sábado, 21 de março de 2020

Literatura Atual _Áudio_

Agência Comunica Brasil está preocupada em ir além das noticias e fatos cotidianos. Nossa missão é levar conhecimento e cultura a toda população, instigando a descoberta por novos aprendizados. Por isso, criamos o Minuto Leitura, um programa que vai somar à sua grade e que tem o  objetivo de apresentar importantes obras da literatura mundial, de forma fácil ao mesmo tempo em que informa. Nesta edição, vamos falar a respeito do livro -  O Rei de Amarelo POR  Robert Chambers


Duração do áudio 2'43''

TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


 
 
Imaginem uma entidade existente em outro planeta, em outra dimensão ou mesmo plano de existência diferente do nosso, mas com poderes indescritíveis que podem gerar alterações e influenciar a mente de pessoas mais sensíveis na humanidade. Essa influência vai ocorrendo de diversas formas diferentes, como um pesadelo, um ataque de pânico em meio à uma multidão, uma música sinistra, uma peça de teatro, mas principalmente pela leitura de um livro profano que vai levando seus leitores à loucura - e por mais que a sanidade vá se esvaindo a medida em que as páginas são passadas, a pessoa não consegue parar de ler, precisa chegar ao final! 
 
Pois bem, essa é a influência exercida pela entidade chamada de o “Rei de Amarelo”, que foi criado pelo escritor norte americano Robert Chambers e publicado em um livro de contos de terror em 1895, sob o mesmo nome da criatura. Esse livro é tido como uma das maiores influências para os escritores de histórias de terror e hoje em dia é citado em muitas histórias, séries de TV e quadrinhos. Com uma escrita típica da época vitoriana, Robert Chambers nos apresenta contos que mostram toda sua habilidade em narrar decadência de uma mente atormentada pelo medo. 
 
Apesar disso, suas histórias diferem das demais por trazer o elemento de horror cósmico, pouco ou quase nada abordado até então. De família abastada, o autor norte americano nunca precisou escrever para sobreviver e isso lhe deu bastante tranquilidade para explorar diversas ideias e aproveitar suas experiências pessoais para criar seus textos, mesmo que nem todos falassem sobre criaturas sobrenaturais. Fato é que as emoções que seus contos passam são de apreensão ao termos a perspectiva de seus personagens, sempre atormentados pela presença e influência do Rei de Amarelo.

Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

Nenhum comentário: