segunda-feira, 4 de maio de 2020

Arte

MON inaugura mais uma exposição virtual no Google Arts & Culture.



O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma nova exposição virtual no Google Arts & Culture no  dia 1º de maio. “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” reúne imagens feitas pelo fotógrafo lituano, um dos mais expressivos em âmbito mundial. Agora são nove mostras do MON disponíveis na plataforma.
Nascido na Lituânia em 1939, Antanas Sutkus atua como fotógrafo desde a década de 1950. Mantém um acervo de mais de um milhão de negativos, entre os quais, 120 fotos foram selecionadas para a exposição que o MON apresentou em 2012.


Plataforma virtual
O MON ingressou na plataforma em fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. As nove exposições oferecidas agora são: “Luz  Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira, “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris” e “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre”.



Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2.000 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 60 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história.
A plataforma tem duas missões. A primeira é dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Decreto
O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

Serviço
Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture
Disponível em g.co/contemporaryart

Nenhum comentário: