quinta-feira, 7 de maio de 2020

#Beleza

Clínicas fechadas: como os cosméticos te ajudam na quarentena contra rugas, manchas, olheiras e acne
Com as clínicas de Dermatologia fechadas, agora mais do que nunca você precisa de um cuidado skincare mais apurado. Experts das áreas de Dermatologia explicam quais substâncias são realmente efetivas para tratar acne, manchas, olheiras, ressecamento, rugas e flacidez
Cosmético
São Paulo –  Durante a quarentena, se de repente você acordou com uma espinha – ou então percebeu rugas e manchas que até então não havia se dado conta, saiba que os dermocosméticos podem ajudar. “Com as clínicas fechadas, temos que usar todo nosso arsenal de boas substâncias para realmente tratar a pele nesse período de isolamento social”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Logo depois que a pandemia passar, podemos voltar aos tratamentos que trazem resultados mais significativos, como Ultrassom 3D Solon (flacidez), Surgical Derm (rugas), Vektra QS (manchas), DermaShower (acne) e Eletroderme (rejuvenescimento e cicatriz de acne), mas por enquanto o melhor a fazer é manter o tratamento cosmético orientado pelo médico”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consultamos três experts da área de Dermatologia para te explicar quais são as substâncias que, em séruns ou cremes, devem fazer parte de sua rotina para tratar oleosidade (e acne), manchas, olheiras, rugas, ressecamento e flacidez. Confira:



Menos brilho e espinhas: Quando o assunto é acne e oleosidade, Acneol SR traz tudo o que há de bom para a pele que produz brilho em excesso. “A composição traz ácido salicílico, zinco, silício e enxofre. Todos esses ativos têm importante ação antiacne e seborreguladora. Além de estimular a renovação celular, o ativo acelera o processo de cicatrização da pele”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe. Outra opção é o ativo D.S.B. C, que une o ácido salicílico e a tecnologia dos silanois, o que acelera a renovação celular e promove o aumento da comunicação celular, beneficiando a resposta imune da pele. “Já Miniporyl é um extrato de trevo vermelho (Trifolium Pretense), com composição rica em Biochanina A, isoflavona que reduz o tamanho dos poros, diminuindo a oleosidade e deixando a pele mais luminosa”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal.
Pele sem manchas: O tratamento com manchas em consultório é feito em poucas sessões com lasers como Vektra QS. “Ele atinge o melanócito, célula produtora de melanina (pigmento que dá cor à pele) e interrompe o processo de formação da mancha, além de clarear as já existentes”, afirma o Dr. Abdo. O tratamento cosmético das manchas é mais difícil, por isso os médicos sugerem ativos como os ácidos kójico e tranexâmico. “O ácido Kójico inibe a ação da tirosinase, enzima responsável pela produção de pigmento, promovendo a diminuição da formação de melanina e, consequentemente, o clareamento. É um ácido que não causa irritabilidade nas concentrações de margem de segurança. Já o ácido tranexâmico age no bloqueio dos comunicadores inflamatórios responsáveis pelo processo de hiperpigmentação”, diz o Dr. Jardis. Além disso, a formulação ainda pode conter Albatin (evita a formação de melanina), B-White (reduz a pigmentação solar e genética) e Silpearl (para proporcionar máxima luminosidade e equilíbrio hídrico da pele).
Fim das olheiras: As olheiras são pigmentações anormais de característica genética ou que podem ser adquiridas. São dois pigmentos envolvidos: o melânico acastanhado ou o vermelho acastanhado violáceo pelo depósito de hemossiderina, que é um pigmento férrico. Os lasers como Vektra QS levam vantagem no tratamento porque agem nos dois pigmentos. Mas para clarear com ajuda de cosméticos, o primeiro passo é hidratar bem a região, com produtos específicos para a área dos olhos. Um dos ativos mais importantes para essa hidratação é Hyaxel, um ácido hialurônico de baixo peso molecular que promove hidratação cutânea e aumenta a produção de colágeno. “Quanto aos ativos para diminuir a coloração das olheiras, indico Meiyanol com ação anti-inflamatória e quelante de ferro, em associação com MDI Complex que protege as fibras de colágeno da degradação, evitando aparição de olheiras causadas pela perda de tônus dos vasos”, diz a Dra. Claudia Marçal.
Preenchimento já: Quando surgem as “volumetrias negativas”, as famosas rugas, além de hidratar a região, é fundamental o uso de substâncias que estimulem o colágeno e tenham efeito preenchedor. Segundo o Dr. Jardis Volpe, a prescrição pode conter Retinol, um importante renovador celular e estimulador do colágeno, e Adipofill, um avançado sistema que ajuda no estímulo do preenchimento de células adiposas (de gordura). “Ele pode ser combinado com Densiskin D+, que tem ação no microrrelevo cutâneo e na junção dermoepidérmica, ajudando a diminuir a aparência das rugas”, explica o médico. Outra sugestão é SWT-7, um ativo que estimula células-tronco e reduz a aparência de rugas verticais; e ainda pode ser usado o ácido ferúlico, com importante ação antioxidante e que suaviza rugas e linhas de expressão.
Pele renovada: Quem sofreu com cicatriz de acne e teve problemas de ondulações na superfície da pele deve recorrer ao tratamento em consultório com Eletroderme assim que possível. “A radiofrequência microagulhada do equipamento é capaz de causar um grande estímulo de colágeno e deixar a pele mais lisa, sem ondulações. Mas o que precisa ser feito em casa para preparação da pele, durante esse tempo, é uma hidratação poderosa”, afirma o Dr. Abdo. Para isso, a Dra. Claudia Marçal recomenda o uso de Acquaporine Active (biopeptídeos que melhora o transporte da molécula de água), GPS Trealose (combate a desidratação da pele) e Hidro.Bio (alta capacidade de retenção de umidade). Além disso, outro ingrediente importante é Lanablue, que tem ação similar aos retinóides na renovação da pele, sem causar seus efeitos adversos de irritação, ardência e vermelhidão.
Mais firmeza e elasticidade: A chave para devolver firmeza e elasticidade à pele é o estímulo ao colágeno. Isso pode ser feito por meio de diversos tratamentos, como o Ultrassom 3D Solon, mas o uso de dermocosméticos também é importante. “Ativos como Progeline e Progenitrix retardam a senescência (envelhecimento celular) e aumentam a produção de colágeno, principalmente na junção entre as camadas da pele. Isso ajuda contra a flacidez”, diz o Dr. Jardis. A dermatologista Dra. Claudia Marçal lembra também de Sculptessence, que proporciona redesenho da face, e Sirhamnose, que confere mais firmeza à pele por estimular a síntese de colágeno.
Além do uso dos ingredientes, os médicos lembram que o fotoprotetor de uso tópico é de fundamental importância para evitar que, enquanto você trata sua pele, mais danos se formem. “O uso do filtro solar deve ser feito por todos, já que ele é o principal meio de prevenção do envelhecimento e do câncer de pele. Portanto, use todos os dias o filtro solar, em qualquer estação do ano, e em todas as áreas expostas”, afirma a Dra. Claudia. Por fim, os médicos lembram que o melhor a fazer é procurar ajuda de um dermatologista e seguir suas orientações para o tratamento ideal da pele. “Podemos indicar também vitaminas orais como Exsynutriment, InCell, Bio-Arct e Glycoxil, que promoverão um verdadeiro tratamento estimulador de dentro para fora”, finaliza a Dra. Claudia.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.
*DR. JARDIS VOLPE: Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

Nenhum comentário: