terça-feira, 12 de maio de 2020

Vai um cafezinho?


Consumo moderado do café traz benefícios à saúde e pode ser bom aliado para a concentração em tempo de home office

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás somente da água? A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entidade que representa as indústrias de torrefação e moagem de café de todo o país.

Outro fator que desperta cada vez mais interesse na bebida - tanto para jovens quanto em adultos - são os benefícios à saúde. “Quem bebe café diariamente e em quantidades adequadas ingere vitaminas, minerais e nutrientes que estimulam o organismo e comprovadamente ajudam quando o tema é atenção e concentração”, explica Carlo Costa Gallinea, diretor comercial da Bonblend - uma empresa que há dez anos trabalha com grãos e blends especiais no Paraná e em Santa Catarina - e um apaixonado por café.

Também considerado um estimulante natural, o café dá mais agilidade ao organismo, diminui o sono e o cansaço. A cafeína, por sua vez, possui um efeito bronco-dilatador e diminui a fadiga dos músculos respiratórios. Em tempos de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o café também é um aliado para o bom humor.

“Doses moderadas de cafeína melhoram o estado de espírito e aumentam a disposição. Elas são boas companhias neste momento de home office e reclusão”, argumenta Gallinea.

Os preferidos


No Brasil, as variedades de grãos de café mais consumidas são a Arábica e a Conilon. A primeira gera uma bebida suave, famosa por ser mais refinada. As nuances de sabores proporcionam diferentes doçuras e acidez, resultando nos chamados cafés gourmet. Já o Conilon resulta numa bebida mais dura.

“A Bonblend entende que o café proporciona um estímulo de todos os sentidos, por isso desenvolveu um blend especial com grãos selecionados e padronizados em sua linha que congrega as opções Premium, Superior, Clássico e Tradicional”, explica Gallinea.

O café Tradicional, por exemplo, é o café torrado e moído para filtro, com um blend de café com predominância da espécie arábica, resultando num café encorpado, com aroma e sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo combinado ao leite. “Tem uma torra média para escura e seu sabor é tão agradável que não precisa ser adoçado”, argumenta o gestor.

                                                                                                                                              

Doces receitas

E para quem está em casa neste momento de reclusão, Carlo Costa Gallinea ensina que além de aproveitar o café em forma de bebida, ele pode ser um bom coadjuvante na culinária. “Existem muitas receitas fáceis de doces e bolos que levam o café como ingrediente e podem ser feitas até mesmo pelas crianças. É uma atividade que enche a casa de sabor e alegria”.

Confira abaixo as sugestões culinárias para o café, escolhidas pelas Bonblend:

Bolo de Chocolate com Bonblend

Ingredientes:

    Bolo

3 ovos

2 xícaras de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de café Bonblend coado forte e morno (usamos o tradicional)

1/2 xícara de chá de chocolate em pó

2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Calda

1/2 xícara de chá de chocolate em pó

1/2 xícara de chá de leite

2 colheres de sopa de açúcar

1/2 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

   Bolo

1.No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o óleo, o café Bonblend e o chocolate.

2.Misture a farinha e o fermento peneirados.

3.Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinhada.

4.Asse no forno pré-aquecido a 200 graus.

5.Desinforme, deixe esfriar e coloque a calda por cima.

   Calda

1.Em uma panela misture o chocolate em pó, o leite e o açúcar.

2.Deixe ferver, desligue o fogo e misture o creme de leite.

Brigadeiro de Bonblend

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

1 de xícara (café) de café Bonblend forte já preparado

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Chocolate granulado

Modo de Preparo

É o mesmo processo do brigadeiro normal: coloque todos os ingredientes (menos o granulado) numa panela e leve ao fogo brando, mexendo sem parar. Quando o creme desprender do fundo da panela, apague o fogo. Transfira para um prato e deixe esfriar. Quando estiver frio, enrole tradicionalmente e passe no granulado ou coloque em potinhos. Cubra com o granulado.

Sobre a Bonblend

Fundada em 2009 em Joinville-SC, a Bonblend surgiu da paixão do casal Valéria e Claudimar Zomer pela magia do café. Seu objetivo foi desmistificar os tipos especiais e inseri-los na cultura diária do consumidor, disponibilizando acesso a produtos de maior qualidade e preço justo.

A Bonblend fornece cafés das principais regiões brasileiras, preserva a verdadeira essência de cada terroir e está presente em dezenas de cafeterias, empresas e escritórios de Santa Catarina e do Paraná. Em 2020 a Bonblend vai ampliar a presença nacional e buscará mercados internacionais.

 

Nenhum comentário: