, em Curitiba, onde comandam eventos com a sua sofisticada assinatura










Cafe Curitiba 
A casa mais Rock'n Roll da capital paranaense retorna seguindo todas as medidas sanitárias de controle à Covid-19
Double Decker Double Cheeseburger. Divulgação
Nesta terça-feira (18) a partir das 17h o Hard Rock Cafe Curitiba volta à atividade trazendo o melhor da culinária da rede, além de muito Rock'n Roll e a memorabília mais completa do país.
A casa mais Rock'n Roll de Curitiba reabre de terça a sábado, a partir das 17h, seguindo o direcionamento do governo do Estado e o Protocolo Curitiba Contra o Coronavírus da Vigilância Sanitária, incluindo o uso obrigatório de máscara e distanciamento entre mesas e pessoas. 
A Rock Shop, loja no interior do Hard Rock Cafe Curitiba com roupas e objetos diversos da marca, também terá acesso controlado seguindo as orientações do segmento do vestuário.
Para a reabertura estão disponíveis os pratos do novo menu, que recentemente passou por uma modernização, repercutindo em todo o mundo, por ter sido a principal atualização do cardápio em 50 anos de história. 
O destaque vai para os burgers do novo Menu Lendário, como o Original Legendary Burger, que têm pão fresco e tostado na hora, cortes de carne premium, queijo em dobro, molhos adocicados e um pouco apimentados, onion rings e bacon para deixar tudo ainda mais gostoso.
O Hard Rock Cafe Curitiba fica na Rua Buenos Aires, 50, no bairro Batel. Mais informações pelo telefone (41) 98784-3635  ou pelas redes sociais: www.instagram.com/hrccuritiba e www.facebook.com/hrccuritiba.
Drinks Classic Caribbean Mojito, Big Kablue-Na e PassionFruit MAI TAI. Divulgação. 










Tradicional e premiada feijoada.
Bourbon
O preparo poderá ser apreciado presencialmente no Tom Espaço Gastronômico com todas as normas de segurança exigidas para a segurança dos clientes e funcionários


Diante do novo cenário enfrentado globalmente, a pandemia mudou a rotina do Bourbon Curitiba Convention Hotel que após uma suspensão temporária volto a oferecer sua saborosa e tradicional feijoada aos sábado,  das 12h às 16h. Os clientes sempre terão duas opções de serviço: fazer a refeição no hotel, no Tom Espaço Gastronômico, com todas as medidas de segurança exigidas para a segurança de todos, ou retirando a feijoada, no conceito “take away”, para ser saboreada no conforto de casa.

O tradicional buffet de feijoada do Bourbon, um dos mais premiados da cidade de Curitiba, custa R$ 89 por pessoa. O menu conta com uma grande variedade de saladas, carne seca, costelinha, lombinho, paio, calabresa, pernil, bistequinha, linguicinha e abacaxi assado, trazendo ainda aperitivos como caipirinhas, batidas, caldinho de feijão, torresminho, mini-acarajé e pastelzinho de carne e queijo. Também entram no menu deliciosos acompanhamentos e sobremesas tipicamente brasileiras, entre elas o pudim de leite condensado e o quindim. Crianças com até 5 anos não pagam, e de 6 a 11 anos pagam R$ 42,50. Além disso, o estacionamento é cortesia.

O Bourbon Curitiba Convention Hotel fica na Rua Cândido Lopes (nº 102), no Centro de Curitiba. A tradicional feijoada volta a ser servida aos sábados, das 12h às 16h. Mais informações e reservas pelo telefone (41) 3221-4600.
_______&________&_______'






Rappi lança categoria Chefs e leva alta gastronomia para dentro do superapp.


Em parceria com mais de 20 restaurantes renomados de Curitiba, Rappi passa a entregar ainda mais variedade e conveniência aos clientes e aposta no setor super-premium

Restaurantes como Hai Yo, Swadisht e L'Épicerie são alguns dos que já estão disponíveis na nova categoria no superapp. Iniciativa tem, dentre os embaixadores, o chefe Alex Atala

São Paulo, agosto de 2020 - Para mostrar que o delivery pode ir muito além do convencional, a Rappi, em parceria com mais de 20 restaurantes de alta gastronomia, está lançando a categoria ‘Chefs’, que leva a experiência desses renomados restaurantes até a casa dos consumidores.



Com o ‘Chefs’, restaurantes como Hai Yo, Swadisht, Nuu Nikkei, Quintana  e L'Épicerie passam a oferecer seus famosos pratos e a experiência que os caracteriza de forma inovadora e segura, mantendo suas cozinhas, empregos e a satisfação dos seus clientes ativos, mesmo durante o momento atual. Novos restaurantes deverão juntar-se à iniciativa nos próximos dias como o Manu e o Nomade.

Além dos restaurantes, a iniciativa conta com o chefe Alex Atala dentre os embaixadores do ‘Chefs’. Em Curitiba, o chefe Kazuo Harada é o embaixador local. A iniciativa está presente também fora de Curitiba, com os principais restaurantes de alta gastronomia também em Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, são quase 200 estabelecimentos de todo o Brasil.

“É fato que o delivery se consolidou como um grande aliado do setor. Ao desafiar cada um de nós, esse formato acabou abrindo inúmeras oportunidades e possibilidades. E foi incrível ver como assíduos e novos clientes abraçaram estas novas propostas de experiências gastronômicas e entenderam que a boa mesa pode sim ser entregue dentro de uma embalagem para ser vivenciada em casa”, afirma o chefe Alex Atala.

Com ‘Chefs’, a Rappi busca levar a experiência de seus serviços para um outro nível, permitindo que os usuários acessem a experiência da alta gastronomia, em casa e na ponta dos dedos. Além disso, o movimento marca a aposta e parceria da Rappi com restaurantes super premium.

“Queremos mostrar que, com o ‘novo normal’, os restaurantes se adaptaram e agora, em parceria com a Rappi, também oferecem seus estrelados menus em segurança e garantindo que seus fãs sigam degustando seus pratos favoritos”, afirma Sergio Saraiva, presidente da Rappi no Brasil. “Nos últimos meses, os restaurantes puderam contar com a Rappi como um canal para continuar mantendo seus negócios ativos com inovação e tecnologia. E isso nos dá uma grande satisfação, pois está totalmente atrelada à nossa missão de apoiar e crescer o nosso ecossistema”. 

Confira os restaurantes disponíveis no ‘Chefs’ em Curitiba:

Avenida Paulista Pizzeria
Babilônia Gastronomia e Cia
Bull Prime
Cabana Montefusco
Calicetti Di Bologna
Carlo Ristorante
Carolla D.O.C
Dom Parma
Hai Yo
Il Sogno de Mama Nuzia
Kitsune
L'Épicerie
Las Tablas
Manuzita Por Manu Buffara
Nayme Culinaria Arabe
Nuu Nikkei
Quintana Gastronomia
Restaurante Patanegra
Sacristia
Swadisht
Yu Cozinha Oriental

Sobre a Rappi
A Rappi é um superaplicativo que resolve a vida de seus usuários ao oferecer a eles uma plataforma única para suas necessidades e desejos diários. A empresa, criada em 2015, chegou ao Brasil em julho de 2017 e está presente em mais de 60 cidades do país. Por meio do aplicativo é possível conseguir produtos e serviços de diferentes categorias, incluindo restaurantes, supermercados, farmácias, manicure, dogwalker, entre outros. Além do Brasil, a Rappi está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.






Concurso premia melhor cacau do Brasil
Terroirs do Brasil serão avaliados por júri de degustadores de chocolates.
Concurso
Com a queda nas vendas de cacau gerada pela pandemia, cacauicultores do Brasil têm na produção do cacau especial uma forma de diferenciação e superação da crise. Em sua segunda edição, o Concurso Nacional de Cacau Especial busca fortalecer a cacauicultura brasileira, valorizando e reconhecendo produtores que fazem um trabalho diferenciado, bem como incentivar a sustentabilidade em todo o processo produtivo. “Estamos escrevendo uma nova história, reorganizando o setor e mudando o foco da produção de cacau no País. O produtor tem entendido que ele não precisa produzir apenas cacau commodity. O Brasil precisa virar essa página e passar a ser reconhecido também como produtor de cacau especial e fino”, destaca Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação de Cacau (CIC) e presidente do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial.


Neste ano, 63 produtores de três estados brasileiros se inscreveram para concorrer aos prêmios, que serão divididos em três categorias: blend, varietal e experimental. Na categoria blend concorrem lotes de cacau onde não há seleção genética dos materiais durante o beneficiamento das amêndoas. Já na varietal, disputam as amêndoas de uma única variedade genética, normalmente responsáveis por preservar uma identidade marcante nos chocolates, por conta da homogeneidade dos lotes. Novidade nesta segunda edição do concurso é a categoria experimental, que vai premiar o cacau obtido de processos de pós-colheita diferenciados, como por exemplo métodos de fermentação inovadores.
A avaliação se dará em três etapas. A primeira fase da seleção foi através de análises físico-químicas de cada lote inscrito. Deste total, 27 lotes foram selecionados para a segunda etapa, que é realizada através da análise sensorial do cacau processado em líquor para avaliação do comitê técnico formado por especialistas da área. Por fim, na terceira e última etapa, um júri de convidados especiais composto por 15 profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo chefs, jornalistas, chocolate makers e pesquisadores irão avaliar os chocolates elaborados a partir dos líquors. Entre os membros do júri estão o chef confeiteiro Lucas Corazza, a chocolatier Luciana Lobo e o gerente de Marketing de Produtos da Cacau Show Lucas Cirilo.
Premiação
Os vencedores serão anunciados no dia 31 de agosto em uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação do Cacau no YouTube. Serão premiados os produtores de cacau que receberem as melhores notas nas etapas classificatórias e alcançarem a média nos critérios de sustentabilidade. Os ganhadores receberão certificado e prêmios em dinheiro.
Depois de levar dois prêmios com lotes na categoria blend da primeira edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, o produtor de cacau amazônico Elton Gutzeit foi finalista na seleção de melhor cacau do mundo durante o Salon du Chocolat de Paris 2019. “Até o fim do ano passado, tínhamos demanda de 10 toneladas para a Bonnat chocolates, na França, outras cinco toneladas para a Harper Macaw Chocolate, dos Estados Unidos, e diversas amostras enviadas para chocolatiers do mundo todo”, celebra Gutzeit, cuja propriedade no estado do Pará está prestes a receber investimentos para expansão em 200 hectares e modernização de estrutura. 
Diretor da moageira Barry Callebaut, o italiano Corrado Meotti acredita no enorme potencial dos cacauicultores do Brasil. "Um país que tem genética, biodiversidade e tecnologia avançada para cacau. Somos compradores do cacau de qualidade desde sempre e também incentivamos, desde o início, o crescimento da economia sustentável da cacauicultura brasileira", destaca.
O II Concurso Nacional de Cacau Especial é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau, apoiada pela Barry Callebaut, Cargill, Dengo, FAEB/SENAR, Harald, Mondelez, Gencau (Theo) e executado pelo CIC em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

-- 




Mondial apresenta saborosa receita de Fonduta de Espinafre na fritadeira sem óleo

Ingredientes:
  • 200 g de espinafre
  • 2 corações de alcachofras em conservas ou cozidos (opcional)
  • 100 g de queijo muçarela ralado
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 150 g de queijo cremoso de sua preferência 
  • 1 dente de alho amassado ou triturado
  • 1 caixinha de creme de leite (200 g)
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo: 
Refogue as folhas de espinafre previamente higienizadas em uma frigideira e em seguida pique em pedaços pequenos. Se for usar alcachofras corte-as grosseiramente e reserve. Em uma tigela, acrescente todos os ingredientes e misture-os bem. Transfira o creme obtido para um recipiente que possa ser levada à fritadeira elétrica e finalize salpicando mais parmesão. Coloque o recipiente na cesta da sua fritadeira sem óleo e programe por 20 minutos à 160º C, até que fique bem gratinado. 
Dica: sirva acompanhado de pães, torradas ou tortilhas. 

Produto utilizado:


Fritadeira Grand Family Inox – 5,5L – AF-55i
Preço sugerido: R$ 829,90
  • Controle de temperatura até 200° C
  • Timer de 60 minutos
  • Cuba removível
  • Cesto exclusivo antiaderente



Foto via Divulgação

4 restaurantes para conhecer em Monte Verde neste inverno
Listado entre os destinos mais procurados pelos turistas do Sudeste nessa retomada – segundo pesquisa da Booking.com -, e com estabelecimentos de hospedagem ampliando sua capacidade para 60%, desde o dia 30 de julho, Monte Verde é, mais do que nunca, um refúgio de inverno.
O distrito situado no sul de Minas Gerais, a menos de 200 quilômetros de São Paulo, é um dos poucos destinos a contar com opções de restaurantes abertos neste momento, além dos empreendimentos hoteleiros.
Respeitando todos os protocolos de segurança e aplicando medidas rigorosas de saúde sanitária, a região vem se destacando por oferecer uma opção de viagem segura aqueles que buscam um passeio após o longo período de isolamento.
A seguir, listamos quatro boas opções gastronômicas para se deliciar por lá ainda nesta temporada de inverno. Veja:
Pizzaria Nápoles
Situada na Avenida Monte Verde, a pizzaria oferece sabores especiais como a Nápoles, com lombo canadense, muçarela de búfala, palmito e tomate seco da casa; e a de escondidinho, com carne seca, cebola, alho, tomate, catupiry e muçarela. O restaurante funciona das 12h às 23h.
Mont Vert, a Casa do Fondue
O fondue é uma das grandes estrelas da gastronomia em destinos frios e, em Monte Verde, há uma enormidade de opções para experimentá-lo. O destaque fica por contas do Mont Vert – a Casa do Fondue, que dispõe de cardápio com variados tipos do prato, tanto com acompanhamentos típicos, como pães e batata, quanto algumas releituras de clássicos.
Rancho da Picanha
Especializada em carnes, o Rancho da Picanha oferece a tradicional picanha mineira com acompanhamentos como feijão tropeiro, arroz, vinagrete e farofa. Completam o cardápio opções de trutas, fondues e outros cortes de carne. O restaurante está funcionando das 12h às 22h.
Cantina Portale di Napoli
Localizada bem próximo ao portal de entrada da vila, a cantina é conhecida por visitantes por oferecer um grande sucesso: o polpettone. Bem servido, o Polpettone alla Parmigiana é acompanhado de uma massa de sua preferência. Ali, as referências à Terra da Bota se estendem ainda à decoração e trilha sonora, completando uma experiência de jantar tipicamente italiano. Neste período, o restaurante está aberto para almoço e jantar, das 12h às 15h, e das 19h às 21h30.
Onde ficar
Pousada Pedras e Sonhos: Ideal para casais, a pousada conta com apenas cinco chalés de alvenaria e uma casa da árvore com vista espetacular. O café da manhã pode ser tomado das 8h às 11h e possui mais de 30 itens. Cercada por uma grande mata nativa e com uma das melhores vistas dos morros da cidade, a Pedras e Sonhos possui uma das melhores avaliações dos empreendimentos de Monte Verde.
Informações: (35) 3438-1388 | www.pedrasesonhos.com.br  
Pousada Jardim da Mantiqueira: Em estilo minimalista, com a vantagem de estar bem próxima ao centro comercial do distrito, a pousada reúne chalés com vista espetacular de um imenso bosque de araucárias. Boulevard com fonte, café da manhã totalmente artesanal e as suítes com hidromassagem mais charmosas de Monte Verde esperam pelos visitantes.
Informações: (35) 3438-1912 | www.jardimdamantiqueira.com.br
Villa Coração Guest House: Uma novidade para essa temporada de inverno é a abertura da guest house. Ela fica no alto de uma colina, bem na parte mais instigante da Rua Esmeralda. São oito suítes todas equipadas com móveis coloniais, amplas salas de estar com lareiras, um estiloso solarium de onde se descortina uma belíssima vista das montanhas da Mantiqueira, uma capela, e jardins centenários compondo sua estrutura. Além disso, a Villa Coração Guest House tem diárias promocionais da Suíte Master R$ 700,00, incluindo delicioso café colonial servido das 8h30 às 11h30, internet e estacionamento.
Informações: (35) 3438-2343 | www.villacoracao.com.br
Pizzaria Nápoles via DivulgaçãoCantina Portale di Napole por Demétrio Xavier









Imagens relacionadas neste vídeo.
http://www.leitequenteenews.com.br/2020/07/gastronomia-online.html?m=1

http://www.leitequenteenews.com.br/2020/07/dieta-na-quarentena.html?m=1

Paçoca de Colher Zero Açúcar para adoçar seu Arraiá em casa
Aproveite as datas comemorativas para enriquecer o cardápio com doces cremosos e saudáveis
Com a chegada do inverno o cardápio se transforma e tudo fica ainda mais saboroso, por isso, a Lowçucar elaborou uma receita super cremosa e saudável, a Paçoca de Colher Zero Açúcar que pode ser apreciada durante a estação mais charmosa do ano e incrementar a mesa dos festejos juninos. Vamos aprender?
INGREDIENTES
1 embalagem de Pó para Preparo de Sobremesa de Leite Condensado Lowçucar Zero Adição de Açúcares (220g)
2 xícaras (chá) de leite desnatado (400ml)
1 colher (sopa) de amido de milho (10g)
1 embalagem de creme de leite light (200g)
½ colher (sopa) de margarina culinária (10g)
450g de amendoim sem pele tostado (picado grosseiramente)
Para decorar:
50g de amendoim sem pele tostado (picado grosseiramente)
MODO DE PREPARO:
Prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Em seguida coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o creme de leite. Leve ao fogo mexendo até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture.
Montagem: Distribua em copinhos e decore com o amendoim picado.
Rendimento: 17 porções de 80g
Dificuldade: fácil
Preparo: 50 minutos
SOBRE A LOWÇUCAR

Lowçucar é uma marca reconhecida por desenvolver produtos Zero Açúcares e à base de Stevia e está presente no mercado há mais de 30 anos. A empresa surgiu em um momento de necessidade de produtos sem açúcares, assim, cada detalhe da linha de produtos foi pensado para que os consumidores sintam o prazer em comer doce mesmo que retirando o açúcar.
Seu portfólio inclui achocolatados; wafers, biscoitos recheados; misturas para bolo; doce de leite; leite condensado; creme de avelã; gelatinas; mousses; pudins, entre outros itens, além de diversas opções de adoçantes.
A marca está presente nas principais redes varejistas e atacadistas de todo País, atendendo a demanda de consumidores finais e profissionais que atuam no segmento de Food Service.




Receita de espaguete de abobrinha com pesto caseiro para surpreender na próxima refeição.


São Paulo, abril de 2020 – A culinária é sempre um momento de prazer. Seja individual ou para  a família. E para tornar este tempo ainda mais especial, nada melhor do que se aventurar no preparo de um novo prato, não é mesmo?

Pensando nisso, Azeite Gallo, marca líder em azeites e preferida dos consumidores brasileiros, ensina a preparar um espaguete de abobrinha com pesto caseiro de espinafre, uma receita deliciosa e digna de chef de cozinha que vai surpreender a todos na próxima refeição.

Confira abaixo o passo a passo:


Espaguete de abobrinha com pesto caseiro de espinafre


Tempo de Preparo:  15-45min

Porção: 4 pessoas

Custo: Médio


INGREDIENTES:
·       1 xícara de chá de Azeite Gallo Orgânico
·       2 abobrinhas grandes
·       200g de espinafre
·       200g de tomate cereja
·       50g de parmesão ralado
·       50g de nozes picadas
·       2 dentes de alho
·       Suco de limão a gosto
·       Manjericão a gosto
·       Sal a gosto
·       Pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1.      Com a ajuda de um ralador ou com o auxílio de uma faca, fatie as abobrinhas em tiras bem finas em formato de espaguete. Coloque-as em água fervente com sal a gosto e cozinhe rapidamente, aproximadamente 1 minuto, apenas para que ela fique com a textura do espaguete. Escorra e reserve em uma tigela.
2.      No liquidificador, coloque o manjericão, o espinafre, o suco de limão, o dente de alho e 100ml do Azeite Gallo Orgânico. Triture todos os ingredientes até obter um molho verde homogêneo.
3.      Coloque o molho verde em uma tigela e adicione sal a gosto, o parmesão e as nozes picadas.
4.      Em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de Azeite Gallo Orgânico, os tomates cereja cortados ao meio e refogue o outro dente de alho, sem deixar dourar, após coloque o espaguete de abobrinha na frigideira juntamente com o molho e deixe refogar por 5 minutos.
5.      Sirva em seguida.

Sobre GALLO
GALLO é a marca portuguesa líder mundial em azeites. Fundada em Portugal, em 1919, Gallo é sinônimo da alma e tradição do país e reconhecida internacionalmente. Presente em mais de 40 países, GALLO conta com uma linha de diferentes azeites, vinagres, azeitonas e pimenta, produzidos para levar sabor e saúde à mesa dos consumidores em todo o mundo. Para saber mais sobre o universo GALLO, visite www.azeitegallo.com.br





Conheça os Mitos da Alimentação Low Carb
Dieta low-carb pode ajudar a prevenir e erradicar danos no cérebro

Imagem retirada do Google
A dieta low-carb, popularmente conhecida pela baixa ingestão de carboidratos, pode prevenir e até reverter danos cerebrais relacionados à idade, segundo pesquisa da Universidade de Stony Brook, de Nova Iorque, EUA. Ao analisar exames, pesquisadores descobriram que as vias cerebrais começam a se deteriorar aos 40 anos, mais cedo do que era imaginado.
Usando exames cerebrais de quase 1000 pessoas entre 18 e 88 anos, os pesquisadores descobriram que o dano às vias neurais se acelerava dependendo de onde o cérebro estava obtendo energia. Também foi revelado que a glicose diminuía a estabilidade das redes do cérebro, enquanto as cetonas, produzidas pelo fígado durante período de dietas restritivas ao carboidrato, tornavam as redes mais estáveis.
“Quando se ouve falar em dietas Low Carb, muita gente se apavora por conta dos preconceitos e mitos que giram em torno desse tipo de alimentação”, explica.
Veja alguns mitos em relação a este estilo de vida:


1 - A redução de carboidratos diminui a energia?
MITO. As gorduras boas são uma excelente fonte de energia para o organismo, sendo mais estáveis e duradouras que os carboidratos.



2 - É necessário ingerir muita proteína?
MITO. A alimentação Low Carb não é baseada em proteínas e a verdade é que a quantidade de proteína tende a não se alterar. Sua base principal são os vegetais em equilíbrio com as gorduras, sendo inclusive possível manter uma dieta Low Carb vegetariana.



3 - Não pode ingerir carboidratos?
MITO. É LOW Carb, não NO Carb. A menos que queira uma dieta cetogênica, onde a quantidade de carbos é limitadíssima, carbos de boa qualidade e IG mais moderados são totalmente pertinentes.
Contudo, lembre-se que as indicações dependem de uma análise individual. Como qualquer dieta ou estratégia alimentar, a dieta low carb deve sempre ter o acompanhamento nutricional, para que não haja problemas com a sua saúde, ”finaliza Caramalac.

Dra. Luanna Caramalac Munaro - Nutricionista pela Uniderp, pós-graduada em nutrição clínica funcional, pela VP – Centro de Nutrição Funcional, pós-graduanda em adequação nutricional e manutenção da homeostase, pós-graduanda em nutrição comportamental pela IPGS, formação em modulação intestinal.
Atua na área integrativa com foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas degenerativas e emagrecimento saudável.

Redes Sociais:
Instagram: @luannacaramalac



 FLV reforça compromisso com abastecimento de redes de supermercados do país

A Cadeia Produtiva trabalha para garantir a saúde de seus colaboradores e o abastecimento das Frutas, Legumes, Verduras e Flores.
Do campo a mesa.

Vivemos um momento sem precedentes em nossa história! Com a declaração da pandemia decorrente do COVID-19 todos nós devemos nos unir e contribuir para superarmos este momento de incertezas. A garantia da saúde de nossos familiares, amigos e toda a população é uma prioridade! Acreditamos que sairemos fortalecidos ao final deste processo.
Em conjunto, Produce Marketing Association (PMA), Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Associação de Produtores de Citrus de Mesa (ABCM), Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas (Abrafrutas) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), compartilham sua visão e posicionamento diante do cenário do COVID-19:
▪ A cadeia produtiva está comprometida e executando todos os procedimentos recomendados pelos órgãos do governo para garantir a saúde dos seus trabalhadores, desde o campo até os supermercados.
▪ A produção no campo não pode parar! Produtores, transportadores, processadores e distribuidores, todos juntos, estão comprometidos para que não ocorra falta de alimentos a população brasileira. O setor tem o compromisso de abastecer as redes de supermercados de todo o país;
▪ Teremos, no entanto, uma possível redução da capacidade de produção e processamento, justamente para resguardar os trabalhadores do campo e das casas de embalamento. O setor empenhará todos os esforços para manter o abastecimento, organizando escalas e respeitando as famílias para que possam cuidar dos seus filhos, parentes e amigos;
▪ Como no setor de saúde, o setor de alimentos de alimentos, flores e plantas ornamentais precisa do apoio de toda a população e órgãos de governo para continuar operando sem interrupções;
▪ Estamos, de forma colaborativa, comunicando o setor sobre as práticas de higiene para o combate da disseminação do vírus;
Estamos divulgando ativamente as recomendações nacionais e internacionais, tais como os Centros de Controle de Doenças (CDC) , Organização Mundial da Saúde (OMS), Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Importante destacar que não há casos clinicamente confirmados de COVID19 ligados ao consumo de produtos frescos ou alimentos vendidos nos pontos de venda tradicionais. À medida que os consumidores selecionam seus produtos, é fundamental seguir as orientações de segurança alimentar.
Sabemos que o momento é difícil, mas iremos superá-lo! Todos os associados PMA e as Associações aqui representadas contam com o apoio da sociedade, para que unidos e de forma consciente, possamos melhorar e aprender com esta experiência.
Por fim, queremos agradecer a todos aqueles que estão trabalhando para garantir que nosso setor continue operando.
Atenciosamente,



A 10 tendências em sabores para 2020
A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, lista itens gastronômicos que estarão em alta neste ano
Março, 2020 – Todo começo de ano é marcado pela busca por novidades. E, para inovar na área de alimentos e bebidas, é necessário pensar em aromas e sabores que possam incrementar os produtos de mercado. A Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países – participa anualmente de várias feiras do setor dentro e fora do país para se inspirar e ajudar os seus clientes a entregar uma experiência única para o consumidor com seus aromas e tecnologias inovadores. Veja abaixo as tendências em sabores para ficar atento neste ano.
1 – Sabores icônicos do mundo
A tendência é explorar sabores típicos que proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica por diferentes países e culturas. As culinárias em ascensão vêm de países do Oriente Médio, com pratos como Eggplant and Chickpea Stew, feito a partir de uma mistura de berinjela e ensopado de grão de bico;  Marrocos, com os famosos doces artesanais; Mediterrâneo, com os condimentos como o Ajvar; Ásia, com os Pad Thai Rice Noodles, macarrões de arroz frito; e África, com o Yassa, prato picante preparado com cebola e aves marinadas.
2 – Além do açúcar
Ser apenas doce já não é suficiente. O objetivo agora é misturar o açúcar com sabores salgados e apimentados. Os sorvetes e méis apimentados estão em alta.  
3 – Valorização de sensações, texturas e formas
O consumidor busca, cada vez mais, por diferentes sensações que possam causar prazer durante o consumo do alimento. Um exemplo é o Exploding Coal Chocolate, uma mistura composta geralmente de chocolate com arroz trufado e/ou pedaços de cookies, o que acrescenta uma textura diferenciada e prazerosa. 
4 – A vez dos sabores florais e apimentados
Os sabores florais e apimentados estão em crescimento no mercado. Podem-se destacar os de lavanda, flor de lotus, hibisco, pimenta-preta, lemongrass, canela e gengibre. Esses aromas podem ser encontrados em diferentes produtos, como refrigerantes de pink peppercorn, chocolate com rosas e pistache, chá com lavandas etc.
5 – Diferentes combinações
A tendência é inovar na mistureba. Já pensou nos diferentes sabores que podem ser criados a partir da mistura de ingredientes? Um exemplo é o Milky Soda, composto pela mistura de refrigerante com leite. Além disso, tem o sorvete com frosé, águas saborizadas com vinho, refrigerante de café etc.
6 – Natural e Simples
Já escutou o ditado “menos é mais”? E uma das tendências para este ano são os alimentos naturais e simples, ou seja, pouco processados. Eles trazem um certo conforto aos consumidores, que sabem exatamente o que estão consumindo. Exemplos são as águas alcalinas e os fruit chips, “salgadinhos” feitos com frutas.
7 – Alimentos funcionais: calmantes, energizantes e que ajudam a controlar o humor
A preocupação com a saúde também está norteando a indústria alimentícia. Os principais objetivos são combater o envelhecimento, proporcionar mais energia e pele e intestino saudáveis. Águas infundidas, barras energéticas e águas de coco funcionais prometem ser grandes sensações.
8 – Alimentos fermentados
Os alimentos fermentados estão em alta, principalmente por ajudar a manter o intestino saudável. Podem-se destacar produtos como o Crème Fraîche, laticínio de origem francesa proveniente da fermentação bacteriana de nata ou creme de leite pasteurizado e os Picles de Limão, condimento comum na culinária do subcontinente indiano e no norte da África. Bebidas feitas com vinagres também estão em alta, como o Sparkling Drinking Vinegar, feito com vinagre de maçã e produtos orgânicos.
9 – Preocupação com a sustentabilidade
Os consumidores não buscam apenas comidas saudáveis para cuidar do corpo, mas, também, produtos sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente. As alternativas são variadas como, por exemplo, leite de aveia, ketchup de beterraba, chips de alcachofra etc.
10 – Saudável e gostoso
Às vezes não basta ser só saudável. O sabor também é um fator relevante. Alguns sorvetes e macarrões estão sendo feitos à base de vegetais e com menos açúcar, sendo mantidos os sabores característicos. Outras opções são os chocolates com sal marinho e os smoothies de frutas. Todos apresentam a combinação perfeita do sucesso gastronômico: saudável e gostoso.
Sobre a Takasago
Fundada no Japão há quase 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Se destaca pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como do meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.



A espera acabou: maior cafeteria de Curitiba abrirá ao público nesta segunda-feira (20)

A cafeteria Barista Coffee Bar deu lugar ao Café do Moço, um projeto pioneiro do casal Leo Moço e Estela Cotes em parceria com a Prumo, aceleradora do Grupo 3Corações, que promete a melhor experiência em cafés especiais no Brasil.



CURITIBA,  – O público curitibano se despediu no último ano do Barista Coffee Bar, loja da marca Café do Moço, considerado um dos principais endereços de cafés especiais na capital paranaense. Inaugurado em 2014, em um espaço de apenas 18m², o empreendimento logo ganhou destaque, cresceu e conquistou o mercado servindo cafés exclusivos, que carregam toda excelência do barista tricampeão brasileiro, Leo Moço. .


Agora, a simpática casa de cafés especiais dará lugar a uma nova loja, que abrirá ao público nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, com um novo conceito na capital paranaense. O Barista Coffee Bar vai assumir a identidade de Café do Moço, com um ambiente completamente remodelado e novos serviços, que promete a melhor experiência em cafés especiais no Brasil. Com um projeto inovador, a nova cafeteria terá 300 m², com capacidade para 130 pessoas, divididos em ambientes diversos, contando inclusive com áreas de experiências de café e produtos relacionados ao universo de cafés especiais. 

“A nova loja será uma grande imersão no mundo dos cafés especiais. Vamos trazer um novo conceito para Curitiba, redesenhando desde as embalagens dos nossos produtos até as novas linhas de cafés com grãos selecionados”, comenta Leo Moço, que comanda o empreendimento ao lado da diretora-executiva Estela Cotes. O novo Café do Moço é o primeiro fruto da parceria da marca com a aceleradora Prumo, um dos braços do Grupo 3Corações, que tem quase 30% de participação no mercado nacional de cafés. 

Segundo Leo Moço, o Café do Moço terá como objetivo resgatar a identidade brasileira em relação ao café. No local, os consumidores poderão escolher cada detalhe do processo de preparo, que contará, por exemplo, com café torrado na hora. “Vamos oferecer um espaço para o nosso público tomar café do jeito que ele gosta e não replicar um conceito de fora, que é aplicado na grande maioria das cafeterias que trabalham com grãos especiais”, ressalta o barista. “Nosso objetivo é contar para o mundo como o brasileiro toma o seu café, para que o restante do planeta se interesse em provar os cafés mais exóticos e de perfis sensoriais ricos que encontramos apenas aqui”, complementa. 

Um dos grandes destaques do empreendimento será o Espresso Bar, um balcão de experiências com três formas diferentes de extração de café espresso em uma máquina La Marzocco Leva. Outras novidades serão o bar de drinks autorais, que terão cafés especiais como estrela da receita, e da venda de grãos a granel. Para quem quiser torrar o próprio café para levar para casa, a cafeteria contará com um torrador Atilla, que estará à disposição para a realização do processo na hora, em quantidades de 500g a 2kg. 

Gastronomia de excelência 

O Café do Moço contará, também, com cardápios completos para as mais variadas refeições do dia, do café da manhã ao jantar. A maior parte do menu será assinada pelo badalado chef André Pionteke, e contará com uma forte inspiração na gastronomia regional brasileira, resgatando ingredientes que fizeram a parte da história do Paraná e de outras regiões do país. “A nossa ideia é proporcionar momentos diferentes ao longo do dia para tomar café, trazendo parceiros que possa agregar à experiência de tomar um café”, explica Estela Cotes. 

Para quem ama doces, a confeitaria do empreendimento será assinada pela chef Karla Becker, que teve como missão resgatar uma identidade nacional trazendo doces clássicos da cultura brasileira, sem deixar de lado a harmonização perfeita com os cafés especiais. O novo espaço contará, ainda, com uma área de panificação, assinado pela Padaria Giovanotto, empreendimento especializado em pães de fermentação lenta e natural assinada por André Santi. O Café do Moço contará diariamente com 20 tipos de pães. “Queremos relembrar o público que o café com pão faz parte do dia a dia dos brasileiros, possibilitando a introdução dos cafés especiais nessa rotina”, completa Estela.


A loja Café do Moço abrirá oficialmente nesta segunda-feira, no dia 20 de janeiro, no mesmo endereço do Barista Coffee Bar: Rua Moyses Marcondes (nº 609), no bairro Juvevê. O empreendimento vai funcionar de segunda a sábado, das 7h às 21h, e aos domingos, das 8h às 20h. Para dar mais comodidade ao público, o Café do Moço contará com estacionamento exclusivo e gratuito. Mais informações na página oficial do empreendimento no Facebook, no perfil do Instagram e no site www.cafedomoco.com.br.











Confira a milagrosa receita do 'zero tudo com açaí’

O açaí, seja em sua versão tradicional, como é servido nos estados do norte do país, de onde é originário, ou servido doce como se costuma consumir no sul e sudeste brasileiro, é um dos alimentos mais apreciados pelos brasileiros, sendo consumido não somente por esportistas, que buscam mais energia para os seus treinos, mas fazendo parte do cardápio de todo mundo.

Além de ser saboroso, os benefícios que esta fruta típica do norte do país traz à saúde são muitos. Graças à sua alta concentração de antioxidantes --com foco para as antocianinas, responsáveis por sua cor arroxeada -- o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste das células, retardando o envelhecimento,  regulam o funcionamento dos intestinos, combatem o colesterol ruim, protege o sistema cardiovascular, previne infecções e dão bastante energia, entre muitos outros efeitos positivos para o corpo.



Para quem adora açaí, mas tem receio de ganhar peso pelo fato da fruta ser bastante calórica, existe disponível no mercado, desenvolvido pela Jah do Açai, o açaí zero, que está sendo chamado popularmente de “açaí zero tudo”: zero açúcar, zero glúten, zero lactose e reduzido em calorias: “o nosso açaí mantém o sabor delicioso que as pessoas tanto gostam e é desenvolvido somente com ingredientes naturais e selecionados, sem adição de produtos químicos e açúcares”, revela Carlos Henrique Siqueira, CEO da Jah do Açaí.

Aproveitar os benefícios do açaí sem culpa é considerado quase um milagre por muitos que buscam o consumo regular da fruta como forma de melhorar a saúde geral e a qualidade de vida, de olho dos benefícios à saude que o açaí representa: “a versão zero do açaí oferece algo como 45 calorias por uma porção de 200ml, que representa aproximadamente seis colheres de sopa do produto, e pode ser combinado com frutas como banana, kiwi e morango e cereais como aveia e granola ou castanhas e nozes”, afirma Carlos.

Conheça a receita Zero Tudo feita com açaí:

200g de iogurte zero
Polpa de açaí zero
2 bananas
150g de granola sem açúcar
Gelo
Stévia (opcional)
Mel (opcional)

Modo de Preparo

Bata o açaí e o iogurte zero no liquidificador com 1 banana (use a banana congelada para ficar mais cremoso), 100 g da granola e 5 pedras de gelo. Acrescente mais granola, se preferir mais cremoso.

Retire do liquidificador a mistura e coloque em um pote.
Corte a outra banana em rodelas e decore com o restante da granola.
Acrescente um morango para decorar (opcional).


Você pode acrescentar 10 gotas de stévia ou um fio de mel, caso ache necessário









Aproveite o verão com as sugestões de receitas da Sacciali
Pratos práticos e saborosos são indicados para reunir os amigos durante a estação
Sacciali preparou o Sanduíche de Rosbife com Geleia de Pimenta
Clique na imagem para baixá-la em alta resolução
Começo do ano é a hora de convidar os amigos para celebrar, colocar o papo em dia e aproveitar os bons momentos. A data coincide com o verão, que traz dias mais longos e noites mais quentes que pedem receitas mais práticas e rápidas.
Pensando nesses momentos, a Sacciali preparou receitas ideais para serem degustadas em encontros casuais entre amigos e família, reunindo todo mundo na cozinha, tornando o reencontro ainda mais especial. Conheça os pratos:


Sanduíche de Rosbife com Geleia de Pimenta Sacciali
Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de azeitona preta sem caroço
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • 1 xícara de chá de ricota fresca
  • 100 gramas de rosbife fatiado
  • Geleia de Pimenta Sacciali
  • 4 pães ciabatta
Modo de preparo:
Bata a azeitona, o queijo e a ricota em um liquidificador. Corte as ciabattas e coloque a mistura nas partes cortadas do pão;
Acrescente as fatias de rosbife e cubra a outra metade do pão com a Geleia de Pimenta Sacciali. Está pronto!

Abobrinha Recheada Sacciali
Praticidade e sabor torna a Abobrinha Recheada Sacciali o prato ideal para servir aos convidados
Clique na imagem para baixá-la em alta resolução
Ingredientes:
  • 2 abobrinhas caipiras
  • 500g de carne moída
  • 1 xícara de café de quinoa
  •  1 colher de sopa de farinha de chia
  • Alho e cebola
  • 1 xícara de chá de queijo cottage
  • Salsinha e cebolinha
  • Azeite Premium Sacciali
  • Sal
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa em água fervente por 15 minutos. Misture e reserve;
Refogue a carne moída no alho e na cebola, com um fio de Azeite Premium Sacciali. Coloque o cheiro verde e reserve;
Com a ajuda de uma colher, retire o miolo da abobrinha com cuidado. Misture a carne, a quinoa e a chia e acerte o sal;
Coloque a mistura dentro das abobrinhas e regue com o Azeite Premium Sacciali. Finalize com o queijo cottage e leve ao forno por 30 minutos.
Está pronto





12 MESES, 12 PRATOS’
Inciativa já existe em Portugal com pratos portugueses e chega ao Brasil com objetivo de oferecer comidas inspiradas
na gastronomia de cada região brasileira durante um mês, por um preço promocional

  • NOs restaurantes dos hotéis Vila Galé Fortaleza, Vila Galé Salvador e Vila Galé Rio de Janeiro, que são abertos ao público, vão apresentar um prato típico brasileiro por mês ao logo do ano. Todos os meses vai ser possível provar um sabor diferente de cada região do país. As iguarias estarão disponíveis no cardápio do almoço ou jantar pelo valor especial de R$ 35 (não inclui bebida e taxa de serviço)








m

Nenhum comentário: