segunda-feira, 6 de julho de 2020

Personalidades.

Roberto Macedo assume cargo de apresentador e porta-voz do Miss Brasil
No momento em que o país perde a baiana Martha Rocha, primeira Miss eleita no país e segunda colocada no concurso Miss Universo, em 1954, seu amigo de longa data e também baiano, Roberto Macedo, assume a apresentação do maior concurso de beleza do Brasil
      
Martha Rocha faleceu no dia 4 de julho, aos 87 anos de idade, após ter feito história no mundo da beleza. Enterrada no dia 5 de julho, no cemitério do Santíssimo Sacramento, em Niterói, Martha trilhou um caminho bastante próximo do seu conterrâneo Roberto Macedo.
Roberto Macedo, nasceu em Rio Real, no litoral norte da Bahia e desde os 8 anos de idade se interessou pelos concursos de beleza, tornando-se especialista no assunto. Formado em Jornalismo e em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, trabalhou 12 anos como repórter de TV e depois com marketing político, momento em que as misses eram hobby na vida de Roberto, o que mudou quando começou a atuar como apresentador, jurado e coordenador de concursos de beleza.
Presente em dez concursos de Miss Universo, Roberto atuou em novembro de 2019 como jurado do Miss Brasil-Europa, no Casino Estoril, em Portugal, tendo acumulado também o júri por duas vezes do Miss Brasil-USA em Miami (1998 e 2000), do Miss Brasil Internacional 1992, em Curitiba, entre outros concursos.


A relação do Roberto Macedo com o universo da moda e da beleza, estreitou sua amizade com Martha Rocha, juntos foram jurados no Miss Brasil-USA 2000, no Miss Bahia 2004, em Itabuna e no Miss São Carlos 2003, em São Carlos-SP. Como jornalista, Roberto entrevistou Martha diversas vezes e um detalhe que costumava virar brincadeira entre eles, era em relação à idade de Martha, que gostava de diminui-la em alguns anos e ficava brava quando Roberto lembrava que ela tinha nascido em 1932.
“Martha Rocha deve ter partido feliz, foi uma profissional excelente, com uma carreira brilhante, sem nunca ter deixado de lado suas raízes, também teve a oportunidade de ver, pela primeira vez, um amigo baiano assumir a coordenação do Miss Brasil”, completa Roberto.
Como missólogo (termo que denomina os amantes dos concursos de misses), Roberto já foi fonte de informação para muitas reportagens em jornais, revistas e programas televisivos de diversas emissoras, dentre elas Piauí, Superinteressante, Revista dos Curiosos, Metrópole, Caras, Flash, Programa do Jô Soares, Sem Censura, Vitrine com Marcelo TAS, Na Cama com Monique, Fantástico, entre outros. 
Em 2015, Roberto lançou a biografia de Martha Vasconcellos, Miss Universo 1968, dentro do projeto Gente da Bahia, da Assembleia Legislativa do Estado. O livro foi lançado com sucesso numa noite de autógrafos no salão nobre da Associação Comercial da Bahia e está esgotado. São 698 páginas com 400 fotografias.
Sobre o Miss Brasil
Miss Brasil é o mais tradicional concurso de beleza feminino realizado anualmente, elegendo, entre as mulheres de cada unidade federativa do país, a representante nacional da beleza da mulher brasileira. A vencedora de cada edição representa o país no Miss Universo.
O concurso existe desde 1954, quando a baiana Martha Rocha se tornou a primeira Miss Brasil. A atual Miss Brasil é a representante do estado de Minas Gerais, Júlia Horta.
O Brasil, desde então, só não participou do Miss Universo no ano de 1990. Em 2020, o Miss Brasil será realizado na segunda quinzena de agosto.
Redes sociais do Miss Brasil 2020:
Instagram: @u_missbrasil / Facebook: U_MissBrasil / Twitter: @u_missbrasil / YouTube: U_MissBrasil / LinkedIn: U Miss Brasil

Nenhum comentário: