quinta-feira, 25 de junho de 2020

Saúde e Vida.

As dicas para realizar em segurança o exame de Covid-19
A decisão de sair de casa para realizar o exame laboratorial deve ser tomada em conjunto com um especialista
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus surgiram vários tipos de teste para detectar a doença, utilizando sangue, soro, plasma ou secreções das vias respiratórias, sendo que os exames de imagem, como radiografias e tomografia computadorizada, também têm sido úteis. A procura por testes que atestam diagnóstico mais preciso cresceu e, com isso, a segurança dos pacientes no momento da coleta do material se tornou também uma preocupação.
 
“Médicos de todo o país buscam minimizar o risco de contágio no momento da realização dos exames de detecção da Covid-19. Existe o receio do contágio e da transmissão, por isso a decisão de sair de casa para um exame com maior precisão deve ser tomada em conjunto por médico e paciente”, explica o radiologista Camilo Dallagnol, do Plunes Centro Médico e da Precisão Diagnóstico por Imagem, em Curitiba (PR).

 
O primeiro passo em casos de suspeita de Covid-19 é conversar com o médico de confiança ou com os órgãos de saúde do município, preferencialmente por meio de uma videoconferência ou chamada telefônica, para saber se o teste presencial é mesmo necessário. A partir desta decisão de sair do isolamento uma série de procedimentos devem ser seguidos para manter a segurança. Confira algumas dicas para realizar o exame com tranquilidade:
 
Agende o exame, não saia de casa sem horário marcado
 
Não saia de casa sem ter agendado o exame. Entre em contato com a central de agendamento do local onde você pretende ser atendido e discuta com o atendente o melhor dia e horário. Os serviços de diagnóstico por imagem, por exemplo, têm aumentado o intervalo de tempo para a realização de cada exame de modo a evitar aglomerações e em alguns locais há horários destinados especificamente para o atendimento de grupos de risco e também para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
 
Se estiver tossindo ou com coriza, avise o local do exame
 
Se você apresentar sintomas respiratórios como tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar ou febre, e tiver exame agendado, entre em contato com a clínica ou hospital antes de sair de casa. Eles poderão dar orientações sobre procedimentos adequados, como o reagendamento do exame para um momento em que você não seja um potencial transmissor, ou até mesmo tomando as melhores providências para evitar o contágio, caso o exame seja inadiável.
 
Respeite as normas internas de cada centro médico
 
O trânsito dos pacientes com sintomas respiratórios dentro de cada laboratório ou centro médico deve evitar o contato destes com outros pacientes ou profissionais que não estejam atuando com suspeita de Covid-19. Respeite as orientações dos profissionais, pois são para a segurança de todos.

Seja tolerante com atrasos
 
Após o uso das salas de exames todas as superfícies devem ser limpas com produtos adequados e este procedimento pode demorar. No caso de atendimento de pacientes com casos suspeitos ou confirmados, a sala de exames deve ficar por pelo menos 30 minutos sem uso, para permitir a exaustão passiva do ar ambiente. Muitas vezes os atrasos ocorrem devido a pacientes que chegam com urgência e que precisam de atendimento prioritário.
 
Distanciamento social deve permanecer
 
Dentro das clínicas ou hospitais vale o mesmo que para todos os demais estabelecimentos comerciais: há limite para o número de pessoas no mesmo ambiente, deve ser respeitada a distância mínima entre as pessoas, álcool 70% deve estar amplamente disponível para higienização das mãos e você deve usar máscara o tempo todo.
 
Cautela na interação
 
Os exames devem ser realizados no menor tempo possível, evitando interações desnecessárias entre os funcionários e os pacientes. Então o ideal é fazer somente as perguntas necessárias ao profissional que está prestando o atendimento neste momento.
 
Cuide do seu tempo fora de casa
 
Evite ficar tempo além do necessário nas dependências dos laboratórios ou clínicas. As dúvidas não essenciais quanto ao seu exame podem ser tiradas por telefone, antes ou após o atendimento.

Nenhum comentário: