quarta-feira, 20 de maio de 2020

COSMOVISÃO AFRICANA DO CORPO COMO TEMPO RELIGIOSO É TEMA DA SÉRIE.

 
4º episódio de Sankofa – A África que Te Habita vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, às 20h30, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil
 
O quatro episódio da série de TV Sankofa – A África que Te Habita debate a visão africana sobre corpo e mente humana, com contextualização histórica do sociólogo e professor acadêmico Muniz Sodré. O programa, que é estruturado na identidade cultural do Guiné-Bissau, vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, às 20h30, pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.
 
Contrapondo-se à dualidade europeia, a cosmovisão africanista não separa os dois elementos. Sodré acrescenta que, de modo geral, o corpo é sustentado por uma força capaz de realizar coisas, o que baianos e iorubás chamam de Axé. “Uma coisa que o corpo tem, que se acumula, se conquista na relação dos mais velhos com os mais novos, que depende de caráter, de rituais em terreiros”, define Muniz.

 
A capoeira é uma das manifestações da religiosidade do corpo. No episódio, capoeiristas da Bahia mostram a evolução enquanto manifestação cultural no Brasil. Em Guiné-Bissau, a série registra crianças fazendo movimentos acrobáticos parecidos com a capoeira no porto de Cacheu.
 
Estruturada em 10 episódios, Sankofa – A África que Te Habita acompanha expedição do fotógrafo brasileiro César Fraga e do historiador Maurício de Barros Castro por nove países africanos rotas da escravidão, em busca da memória ancestral. A série é assinada pela FBL Criação e Produção, dirigida por Rozane Braga, roteirizada por Zil Ribas e com fábulas mitológicas narradas pela atriz Zezé Motta.
 
SOBRE PRIME BOX BRAZIL
 
O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil exibe produções nacionais de vários gêneros, com destaque para séries, documentários, bem como curtas, médias e longas metragens. Abre espaço para novos criadores, ao estimular a diversidade regional, e diretores consagrados. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Music Box Brazil (dedicado à música nacional), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Prime Box Brazil é distribuído por NET, Claro, Sky, Vivo, Oi, entre outras operadoras do país, e plataformas Prime Video e TeleUP no mercado internacional.

Nenhum comentário: