News da Hora .

 

  O Bloco AfroReggae carrega milhares de foliões na praia de Copacabana.



e presta homenagem ao rei do funk Mc Marcinho

Completando sua maioridade, 18 anos, o Bloco Afroreggae desfilou neste sábado de carnaval (10), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O bloco se concentrou no Posto 5 e saiu por volta das 13h rumo ao Posto 7. Foram 2 horas de muita diversão!!! 

De cima do trio era só empolgação, com um repertório eclético, o bloco foi do samba ao funk, incluindo uma homenagem ao ícone do funk carioca Mc Marcinho. Os integrantes do bloco aproveitaram o desfile para comemorar um movimento significativo, onde eles passam a integrar ao selo da Crespo Music, esta parceria é um testemunho do compromisso mútuo com o empoderamento de artistas negros e oriundos de favelas, bem como uma plataforma para promover a diversidade na indústria musical. O primeiro artista da gravadora, Andyn, cantou seu lançamento “Terremoto” que já está disponível em todas as plataformas digitais .O primeiro artista da gravadora, Andyn, cantou seu lançamento “terremoto” que já está disponível em todas as plataformas digitais

“O grupo AfroReggae tem sua sonoridade própria, percussão própria. São músicos muito bem gabaritados e sabem muito bem o que estão fazendo. Fazer uma homenagem ao Mc Marcinho, pelo Bloco AfroReggae, por um grupo que completou 31 anos, acho que tinha tudo a ver. Fazer a seleção do repertório foi a parte mais difícil, porque o Marcinho tem tanta coisa linda, uma obra tão bonita, escolhemos 10 músicas que vão emocionar o povo e vai colocar o povo para cantar literalmente.”, pontuou Sany Pitbull

“Eu costumo dizer que o Bloco Afroreggae é a personificação da palavra groove. Eu nunca tinha vivenciado uma experiência musical tão completa e diferenciada como a que vivemos hoje. Levamos toda nossa energia pro trio e levantamos a galera com nosso som e nosso coração”. declarou Negawal – vocalista do Bloco

Reconhecido por seu compromisso com a inclusão, o Bloco AfroReggae destaca-se por seu apoio às comunidades historicamente estigmatizadas como pobres, negros, pessoas de favelas, de áreas periféricas e da comunidade LGBTQIAPN+. Sob a direção do renomado DJ Sany Pitbull, o bloco apresenta um repertório eclético que abrange rock, funk, axé, reggae e outros ritmos, garantindo uma experiência musical verdadeiramente inclusiva.

 



'Perdas de vidas humanas e animais são inestimáveis', avalia diretora técnica do Fórum Animal sobre desastre de Brumadinho

Cinco anos após tragédia, Vânia Nunes relembra como foi sua atuação no caso, que também serviu de estopim para surgimento do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres)

Cinco anos após o rompimento da barragem da Vale que vitimou mais de 270 pessoas e causou um grande desastre em Brumadinho (Minas Gerais), o Fórum Animal avalia que o cenário continua preocupante com o risco de tragédias como essa. 


Além da perda das vidas humanas, do dano ambiental e material com o desastre, há também a destruição de incontáveis vidas de animais - seja da fauna silvestre, sejam animais domésticos (como cães e gatos) e animais em situação de fazenda (como cavalos, bois, vacas e galinhas).

As perdas foram inestimáveis e múltiplas, na avaliação da diretora técnica do Fórum Animal, Vânia Nunes, que é médica veterinária e atuou na região de Brumadinho, na época. "As pessoas perderam tudo, perderam a família, perderam amigos, perderam a relação que existia como comunidade", lamenta. 


Não é possível calcular quantas vidas não-humanas foram perdidas - não havia um censo, um monitoramento ou um estudo que apontasse com precisão a população de animais na região. "A região tinha sítios e chácaras. Então animais domésticos que foram atingidos, em sua maioria, são cães e gatos. Mas há também bovinos, equinos, outros animais que faziam parte do convívio da região, que foram comprometidos ou vieram a óbito", diz a diretora.


Poder Público ineficaz

Na avaliação da diretora técnica, mesmo cinco anos após uma tragédia dessa magnitude, o Poder Público não tem sido capaz de cumprir nem de fazer com que as empresas cumpram protocolos de prevenção a desastres e planos de contingenciamento. "Existe má gestão, falta de previsão de recursos orçamentários para essas ações, e a crise climática piora tudo isso", reflete.


O número de desastres ambientais, como inundações, tem crescido muito nos últimos anos, pondera Vânia. "Em geral, os mais atingidos são os que já vivem em áreas de vulnerabilidade. Por exemplo, em Minas Gerais, muita gente vive com uma bomba-relógio com relação às barragens de mineradoras, como em Congonhas [município cercado por 24 barragens]. Então, o monitoramento e a busca de alternativas para evitar que essas situações ocorram é fundamental".

Formação do GRAD

A atuação direta ou indireta de médicos veterinários, bombeiros, policiais, protetores de animais e voluntários no desastre de Brumadinho serviu para sedimentar o caminho da formação do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), explica Vânia.


"Já tínhamos vontade de organizar esse trabalho, e foi por conta de tudo que a gente viu em Brumadinho que a gente achou que era hora de formar o GRAD", relembra a diretora, sobre o projeto vinculado ao Fórum Animal. 


Um balanço no site do GRAD aponta que foram resgatados mais de 400 animais entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro de 2019, e que a equipe do Grupo de Resgate contou com 7 médicos veterinários, 5 bombeiros civis e 10 auxiliares veterinários em sua atuação. 


A atuação do GRAD contou com parceria da Defesa Civil, do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), da Polícia Rodoviária Federal, da Universidade Federal de Minas Gerais


(UFMG), do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, além de uma série de clínicas veterinárias, lares temporários e ONGs de proteção animal.


"Em Brumadinho, a gente percebeu que o que tínhamos vivido no desastre de Mariana tinha servido de aprendizado, porque as pessoas estavam mais preparadas", pondera Vânia, com o cuidado de evitar minimizar o sofrimento que as pessoas viveram na tragédia ocorrida anos antes, em Mariana.


A diretora técnica pondera que a atuação do GRAD e do Fórum Animal em Brumadinho esteve muito centrada no resgate de animais, na atenção à saúde e em cuidados básicos com os animais das populações atingidas. 


"Nós também atuamos bastante no diagnóstico da situação em relação aos animais, em sobrevoos para identificar animais presos na lama, em avaliações nas propriedades do entorno que existiam. Situações de desastre, especialmente em um caso complexo como o de Brumadinho, são situações inesperadas, em que não há um padrão de ação", explica.


Dificuldades

Vânia pondera que as maiores dificuldades estavam em ter acesso aos locais onde os animais estavam, porque era enorme a quantidade de rejeito depositado. "Eram necessários vários dias para conseguir chegar até esses locais e fazer o atendimento", lembra. 


Ela recorda que a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) chegou a montar um mini-hospital veterinário, que foi de grande auxílio nos resgates. 


"Houve casos, por exemplo, de bovinos que ficavam 4 ou 5 dias aguardando resgate porque não era possível retirá-los. O helicóptero ia com veterinários, que levavam comida e água para os animais e ia-se planejando como fazer esse resgate.A parte líquida do rejeito ia sendo drenada, até que se conseguisse criar as condições adequadas", detalha Vania.


Sobre a entidade:


O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização fundada há 23 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal. 

É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos. Com a missão de proteger os animais em todo o país, sem distinção de espécie, trabalhando para que eles sejam respeitados como seres sencientes, e lutando para reconhecer a dignidade animal. 





 

Emirados Árabes manterá relações com Israel apesar da guerra

Conselheiro diplomático dos Emirados Árabes afirmou que a normalização das relações com Israel, estabelecida em 2020, continuará vigente

Foto: Freepik


Apesar da atual guerra de Israel contra o Hamas, os Emirados Árabes Unidos (EAU) reafirmaram que não há risco de rompimento nas relações com o Estado judeu. 


De acordo com a agência Bloomberg, o conselheiro diplomático presidencial dos EAU, Anwar Gargash, deixou claro que a normalização das relações com Israel, estabelecida por meio dos acordos de Abraão, em 2020, foi uma decisão estratégica pensada no longo prazo e que não será desfeita, ainda que precise superar obstáculos. 


Outros Estados árabes também têm mantido a diplomacia com Israel, a exemplo do Bahrein. Antes da guerra, esperava-se que a Arábia Saudita se juntasse aos Acordos de Abraão. Porém, segundo vários relatos, as negociações que estavam em curso estão agora suspensas. 


“Esperamos que cada vez mais outras lideranças árabes possam ter uma compreensão semelhante. O reconhecimento da legitimidade da existência de Israel por parte de seus vizinhos é o principal caminho para a paz que todos desejamos”, afirma André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, organização que promove a educação sobre Israel e o Oriente Médio.


Relações entre Israel e Emirados Árabes


Por meio dos Acordos de Abraão, os EAU e Israel normalizaram seus laços em 2020, e desde então passaram a aprofundar seus laços políticos e também econômicos, o que foi notável nas relações de comércio entre os dois países. Apenas um ano após o acordo, as trocas somaram US$1,2 bilhão, de acordo com o Ministério da Economia e Indústria de Israel, sendo que em 2020, antes da normalização, esse número era cerca de US$ 120 milhões, e em 2010, somente US$1 milhão.


Em 2022, as nações também assinaram um acordo de livre comércio, que entrou em vigor de fato no ano seguinte, com a assinatura de um acordo aduaneiro. As resoluções previam que as tarifas alfandegárias fossem reduzidas ou canceladas em aproximadamente 96% das mercadorias e a permissão para que as empresas israelenses tenham acesso às licitações do governo dos Emirados Árabes Unidos. Em 2023, os dois países também assinaram um memorando de entendimentos para cooperação na área de cibersegurança.To 


GILI LOPES lança ALGURES

Contrabaixista e compositor gaúcho radicado em Nova Iorque, reúne músicos brasileiros e americanos

em álbum que retrata suas andanças sonoras pelo mundo

 

A palavra de origem portuguesa que significa “em algum lugar”, dá título ao álbum do contrabaixista e compositor gaúcho, radicado em Nova Iorque, Gili Lopes. Algures, que será lançado nas plataformas digitais em 12 de janeiro, apresenta repertório de seis músicas autorais e duas regravações. O disco é resultado das viagens pelo mundo do músico e principalmente das amizades musicais. São histórias, lugares, parcerias e também despedidas e muita saudade.

Na banda, Gili reuniu grandes instrumentistas, brasileiros e americanos, com conexões que vão além da música, como os americanos John Ellis (saxofone) e Ari Hoenig (bateria) e os brasileiros Vinícius Gomes (guitarra), Hélio Alves (piano) e Rogério Boccato (percussão). “Uma banda com sensibilidade para interagir dentro do conceito sugerido pelas composições mas ao mesmo tempo levando a música por caminhos inusitados”, define o músico. E completa, “na minha opinião, a composição só atinge uma certa profundidade quando também há uma afinidade pessoal entre os músicos. E por mais que esse trabalho não seja explicitamente brasileiro, quis combinar um pouco da linguagem musical do Brasil com a linguagem do jazz de Nova Iorque.”




GENTE NEWS
Gladys França em foto no Hotel Pestana em curitiba. 



Natural do estado do Rio de Janeiro, radicada em  Curitiba, ​Gladys Gama França , destacou se, no campo literário, onde já recebeu  varios prêmios.
Foi  Casada com o psiquiatra Olímpio França Junior, e mãe do Rodrigo Otavio e de Olímpio Neto. 
Seu livro, Cabeça de mulher’ lançado em 1991 ,que foi inspiração da criação Premio
,  Cabeça de Mulher, que homenageava varias autoridades e personalidades da ária intelectual e social de.
 Curitiba. 
Cabeça de Mulher este de volta  neste  2024,onde serão homenagiados, Empresarios  ,Artistas visual e literarios, ,jornalistas ,entre Curitiba e Rio fe Janeiro.e  serão 25 trofeus aos indicados. 

Foto waldorafael 









Investidor fala sobre as previsões para o mercado imobiliário em 2024

Com o ano chegando ao fim, os investidores já começam a se perguntar sobre qual seria o cenário econômico mais provável para 2024. Com isso, o empresário e investidor Wagner Nolasco, que tem mais de 20 anos de experiência, afirmou que, ao contrário de 2023, as previsões para o mercado imobiliário nos Estados Unidos são muito favoráveis. 


"Esse ano tivemos juros muito altos, acréscimos de juros, mais de quatro aumentos de juros pelo Fed americano, mas as projeções para 2024 são exatamente opostas. Três cortes já foram anunciados pelo Fed, no qual eu acredito que até julho, agosto do ano que vem, nossos juros estarão bem mais estáveis. A economia vai demandar muito mais propriedades, principalmente na área imobiliária, devido à falta de construção que nós tivemos na última década", disse Nolasco.


Segundo o investidor, a economia americana vai estar muito similar a 2019, pré-covid.


"Juros imobiliários na faixa de 6, 6,5%. Já estamos com 6.9%, tivemos uma queda acentuada também nesse mês de dezembro".


Se nos EUA as previsões são boas, no Brasil o cenário será bem diferente, de acordo com Wagner Nolasco. 


"As projeções do Brasil para 2024 não são positivas. A Taxa Selic caindo, muito dinheiro evadindo as poupanças, as aplicações diretas minimizando os retornos e muito capital saindo do país em 2024. Mas, ao mesmo tempo, os Estados Unidos reacelerando a economia com muito investimento externo e baixa de juros"











































































Teatro Vivo atrai mais de 42 mil pessoas no ano e divulga programação para 2024 

São Paulo, 28 de dezembro de 2023  O Teatro Vivo, espaço consolidado no cenário paulista, encerra 2023 com um total de 12 espetáculos e 220 apresentações, grande parte delas pautadas na diversidade. As peças atraíram um público de mais de 42 mil pessoas. Entre os destaques, estão espetáculos como “Tom na Fazenda”, ‘A Herança” e “Shirley Valentine”. 

 

Para 2024, a casa já prepara sua programação, com a reabertura no dia 19 de janeiro com a estreia de “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”, premiado espetáculo da Cia Dos à Deux que une dramaturgia, cenografia, coreografia, encenação e performance de André Curti e Artur Luanda Ribeiro. A partir de 3 fevereiro, o espetáculo “Scaratuja – Teatro para Bebês” volta para uma curta temporada. Já em 23 de março entrará em cartaz o infantil "Diário de Pilar na Amazônia", grande sucesso no Rio, com Miriam Freeland e grande elenco. 

 

Comunicação Corporativa    

imprensavivo@agenciafr.com.br   


Shirley Valentine esteve em cartaz no Teatro Vivo em 2023. Crédito da foto: Daniel Chiacos




São Paulo.2024

Varanda Estaiada apresenta o Réveillon Estaiada: o evento ideal para quem fica em São Paulo e quer dar as boas-vindas à 2024 de forma única

O réveillon é constantemente associado à queima de fogos à beira mar e é o principal destino dos paulistanos nesta data. No entanto, algumas pessoas preferem fugir da mesmice e buscam por programas diferenciados para celebrar a renovação do ano. Pensando nisso, o Varanda Estaiada, uma das vistas mais icônicas da cidade de São Paulo, preparou uma experiência inesquecível: uma festa temática, com muita música e um cardápio de drink e gastronomia de dar água na boca.


O Varanda estaiada apresenta o Réveillon Estaiada, festa de ano novo para quem quer se despedir de 2023 com muito estilo. O evento é a oportunidade perfeita para finalizar o ciclo de 2023 e celebrar o que há por vir em 2024.  


Garantindo os mix exclusivos e hits da atualidade, o som ficará por conta do trio de Djs Odds Musik - Old but Gold, com um repertório eclético, mesclando hits e novidades mundiais com toda a classe adquirida ao longo de seus oitenta anos de vida.


E como festa boa é sinônimo de bons drinks e pratos, o Varanda Estaiada fez questão de elaborar um menu completo para te proporcionar aquele gás para curtir a noite inteira com as melhores companhias e sabores. Confira a seguir o menu completo:



Drinks


• Caipirinhas 

• Gin Tônica

• Varanda Energy

• Whisky Drinks

• Espumante no momento da virada

• Água 

• Suco 

• Refrigerante

• vinho branco

• vinho tinto

• vinho rosé


Buffet 

• Focaccia (veg)

• Bolinho de camarão (veg)

• Mini sanduíche de pastrami com maionese dijon

• Mini Coxinha 


 Ilha de antepastos (Noite inteira)

 

 Cesta de pães e torradas

• Mini Ciabatta (veg)

• Mini francês (veg)

 Frios

• Salame

• Copa


 Queijos

• Brie

• Gorgonzola 

• Parmesão 

 

Opções Veganas

• Caponata (veg)

• Sardela (veg)

• Homus (veg)

• Coalhada seca (veg)

• Tomate seco (veg)

• Mix de azeitonas (veg)

Saladas

• Mix de folhas

• Couscous marroquino com tomatinho grape, abobrinha, shimeji, damasco e manjericão (veg)

• Salada (com molho caesar)


 

Massas

• Ravioli de Mozzarela com molho de tomate fresco e manjericão (veg)

• Nhoque com fonduta parmesão 

 

Carnes / Peixes

• Rosbife de filé mignon ao molho de cogumelos 

• Salmão ao molho de ervas e limão siciliano

• Arroz de amêndoas (veg)

• Risoto de Bacalhau 

 

Sobremesa:

Merengue de Morango 

Mousse de chocolate 

Sorvete 


Caldas:

Frutas vermelhas 

Nutella 

 

Lanche da Madrugada 

 

• Mini Hot dog

• x burguer 

Batata frita



Os ingressos do evento estão sendo comercializados no site a partir de R$300 já incluso bebida e comida. A casa está sujeita a lotação, sendo assim as vagas são limitadas. 


Crianças são bem vindas no evento com ingresso Kids a partir de R$160,00.



Garanta já o seu lugar acessando este link: https://www.ingresse.com/reveillon-estaiada#comprar


Serviço: 

Endereço: Avenida Magalhães Castro, nº 6118, Jardim Panorama - São Paulo/SP - CEP 05676-120

Telefone: (11) 9 3241-3213

Mídias sociais: Instagram: @Varandaestaiada


2023 foi um ano muito especial para Sympla, de muitos desafios e de muito crescimento também. Temos muito orgulho em sermos hoje a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil!

⏱ Foram mais de 46 milhões de ingressos vendidos no ano, uma média de 94 ingressos vendidos por minuto!

😎 Isso sem falar nos mais de 395 mil eventos disponíveis na nossa plataforma, criados por mais de 80 mil produtores.

E tuuuudo só foi possível por termos você ao nosso lado! Por isso, somos imensamente gratos.

E para celebrar este ano incrível, nada melhor do que curtir uma super Festa de Ano Novo. Vem com a gente?

26/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON AMORÉ 24

Ipojuca - Pernambuco

06/12/23 a 02/01/24

RÉVEILLON DOS MILAGRES 2024

São Miguel dos Milagres - Alagoas

27/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON DESTINO 24

Camaçari - Bahia

27/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON ALMA BOIPEBA 2024

Cairu - Bahia

31/12/23 a 01/01/24

CARPE VITA NEW YEAR EVE'S 2024

Balneário Camboriú - Santa Catarina

31/12/23 a 01/01/24

RÉVEILLON CELEBRARE 2024

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

29/12/23 a 01/01/24

PARADOR MARESIAS - RÉVEILLON 2024 - PACOTE

São Sebastião - São Paulo


 História das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho emociona público de fórum ambiental

 No Fórum Brasil de Gestão Ambiental realizado em Serra Negra (SP), entre 22 e 24 de novembro, visitantes demonstraram apoio à luta dos familiares por justiça para as 272 pessoas vítimas da tragédia-crime de 25 de janeiro de 2019 

Brumadinho, 28 de novembro de 2023 - Familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, emocionaram e conquistaram o apoio dos visitantes do IV FBGA (Fórum Brasil de Gestão Ambiental) para a luta por justiça pelas 272 vítimas da tragédia-crime, que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019. O encontro, que aconteceu entre 22 e 24 de novembro em Serra Negra (SP), reuniu gestores públicos e empresas privadas que atuam na área de meio ambiente.

 No estande da Prefeitura de Brumadinho, familiares das vítimas conversaram com o público sobre as consequências colapso da barragem em 25 de janeiro de 2019. Foto: Viviane Raymundi

No estande da Prefeitura de Brumadinho, Jacira Costa e Alexandra Andrade, diretoras da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho), conversaram com dezenas de pessoas, que se surpreenderam ao tomar conhecimento, por exemplo, que a ação penal que pede a condenação de 16 réus por homicídio e crimes ambientais ainda não foi a julgamento 4  anos e 10 meses após a tragédia. O processo, que tramitou na Justiça mineira por 3 anos, foi transferido para a Justiça Federal em janeiro passado e voltou para a fase de citação dos réus.


“É muito bom ter a oportunidade de saber o que acontece de fato. Quanto mais pessoas souberem, melhor”, afirmou o engenheiro de segurança e meio ambiente Marcionil da Silva, que mora em Poços de Caldas (MG). “Agora sei realmente o que se passa em Brumadinho. Acho muito importante divulgar essas informações nacional e internacionalmente”, disse a oficial de meio ambiente, Marly Coelho, moradora de Santana de Parnaíba (SP).


No segundo dia do evento, Jacira, que perdeu o filho na tragédia-crime, e Alexandra, que teve o irmão e o primo mortos no rompimento da barragem da Vale, participaram de uma roda de conversa com mulheres empreendedoras, onde puderam contar suas histórias e falar das lutas dos familiares para que a tragédia-crime não fique impune. “Estou emocionada com a história delas e impressionada com a força e exemplo que elas são”, disse Kethlin Taborda, do M.Inspiram.


No terceiro dia do encontro, ao lado de Wagner Donato, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Brumadinho, Alexandra falou para uma plateia de especialistas sobre a criação da AVABRUM e suas ações em busca por justiça; pelo encontro de Maria de Lurdes Bueno, Tiago Tadeu Silva e Nathalia Araújo, as 3 vítimas ainda não localizadas; por memória, para que a tragédia-crime não seja esquecida; direitos dos familiares e não repetição do crime. “Não é possível discutir política de meio ambiente em Brumadinho sem considerar o sofrimento das vítimas do rompimento da barragem da Vale”, afirmou Donato.


Além das 272 vítimas fatais, a tragédia-crime da Vale deixou um rastro enorme de destruição no meio ambiente. Segundo o Ibama, mais de 130 hectares de Mata Atlântica  foram cobertos pelo rejeito da mineradora. A lama tóxica também contaminou o rio Paraopeba, tornando a água imprópria para o consumo. 

NEWS DA HORA 


Mega Model Brasil organiza encontro pela preservação ambiental

Evento em São Paulo abre diálogo sobre o tema com presença de empresários, artistas, modelos e governantes

O que nomes como Washington Olivetto, Gugu da Cruz, Eli Hadid e Arnoldo Wald Filho têm em comum? A resposta está no “Descoberta a terra prometida Brasil”, idealizado pela Mega Model Brasil em favor de uma causa urgente: a preservação do meio ambiente. O projeto tem como sócios os empresários da Cruz e Hadid, o publicitário Olivetto e o cônsul honorário de Mônaco no Brasil Wald Filho.


Focado na sustentabilidade e conscientização ambiental do Brasil, o projeto será apresentado durante um evento, na próxima quarta (6), em São Paulo. Na lista de convidados estão empresários, artistas, modelos, governantes, entre outros. “Vamos reunir pessoas interessadas em incentivar ações sustentáveis, soluções, educação ambiental, tecnologia etc para o cotidiano do cidadão. Se existe um país preparado para debater soluções ecológicas, esse lugar é o Brasil. Somos líderes em tamanho, diversidade e reservas”, afirma Sabrina Muller, diretora da Mega Model Brasil.


A principal proposta da agência é alertar o público sobre a importância das ações individuais, como descartar adequadamente o lixo, para gerar um impacto significativo no meio ambiente. Em sua primeira edição, o encontro contou com parcerias como o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. O nome do projeto foi definido por Washington Olivetto, aclamado publicitário paulistano, ganhador de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes.


A celebração é exclusiva para convidados e acontece na próxima quarta-feira (6), às 20h, na Casa Mega Model, na capital paulista.


Ao todo, cerca de 400 estilistas, empresários, modelos e diretores de revistas de moda terão a oportunidade de se aprofundar no tema. Ícones da moda nacional, os designers Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, o empresário Eli Hadid, da Mega Model Brasil, as tops Maria Klaumann e Maria Osório, o cônsul honorário de Mônaco no Brasil, Arnoldo Wald Filho, e o empresário Gugu da Cruz são algumas das presenças confirmadas.


“Nosso país é encarado como inovador e sustentável no ramo da moda, então estamos apoiando e intensificando esse diálogo. Queremos promover cada vez mais encontros no futuro”, conclui Sabrina Muller.



Espetáculo teatral "A Hora do Boi" fará apresentação gratuita na VegFest 2023

Neste domingo dia 3/12 as 17 horas ,acontecerá uma apresentação teatral gratuita durante o VegFest 2023, quando a aclamada peça "A Hora do Boi" ganhará vida no palco do maior evento Vegano da América Latina que ocorre no Expo Center Norte. O evento é realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Francal Feiras. O monólogo, estrelado por Vandré Silveira e idealizado pelo próprio ator, traz um poderoso texto de Daniela Pereira de Carvalho, com direção magistral de André Paes Leme.

A trama, que mergulha nas complexidades da relação entre humanos e animais, segue a história de Seu Francisco, um tratador e capataz de matadouro que se vê diante de uma encruzilhada emocional. Sua vida se entrelaça com a de Chico, um boi nascido e criado sob seus cuidados, cujo destino inexorável é o abate



Gastronomia/Show/Presente



Gastronomia da Hora.



Sucesso gastronômico em Curitiba, a Pizzaria da Mathilda apresenta um novo conceito para uma de suas lojas. A unidade Centro, da Av. Vicente Machado (859), tem uma nova proposta. Mantendo o sabor e qualidade que consagraram a marca, agora a loja destaca um formato menor e mais prático, dando origem ao projeto Mathildinha

 


-Curitiba Show

Cantata na Batel celebra clima de Natal em Curitiba

Alunos do Colégio Marista Paranaense vão apresentar canções de Natal de todo o mundo em espetáculo aberto ao público

Data: 4 e 5/12, segunda e terça-feira

Horário: 19h30h

Local: Colégio Marista Paranaense - R. Bpo. Dom José, 2674 

Apresentação do coral de alunos une emoção e tradição à programação de Curitiba. Crédito: Allyson Rafael

O coral de alunos do Colégio Marista Paranaense reforça o clima natalino da capital paranaense. Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, nas noites de segunda e terça-feira, 4 e 5 de dezembro

+Presentes



Malas Web oferece descontos de 50% na Black Friday.



A Black Friday chegou até as Malas Web com descontos de 50% em produtos selecionados como os modelos Vênus e Mars em polipropileno, da marca IKA Malas, além de bolsas e mochilas de diferentes marcas. O desconto vai até esta sexta-feira, 24 de novembro.  Funcionando ainda em soft opening até o dia 5 de dezembro, a loja 1.096 está situada no City Center Outlet Premium, em Campo Largo, e tem malas e acessórios de viagem das mais renomadas marcas do mercado. 

Serviço

Endereço: City Center Outlet (Rua João Bertoja, 1995  Itaqui de Cima, Campo Largo)

Horário: De segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, e a praça de alimentação de segunda a domingo, das 11h às 22h.Serviço

Endereço: City Center Outlet (Rua João Bertoja, 1995  Itaqui de Cima, Campo Largo)

Horário: De segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, e a praça de alimentação de segunda a domingo, das 11h às 22h



Litoral do Paraná. 

Guaratuba (PR): audiência pública discute sobre projeto de restauro da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Encontro será dia 20/11, às 19h, na Câmara Municipal de Guaratuba

Na próxima segunda (20/11), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Guaratuba realizarão, às 19h, audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade para apresentar o Projeto de Restauração e de Agenciamento do Espaço Externo da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Guaratuba, no Paraná. 


O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil no processo de elaboração do projeto de restauro, assim como validar a proposta de agenciamento do espaço público no entorno da igreja, principalmente no que trata do fechamento do trecho da Rua Monsenhor Lamartine, em frente à edificação, para a sua integração com a Praça Alexandre Mafra, a fim de diminuir os impactos do tráfego de veículos na região.  


A audiência contará com a presença do prefeito Roberto Justus, da vereadora e presidente da Câmara Municipal Cátia Silvano e do Comitê de Acompanhamento do Projeto de Restauração, formado por representantes da igreja e paróquia do local, do poder público municipal, de organizações da sociedade civil e também da comunidade em geral. 


 

Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso 


 

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, situada à Praça Alexandre Mafra, município de Guaratuba (PR), foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo Iphan em 1938 por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo utilizada de forma complementar à igreja construída na parte posterior do templo original, sobretudo durante seus principais eventos religiosos, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, com duração de 10 dias, todo mês de julho. 


 


Serviço: 


Data: segunda-feira, 20 de novembro de 2023 

Horário: 19h 

Local: Câmara de Vereadores - Rua Cel. Carlos Mafra, número 494, no Centro. Guaratuba, Paraná 

 



TIM e Globo se unem para celebrar a música preta brasileira no Fantástico.
Crédito: Rodrigo Lopes
  • Especial de quatro episódios com apresentação de Maju Coutinho e do rapper Rael destaca as influências africanas na música brasileira 
  • Ação produzida pela BETC HAVAS faz parte da campanha da operadora para o mês da Consciência Negra, que tem como mote “imagine que é possível celebrar vozes pretas”
 
Crédito: Rodrigo Lopes
 

Rio de Janeiro,  novembro de 2023 – A TIM une os pilares da sua marca – conexão com a música e compromisso com a diversidade e combate ao preconceito – na campanha do Mês da Consciência Negra. A principal ação é uma parceria com a Globo no quadro Música Preta Brasileira, que faz parte das comemorações de 50 anos do Fantástico. O especial estreou no último domingo (5) e terá mais três episódios com apresentação da jornalista Maju Coutinho e do rapper Rael.



Além do patrocínio, a TIM estende em suas redes sociais o debate iniciado pelo programa, trazendo mulheres negras em ascensão na música, em ação desenvolvida pela BETC HAVAS e tem como mote “imagine que é possível celebrar vozes pretas”. A ideia é amplificar essas vozes, em vídeos com tom inspirador, mostrando como essas artistas quebraram barreiras e estão fazendo história, construindo um futuro da música ainda mais preto. A iniciativa se conecta ainda com o recente manifesto de gênero lançado pela operadora ao priorizar mulheres na narrativa, reforçando que a equidade não pode esperar.

Esses conteúdos também são apresentados por Rael, que conversa com as cantoras – a primeira convidada foi Sued Nunes. Participam ainda a rapper Tássia Reis, a sambista Thais Macedo e a funkeira Deize Tigrona. Trechos de 30 segundos dos vídeos serão veiculados no primeiro break do Fantástico a cada domingo de novembro e os depoimentos completos entram no Instagram da TIM (@TIMBrasil) e ficam hospedados no G1, em uma landing page exclusiva da TIM na editoria Fantástico. 

"Nosso compromisso com a inclusão e o combate ao preconceito e à discriminação é genuíno e transversal a tudo que fazemos. A TIM é reconhecida pela sua conexão com a música, sua presença nos maiores eventos musicais e por priorizar a diversidade no line up, na comunicação e em todas as suas ações de marca. Nesse projeto com a Globo, unimos dois grandes pilares da companhia em uma iniciativa para celebrar artistas negros e negras, enaltecendo sua relevância na formação da música brasileira e destacando sua influência na cultura do país”, destaca Camila Ribeiro, diretora de Advertising e Branding da TIM.

“Com essa campanha queremos dar destaque para a questão racial com intersecção com feminismo, abrindo espaço para que as pessoas pretas contem suas histórias de forma positiva, reforçando que a equidade racial é possível. Por isso, os quatro programas trazem um positivo, inspirador e informativo, mostrando como os protagonistas quebraram barreiras e estão fazendo história, construindo um futuro da música ainda mais preto e internacionalmente feminino”, diz Daniela Lima, Diretora de Conteúdo e Criação da BETC HAVAS.

O Música Preta Brasileira mostra a ancestralidade e a importância africana na cultura nacional por meio de histórias relacionadas à música e à diversidade, saindo da posição de dificuldade e enfrentamento de desafios desse grupo para um lugar de afeto e das vivências das pessoas convidadas. Cada episódio aborda um ritmo: o primeiro foi focado na música baiana, com Gilberto Gil, Carlinhos Brown, BaianaSystem, Luedji Luna, Olodum e Orquestra Afrosinfônica da Bahia. Os demais temas são rap, samba e funk, com nomes como Emicida, Alcione, Martinho da Vila, Buchecha, Tati Quebra Barraco, Negra Li, dentre outros.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do Índice de Sustentabilidade Empresarial e a do IDIVERSA. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Ficha Técnica: 
Agência: BETC HAVAS 
Anunciante: TIM 
Produto: CONSCIÊNCIA NEGRA
Título: Projeto Música Preta

CCO: Erh Ray
VP de Criação: Marcelo Bruzzesi
Diretor de Criação: Alexandre Fernandes e Daniela Lima
Marcas & Negócios: Flavia Braga, Erica Barreiros, Bruno Lira, Carolina Paboudjian, Mariana Mazzoli, Fabiana Barros, Loriene Ávila e Bárbara Passos
Estratégia: Amanda Agostini, Renata Barbosa, Paola D'Almeida, Victor Rossetti
Criação: Alexandre Fernandes, Daniela Lima, Marília Cotrim, Brenda Freire, Breno Cibelli, Leonardo Almeida, João Lage, Victor Rossine e Alanna Brito.
Listening: Daniela Lima, Gustavo Ortiz, Caio Leão, Mariana Paz
Mídia: Carol Esposito, Ana Vieira, Patrícia Cunha, Camila Luna e Claudio Silva 
Clientes responsáveis: Fábio Avellar, Camila Ribeiro, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abess, Clara Garcia, Barbara David, Letícia Porfírio, Isabella Gonçalves, Elmer Dias
 

Crédito: Rodrigo Lopes

ACONTECE NEWS.

MACEIO,CURITIBA,PERNANBUCO,RIO DE JANEIRO.





Maceió receberá o maior congresso de Alergia e Imunologia da América do Sul

Maceió receberá 187 palestrantes nacionais e internacionais, entre os dias 17 e 20 de novembro, para a 50ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que este ano traz o tema “As Múltiplas Faces da Alergia e Imunologia”.


“Queremos mostrar a estreita inter-relação entre a Alergia Imunologia e as demais especialidades, além da importância da abordagem integrada e holística do paciente alérgico”, comenta Dr. Fábio Kuschnir, vice-presidente do 50º Congresso e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A estimativa é que cerca de 2 mil congressistas participem do evento, que nesta edição especial traz novidades.

 

50º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: de 17 a 20 de novembro

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Rua Celso Piatti, S/N - Jaraguá, Maceió

Informações e Inscrições: congressoalergia2023.com.br


​EXPOSIÇÃO CURITIBA PR

Últimos dias da exposição do artista Túlio Pinto, com catálogo já disponível​,No mon em curitiba.

A exposição “Buraco no Céu”, do artista visual Túlio Pinto, realizada pelo MON no espaço do Olho, poderá ser vista até o dia 22 de outubro. Para quem quiser levar um pouco da mostra para casa, o catálogo já está disponível na MON Loja. 


A mostra reúne 33 esculturas e instalações, algumas com grandes dimensões, que exploram a potência do tridimensional. A curadoria é de Roberta Stubs. É um inusitado diálogo entre materiais de diferentes valências. Mármore e aço estão lado a lado, vigas de ferro parecem flutuar e convivem com lâminas de vidro, numa construção quase poética.

“Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto

Espaço expositivo do Olho

Até o dia 22/10

Catálogo já disponível na MON Loja, preço: R$ 70,00


www.museuoscarniemeyer.org.br


​Recife Pernabuco FESTIVAL DE CINEMA

10º edição do Recifest começ​ou n​a ultima segunda (16) em Pernambuco

[Aqui entra o subtítulo]

Nesta segunda-feira (16) tem início, oficialmente, a 10ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest), um dos maiores e mais importantes festivais de cinema LGBTQIA+ do Brasil. O evento segue até o dia 31 de outubro, de forma presencial e virtual nas cidades do Recife e de Vicência, em Pernambuco. Já as mostras competitivas do festival ocorrerão até o dia 20 de outubro, no Cineteatro do Parque, exclusivamente em formato presencial.


Para a competição de curtas-metragens, foram selecionados 30 filmes brasileiros de um total de 170 inscritos, representando 23 estados brasileiros e o Distrito Federal. Dentre os selecionados, destacam-se obras de ficção, documentários, filmes híbridos e curtas experimentais, provenientes de várias regiões do país, incluindo Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe​.


​    E SHOW RIO

Leo Jaime comemora 40 anos de carreira no 
Qualistage, dia 21 de outubro
Cantor recebe Eduardo Dussek e 
João Penca e Seus Miquinhos Amestrados   
no show #Tofazendo40


Entra o órgão! Neste 2023, Leo Jaime sobe aos palcos do Brasil para comemorar 40 anos de carreira.
Mas só?
Todos aqueles sucessos, atuações na TV, no jornalismo, "Dança dos famosos", Miquinhos Amestrados...
Quem faz tudo isso em apenas 40 anos?

Ele mesmo, Leonardo Jaime, nascido em Goiânia em 1960, mas logo convertido em carioca (e rubro-negro!), a ponto de ter ensaiado com uns rapazes roqueiros no Rio Comprido, lá no início da década de 1980, e, não se sentindo tão à vontade com o rockão clássico do quarteto, indicar um amigo ao posto, apresentando assim Cazuza ao Barão Vermelho. Antes disso, Leo já tinha integrado a banda Nota Vermelha, em que dividia os vocais com uma bailarina chamada Fernanda Abreu.

Com o topete em plena forma, Leo integrava, à época, o grupo João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, ao lado de amigos como Selvagem Big Abreu, Avellar Love e Bob Gallo. Foram dias de muita diversão e rockabilly, mas Leo queria mais, e logo partiu para sua própria carreira, com discos clássicos como "Phodas C" (a estreia, em 1983, que completa 40 anos em 2023), "Sessão da Tarde" (1985) e "Avenida das desilusões" (1989). Em 1995, com "Todo amor", em que grava Caetano Veloso, Lulu Santos, Djavan e Cazuza, Leo reafirma seu caráter camaleônico, que aparece em atuações na TV, em textos para publicações como "O Globo" e as revistas "Desfile" e "Capricho", além da gloriosa participação na "Dança dos Famosos", da TV Globo, em que se sagrou campeão, em 2018.

As aulas de balé de Leo são um sucesso em suas redes sociais (são mais de 500 mil seguidores no Instagram e mais um milhão no X, aquele anteriormente conhecido como Twitter), assim como foi sua série "Uma por dia", em que interpretava seus sucessos ao violão, durante o isolamento da pandemia.

Pois o multi-Leo sobe aos palcos na comemoração de seus 40 anos de carreira, recheada de sucessos como "A vida não presta", "Bambolê", "O pobre", "Gatinha manhosa", "A fórmula do amor" e muitos outros. Além das composições do próprio Leo e de suas famosas versões ("Solange", "Sônia"), que ninguém se assuste se surgirem citações de nomes como Rolling Stones, Nirvana e Cream no meio das canções.

A festa chega ao Qualistage, no Rio, no dia 21 de outubro, com participação dos velhos camaradas Eduardo Dussek e João Penca e Seus Miquinhos Amestrados.

É apenas rock'n'roll, Leo gosta, todo mundo gosta.

Um show para unir gerações, dos eternos fãs roqueiros ao público dos filmes, TV e teatro (“Malhação”, “Rock estrela”, “Papo de segunda”, “Era no tempo do rei”...), passando por leitores e admiradores de all things Leo Jaime.

Depois de lotar casas pelo Brasil nos últimos anos com espetáculos como "#Desplugado", "Dance comigo" e com parcerias com os velhos amigos Blitz e Leoni, agora a estrela é o autor de "Rock estrela". No fim das contas, a vida presta.

Data: 21 de outubro

Horário: 21h30

A casa abre 1h30 antes

Local: Qualistage 

Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ 

Classificação etária: 18 anos
Ingresso a partir de R$ 140,00

Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais 

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas 

Informações: https://qualistage.com.br/




Circo Internacional da China se apresenta no Espaço Unimed

O novo espetáculo "Mundo Jurássico" chega em São Paulo no dia 7 de setembro de 2023 (quinta-feira), feriado nacional

Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, apresenta Circo Internacional da China com  o novo espetáculo “Mundo Jurássico”. Trata-se de uma superprodução inédita para toda a família que acontecerá em São Paulo no dia 7 de setembro de 2023 (quinta-feira), feriado nacional. 

AMBIENTE EXCLUSIVO PROMOVE ARTES VISUAIS NA LE BARON

 

Por Pedro Lichtnow 

Um espaço para envolver artistas, arquitetos, decoradores, empresários, em um local específico para expor trabalhos de arte contemporânea . 
José Albanir, Tatiana Nasser, Marialda Pereira, Luiz Montes Ribeiro,  Waldo Rafael.

 




Dentro da Le Baron Móveis e Decoração, em Curitiba, há um ambiente dedicado às artes visuais contemporâneas. O espaço, bastante intimista e otimizado, traz requinte, bom gosto, diversidade plástica e cultural. Para expor pinturas em tela, desenhos, fotografias e peças de cerâmicas, foi criada uma atmosfera intimista, com luz amena, de tom amarelo suave, um silêncio profundo, revigorante e reflexivo. 


Ao visitar o local, quase, então, se torna possível ouvir o pensamento calado das próprias criações artísticas.

 

O ambiente foi pensado para isso mesmo e também para agregar a melhor e mais sofisticada produção de arte de vários artistas convidados de Curitiba, Paraná e Brasil.

 

“Criamos o espaço para envolver artistas, arquitetos, decoradores, empresários, em um local específico para expor trabalhos de arte contemporânea e também para promover a cultura e a estética visual”, explicou César Le Baron, fundador da Le Baron, referência na área há mais de 40 anos e considerada uma empresa inovadora no Brasil.

 

COORDENAÇÃO CONJUNTA

 

O ambiente foi projetado e coordenado ainda em parceria com o Mídia Social  fotográfico e artístico Waldo Rafael. E no último 30 de junho, para inaugurar a exposição, a loja promoveu um coquetel com vários artistas. Participaram os artistas e os fotógrafos José Albanir, Tatiana Nasser, Marialda Pereira, Luiz Montes Ribeiro, além do próprio Waldo Rafael.

 

“Nós organizamos todos os detalhes, pensamos no clima coerente à arte contemporânea, para receber grandes artistas de Curitiba e do Brasil, valorizando a arte, a cultura, o designer e a estética das peças”, disse Waldo Rafael.

 

MOSTRUÁRIO DE IMAGENS 


No ambiente, Waldo também traz um mostruário de algumas fotos dele contemporâneas selecionadas, com exclusividade, para o espaço. As imagens estão à venda por encomenda digital.

 

As demais obras da exposição, de outros artistas, podem ser arrematadas diretamente na loja, durante a imersão visual, sensível e autorreflexiva.


OBRAS VIBRANTES

 

Nas paredes da sala de artes, serão expostas até agosto, belas telas contemporâneas, vibrantes e com boa dose de inspiração. É possível fazer, ao entrar na sala, um mergulho rápido e drástico na ação e no pensamento fluídico dos artistas. 


Junto com as obras, estão organizados, estrategicamente, móveis exclusivos e peças decorativas da Loja Le Baron São modelos elegantes, charmosos e interativos com o ambiente de arte - certamente, uma combinação perfeita entre a arte, o sensorial e o subjetivo.


 


Assim, quem quiser visitar o espaço, conhecer o trabalho dos artistas expositores e também a Le Baron, basta visitar a loja em horário comercial.


 


A Le Baron Móveis e Decoração fica na Avenida Manoel Ribas, 1.970, no bairro Mercês.


 


ATENDIMENTO:


(41) 3335-9653 ou (41) 99895-4408


contato@lebaronmoveis.com.br


Segunda a sextas: 09h – 18h


Sábados: 09h – 17h


Site: 

lebaronmoveis.com.br





A Trilha Sonora de um Bairro retrata o rap e a cultura da Cidade Industrial

Com menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, o filme A Trilha Sonora de um Bairro faz um recorte sociológico corajoso, honesto e profundo da periferia de Curitiba.

Produzido com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o documentário inspira-se na música CIC, do grupo J.A.C, formado pelos rappers Menthor, Hauly MC e Betinho Celanex. 




Sem qualquer vanguarda acadêmica, mas com uma linguagem fiel à vida na comunidade, o curta-metragem expressa o desejo de quem mora na “quebrada” da CIC (Cidade Industrial de Curitiba) para mostrar, ao mundo, a riqueza cultural e a perseverança escondida na mente, no espírito, nas rimas, nas músicas, na dança, no rap, no hip-hop, no break, em todas as faces da cultura alternativa, do underground e da experiência real dos moradores.


Apoio cultural


Produzido com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o documentário inspira-se na música CIC, do grupo J.A.C, formado pelos rappers Menthor, Hauly MC e Betinho Celanex. 


“O movimento, o rap, a cena musical, o filme, tudo se mistura à vida de cada um na comunidade, na 'quebrada'", destacou Menthor, integrante do J.A.C. "Quando lançamos a música CIC, que inspira o documentário e sintetiza a nossa vida no bairro, quando batíamos de empresa em empresa da região para conseguir empregos, começamos a promover encontros, aos sábados, para amenizar as 'tretas' (brigas) nos bairros e nas vilas da Cidade Industrial. Chamamos o pessoal do rap do Caiuá, da Conquista, do Sabará, da Diadema. Juntamos todo mundo, formamos um grupo apenas e isso uniu a Cidade Industrial e a comunidade. Hoje somos espelho para a moçada e criamos uma identidade da CIC para o mundo”, destacou Menthor, integrante do J.A.C.


Humanização


O filme A Trilha Sonora de um Bairro também retrata o cotidiano, os sonhos, os desafios, os dramas e a realidade complexa dos moradores da CIC.


“A história (do documentário) é uma representação mais plural da realidade da comunidade, com o protagonismo dos moradores em várias cenas. Algo que extrapola até mesmo a música, ao criar um recorte fiel e honesto da realidade de uma periferia de uma grande cidade”, disse o diretor Danilo Custódio, da produtora responsável pelo documentário, Real Cultural.


O rapper Betinho Celanex protagonizou e dirigiu o filme. Ele virou integrante do J.A.C em 2006. “Eu sou um personagem do filme também, assim como vários moradores protagonizaram as cenas”, contou.


Lente social


Com apenas 15 minutos de duração, o filme consegue amplificar o contexto no bairro com a lente social da música e da vivência prática dos rappers na comunidade, a realidade contemporânea dos moradores da CIC, dos artistas do rap local, a expressão cultural e as relações humanas.


Premiado na estreia pela Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec-PR), durante o Festival Internacional de Cinema de Curitiba, A Trilha Sonora de Um Bairro faz, essencialmente, um mergulho social, cultural e político pelas regiões da Cidade Industrial de Curitiba.


Da CIC para o mundo


O filme será exibido, em breve, no espaço cultural Teatro da Vila, mas ainda sem a programação definida. Os produtores também pretendem inscrever o documentário em festivais nacionais e internacionais, com a ideia de propagar a realidade da comunidade, destacar a cena musical e também exportar o slogan Da CIC para O Mundo.


Assessoria Prefeitura Municipal de Curitiba
Foto (Ricardo Marajós)
Na imagem: O rapper Menthor e os diretores, Danilo Custódio e Betinho Celanex





MÁRIO CARABAJAL RECEBE INDICAÇÃO

PARA DISPUTA AO NOBEL DE LITERATURA

 

O Dr. Mário Carabajal – Ph.D, presidente e fundador da Academia de Letras do Brasil (ALB) foi indicado, esta semana, à Academia Sueca de Letras, para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. A carta de nominação do gaúcho, nascido em Bagé-RS, em 1958, reconhece a extensa e valiosa produção cultural, artística, educacional, intelectual e humanística do escritor brasileiro, ao país e ao mundo.

 

TRAJETÓRIA EXISTENCIAL

 

Com 30 obras publicadas, Carabajal é especialista em psicossomatologia e pesquisa científica. Também é mestre em relações internacionais; doutor em ciências educacionais; pós-doutor em psiconeurofisiologia e em filosofia.

 

Na longa trajetória, apresenta profundas reflexões, análises políticas e existenciais sobre modelos possíveis para acabar com a fome no mundo. Além disso, no Parlamento do Mercosul, tem colaborado significativamente para o fortalecimento das Políticas Públicas de Administrações dos Estados Membros.

 

Entre seus principais livros, destacam-se: Estado de Espírito / Cosmobiopsicosociocinesiologia / Romance Através dos Tempos / Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana / Dicionário de Psicanálise Clínica / Resumo de Projetos Políticos / Diagnóstico Preliminar em Psicopedagogia / Técnica e Prática da Psicanálise Clínica / Principais Causas da Fome no Mundo Contemporâneo / Divergências Diagnóstico-terminolócas em Psicopedagogia. Mario Carabajal também tem Inúmeras publicações em jornais e revistas, divulgados em vários países e traduzidos em diversos idiomas.

 

CARTA OFICIAL

 

A carta de indicação de Mário Carabajal à disputa ao Prêmio Nobel de Literatura, foi apresentada por Daniel Goulart, professor Universitário de Brusque (UNIFEBE), no Brasil, em mensagem enviada ao escritor, poeta, crítico literário e membro da Academia Sueca, Anders Olson, responsável pelo concurso internacional.

 

Na mensagem oficial, Goulart enfatiza as qualidades e a contribuição marcante do professor Mario Carabajal, à literatura e a sociedade.

 

Vimos os indicados qualificados e gostaríamos de perguntar, respeitosamente, se é possível designar Mário Carabajal Lopes ao Prêmio Nobel em Literatura. Em relação à literatura, ninguém jamais foi mais lúcido neste mundo do que o Dr. Mário Carabajal Lopes, que há cerca de vinte e dois anos fundou a Academia de Letras do Brasil, cujos membros são valiosos e a quem respeitamos muito e propuseram a abertura dessa Academia, pois no Brasil não havia apenas 40 pessoas alfabetizadas e capazes de expandir o conhecimento. A resposta que ele teve foi que seria mais fácil para ele iniciar uma nova academia do que para a Academia Brasileira de Letras iniciar-se. Idealista e sonhador, na casa dos trinta, um período em que a maioria de nós pretende procurar metas como segurança patrimonial, futuro financeiro, bens, etc  ele pensou em valores mais dignos, como cultura, elucidação das pessoas, idealismo, para ver uma nação olhando para o alto, para causas nobres, para a educação intelectual. Com isso em mente, com o despontar de um novo milênio, ele criou a Academia de Letras do Brasil (ALB). Graças ao seu trabalho diligente, hoje a ALB está em mais de 20 estados, com mais de 11.800 acadêmicos. Não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos da América, Suécia, França, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai, Chile e África”.

 

RECONHECIMENTO LEGÍTIMO

 

Para a presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Paraná, Dra. Maria Teresa Marins Freire, “a indicação do professor Dr. Mário Carabajal é o profundo e legítimo reconhecimento do seu trabalho e produção literária, humanística e social.


A ALB-PR se irmana ao nosso Presidente Nacional e Confrade nesse sentimento de trajetória percorrida em intensa e profícua verve que nos inspira e que levou a ALB ao patamar superior em que hoje se posiciona.


Nossas congratulações por tão destacada e nobre indicação, nossa admiração por nos guiar no caminho fecundo da literatura e nosso respeito e amizade por inspirar e incentivar nossa criatividade literário-cultural!”, disse a Dra. Maria Teresa, presidente da ALB-PR. 

 


MAIS SOBRE CARABAJAL


Membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e Membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais, Carabajal é ainda professor, jornalista, licenciado em Educação Física., especialista em pesquisa científica (UFRR), especialista em psicossomatologia (ESPC), estudos de especialização em Tecnologia Educacional (UnB) e especialista, mestre e doutor em psicanálise (ESPC).

 

O novo indicado à disputa ao Nobel de Literatura, também é Doutor em Psiconeurofisiologia (ESPC), mestre em Relações Internacionais (UAA), em estudos de Mestrado em Direito Internacional (UAA) e Pós-doutor em Filosofia da Religião. Em 2019, Mário Carabajal concluiu também o doutorado em Ciências Educacionais (UAA) – com tese em Psicopedagogia, além de Pós-doutorado em Bioquímica, na Universidade de Oxford - Inglaterra.

 

Ex-consultor do Ministério da Educação; Ministério Extraordinário dos Esportes; Departamento de Doenças Crônico-degenerativas do Ministério da Saúde; Departamento de Motricidade Humana da UNICAMP e assessor de Gabinete do Governo e da Secretária de Educação de Roraima (2001/2003), o escritor também é professor e orientador de mestrado e doutorado (CFSia). Com inúmeras publicações em jornais e revistas em todo o planeta, Mario Carabajal é membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais.

 

Sobre a literatura e o valor da escrita, costuma afirmar:

 

“Escrever é um ato de grande responsabilidade para com os destinos da própria Humanidade”. (Mário Carabajal)




Nenhum comentário: