segunda-feira, 22 de junho de 2020


LIVES - 7º PRÊMIO DE ARQUITETURA INSTITUTO TOMIE OHTAKE AKZONOBEL

Como parte das atividades do 7º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, em um programa dividido em quatro lives, estudiosos convidados discutem, com mediação de arquitetos e críticos, a moradia sob vários aspectos. Para pensar o morar em tempos de pandemia, a série traz o fundador da organização Observatório de Favelas, Jailson de Souza, para abordar a habitação popular em relação à cidade (23/06, às 19h), e a arquiteta e professora Diana Helene Ramos, o doméstico e a questão de gênero (25/06, às 19h). Fernanda Figueiredo, especialista em cores e executiva de marketing, discutirá sobre a ressignificação da casa nesse novo cenário e o papel das cores na arquitetura (06/07, às 19h). Já o arquiteto e crítico Gabriel Kogan e a curadora associada do Instituto Tomie Ohtake Priscyla Gomes analisam as casas exibidas no cinema (07/07, às 19h). As lives podem ser acessadas pelo Instagram do Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake).
As inscrições da 7ª edição do Prêmio de Arquitetura foram prorrogadas até dia 8 de julho. Informações no site http://premioarquitetura.institutotomieohtake.org.br .

Programação / Lives

MORAR em tempos de pandemia
Moradia popular e a relação com a cidade
Jailson de Souza – fundador da organização Observatório de Favelas
Mediação: Diego Mauro
O isolamento social tornou-se o meio de proteção predominante diante dos desafios da pandemia do COVID-19. No entanto, tal noção tem encontrado desafios no contexto brasileiro frente ao grande número de habitantes em condições de vulnerabilidade nas periferias das grandes cidades. O foco dessa live será, portanto, a situação das favelas, que exigem uma estratégia de isolamento diferente da estabelecida nos espaços formais da cidade.
23/6 - 19h

MORAR em tempos de pandemia
O doméstico e a questão de gênero
Diana Helene Ramos – arquiteta e professora de estudos urbanos e habitação social
Mediação: Diego Mauro
Como pensar a questão da habitação no contexto de pessoas que não têm o direito básico à moradia, no momento em que se espera que todos fiquem em casa? A live parte dessa pergunta para discutir as questões enfrentadas por pessoas que moram em ocupações (com enfoque nas mulheres), bem como a situação de pessoas LGBTQI+ expulsas de seus núcleos familiares e que acabam, por vezes, recorrendo à prostituição.
25/6 - 19h


MORAR em tempos de pandemia
Arquitetura e cores
Fernanda Figueiredo – especialista em cores e executiva de marketing, responsável pela área de Colour Design da AkzoNobel (Tintas Coral) na América do Sul.
Com o isolamento social, a vida das pessoas voltou-se para dentro de seus lares. Estamos presenciando um momento de ressignificação das famílias com suas casas, que hoje é local do trabalho, da escola, da academia, do restaurante, do lazer, enfim, de tudo que se fazia fora dela. Isso mudou a forma como as pessoas consomem decoração, que se tornou mais prática e com propósito do que nunca. Dentro desse contexto, vamos discutir como fica a relação das cores (e sua importância) nesses espaços multifuncionais.
6/7 – 19h

MORAR - A casa no cinema
Gabriel Kogan – arquiteto urbanista e crítico de arquitetura
Priscyla Gomes – curadora associada do Instituto Tomie Ohtake
Aqui pretende-se explorar a representação da casa no cinema, investigação que abordará filmes relevantes para a história do cinema e que explicitarão o quanto o espaço em que habitamos afeta e molda o nosso cotidiano.
7/7 - 19h
Sobre o Prêmio
O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, registrada em catálogo, e os premiados, anunciados na inauguração da mostra, são contemplados com viagens internacionais.
Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e revestimentos, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design.
Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel é apaixonada por pintura. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, atuamos em mais de 150 países e empregamos cerca de 33.500 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar os produtos e serviços de alto desempenho que nossos clientes esperam. Para mais informações, acesse www.akzonobel.com. © 2020 Akzo Nobel N.V.
Sobre o Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, SANAA – Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas. Além do Prêmio AkzoNobel, realiza o programa Arquitetura Brasileira que, por meio de mostras e encontros, a cada edição investiga a produção nacional sob aspectos propostos por curadores convidados.  

Mais Informações
Instituto Tomie Ohtake www.institutotomieohtake.org.br
Pool de Comunicação
Marcy Junqueira e Martim Pelisson
marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

AkzoNobel – Informações à imprensa
Conteúdo à la carte
Fabiane Giustifabianegiusti@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9747-6710
Camila Teich: camilateich@conteudoalacarte.com.br || (11) 9 9116-1493



Nenhum comentário: