quinta-feira, 2 de abril de 2020

Viajando nos livros


A República Tcheca na Literatura

Que tal, por enquanto, uma viagem para a Tchéquia por meio dos livros? Através de seus personagens e lugares, os autores tchecos levarão você à atmosfera histórica, poética e bela do país. Abaixo algumas dicas

Para conhecer um pouco melhor a cidade de Praga e seu ambiente passado e presente, recomendamos livros como Gólem, de Gustav Meyrink, ou o divertido romance policial The Mill of Mummies, de Petr Stančík. O autor fornece tantas pistas em suas páginas que se pode visitar Praga seguindo os passos de seu personagem principal. Dois outros romances intrigantes são The Violinist in Prague, de Michael Crane, publicado   em 2010, e Star Hour of the Assassins, de Pavel Kohout, publicado em 2006.
Os amantes da história não devem deixar de ler obras como O Dinheiro de Hitler, de Radka Denemarková, que aborda os judeus alemães na Tchecoslováquia após a Segunda Guerra Mundial.  Sweets from My Childhood, de Dominika Dery, mostra a penúria de uma família durante o governo soviético da antiga Tchecoslováquia. Já o escritor e editor Ivan Klíma compilou 25 artigos, palestras e outros textos em The Spirit of Prague. Através de suas experiências durante a ocupação nazista, os campos de concentração, o regime comunista e até a primavera de Praga, podem ser reconstruídos 50 anos de história.


Outra leitura obrigatória é O poder dos impotentes, de Václav Havel, um ensaio considerado um verdadeiro manifesto de dissidência em vários países comunistas. Um pouco mais romanceado, mas no contexto do Pacto de Varsóvia, é o livro Missões Noturnas, um trabalho em que Jáchym Topol compartilha a angústia desse episódio sombrio no país. Com um tom humorístico, Bohumil Hrabal também narra episódios de resistência contra os invasores alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, em Trens Rigorosamente Vigiados.

Vaclav Havel, autor e ex-Presidente Tcheco
Também vale a pena descobrir Jan Neruda, um autor tcheco do final do século XIX que escreveu Contos de Malá Strana (Editora Record, 2011), em cuja obra ele mostra um retrato poético e crítico dos moradores de seu bairro. Menos apegado à realidade é Karel Čapek, um escritor que encantará os amantes de ficção científica em RUR, a Fábrica de Robôs (Hedra, 2011) e em A Guerra das Salamandras (Editora Record,2010).
Outros títulos que podem fazer milagres para preencher o tempo livre são The Shit Burns (1994), de Petr Šabach, um autor contemporâneo da República Tcheca, com vários best-sellers   e O Lago, de Bianca Bellová, o livro mais traduzido em outros idiomas nos últimos tempos. É o quarto romance desta autora tcheca que recebeu o Prêmio de Literatura concedido pela Comissão de Cultura da União Europeia. Temas sociopolíticos subjacentes ao trabalho e outros tão atuais quanto a ecologia são abordados.


Luiz Fernando Destro
destro@czechtourism.com

 
Visite www.destinotchequia.com para mais histórias, dicas, recomendações e surpresas.

Nenhum comentário: