sábado, 30 de maio de 2020

Evolução biológica Natural

Conheça a rota de Charles Darwin pelo Uruguai.


Uma rota cheia de conhecimento foi o legado deixado por Charles Darwin, naturalista britânico  - o pai da evolução, ao embarcar em uma aventura pelo mundo no período de 1831 a 1836 no navio do capitão Robert Fitzroy, responsável pelo convite a Darwin em lhe acompanhar na missão de mapear a costa sul-americana para atualização das cartas náuticas britânicas.



O programa Discovery Channel, reproduziu a rota realizada pelo evolucionista no Uruguai e propõe um passeio bem curioso mostrando por onde ele passou e o que mudou na biodiversidade do país desde sua chegada por lá.  O cientista foi um dos primeiros a propor a evolução biológica através da seleção natural. Em 1832, Charles Darwin percorreu por três meses o que é hoje o Uruguai, deixando suas experiências em seu livro de viagens para a posteridade. Aqui trazemos um pouco da rota descrita feita por Discovery Channel, e convidamos a conhecer mais sobre o ambiente natural preservado pelo vizinho.



Um dos lugares por onde passou, mostrados pelo canal de televisão foi Maldonado, que nas anotações de Darwin foi descrita: “Maldonado fica na margem norte do Prata, a uma curta distância da foz deste rio. A cidade é separada do rio por uma fileira de colinas arenosas com cerca de um quilômetro de largura, cercado do outro lado por uma planície ondulada coberta por uma camada uniforme de uma linda relva”; e esse foi o ponto de partida do canal, que percorreu Rocha, até a Barra de Laguna de Rocha, local onde convivem dois ecossistemas completamente distintos dentro de um mesmo espaço.

Logo, passou pelo parque Nacional de Cabo Polônio e mostrou as belezas, que a área ainda conserva, e características típicas da paisagem da costa atlântica uruguaia, prévio ao processo de transformação que começou em meados do século XX pela expansão do modelo urbano-turístico tradicional.

No “Valle del Lunarejo”, exibiu a biodiversidade e beleza das cachoeiras e florestas da região, todas possivelmente vivenciadas por Darwin. A Paisagem Preservada do Vale está no extremo noroeste de Rivera, próximo a Artigas e Salto. Situa-se na parte norte do sistema da Coxilha de Haedo, que cumpre uma função de corredor biológico para o ingresso de espécies subtropicais de flora e fauna do sul do Brasil até o território uruguaio.

E a rota é finalizada em Esteros de Farrapos e Ilhas do Rio Uruguai, mais precisamente em San Javier, a cidade é o limite norte do Parque Nacional Esteros de Farrapos e da área protegida das Ilhas do Rio Uruguai, que constitui um dos mais importantes sistemas de zonas úmidas do país. A área é caracterizada por associações de lagoas, pântanos, pântanos e campos naturais, nos quais se desenvolvem extensas matas ciliares e florestas de parque (alfarrobeiras), habitats de diversas e numerosas espécies de nossa fauna nativa.

Dentro do parque, há uma trilha turística que parte de Puerto Viejo e atravessa cinco ambientes naturais diferentes, através dos quais a riqueza biológica e ecológica da área é explicitada, que leva até o monumento levantado em comemoração ao centenário da chegada de Charles Darwin ao país.

Ficou curioso? Você pode assistir tudo, assistindo ao programa na íntegra.

Nenhum comentário: