quarta-feira, 6 de maio de 2020

Startups de impacto socioambiental têm a oportunidade de receber aceleração online do Inovativa Brasil.

As inscrições para o programa ficam abertas até o dia 1º de junho
Segundo dados do 2º Mapa de Negócios de Impacto, estudo que acompanha a evolução dos negócios de impacto socioambiental no Brasil, o país conta hoje com 1002 soluções voltadas para essa área. Para ajudar no fomento ao ecossistema, oInovAtiva de Impacto, vai selecionar 40 empresas inovadoras, de base tecnológica, com potencial para gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver problemas sociais e/ou ambientais, para participar do Ciclo 2020 de Aceleração. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae.



A escolha dessas soluções será realizada por uma rede de avaliadores qualificados para analisar os projetos submetidos com base em quatro critérios: Grau de Inovação, Potencial de Mercado, Maturidade da Solução e Equipe, e Tese de Mudança. No dia 22 de julho será anunciado, no site do programa, as startups que receberão, durante seis meses, gratuitamente e de forma totalmente online, cursos de capacitação, mentorias individuais e coletivas, além de treinamento de simulação de pitch (discurso feito a investidores).

“Desde 2016, realizamos quatro ciclos do InovAtiva de Impacto. Como fruto desta iniciativa, conseguimos acelerar negócios de todo o país com foco em meio ambiente e/ou sociedade. Para isso, contamos com uma rede de 600 mentores que auxiliaram nossas startups com informações, conselhos e contatos”, comenta Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
Ao final do ciclo, conforme seu desenvolvimento durante o programa, 20 startups serão convidadas a participar do InovAtiva Experience, evento de conexão com organizações e empresas voltadas para impacto, em que se apresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema.
“Sustentabilidade é bom para os negócios, pois estamos falando de oportunidades para as empresas, para a sociedade e para os consumidores. Negócios de impacto socioambiental se tornam cada vez mais importantes, pois trazem soluções voltadas a resolverem problemas reais, ao mesmo tempo em que buscam viabilidade econômica”, explica o Diretor Técnico do Sebrae, Bruno Quick. Ele ressalta ainda que o Sebrae apoia os pequenos negócios que já estão neste caminho ou querem se tornar mais sustentáveis e que o tema está na agenda do Sistema Sebrae, junto ao ganho de competitividade e inovação, temas fundamentais de atuação da instituição.
Inscrições
As inscrições para o Ciclo 2020 de Aceleração do InovAtiva de Impacto deverão ser realizadas até 1º de junho no site do programa. Para participar, as startups precisam estar formalizadas como empresas, possuir base tecnológica ou um modelo de negócios inovador, ter como missão gerar impacto social ou ambiental positivo e contar com alto potencial de escalabilidade.
Sobre o InovAtiva de Impacto
O InovAtiva de Impacto é uma vertente diferenciada do Programa InovAtiva Brasil, voltada para o tema impacto social e ambiental. Mais de mil startups se inscreveram no programa e mais de 80 startups participaram do InovAtiva de Impacto desde 2016.

Nenhum comentário: