quarta-feira, 18 de março de 2020

Esporte a Toda Prova.

Documentário “Ivair – O Príncipe do Futebol” terá sessão especial no Facebook e YouTube
Parceria entre Museu do Futebol, Acervo da Bola e Portuguesa promovem evento online neste sábado, às 21h, como alternativa de lazer em tempos de coronavírus 
Museu do Futebol, Acervo da Bola e Portuguesa de Desportos se uniram para promover uma sessão online do filme “Ivair – O Príncipe do Futebol” neste sábado, às 21h. Dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, o documentário explora a vida do craque Ivair Ferreira, revelado nas categorias de Base da Lusa e grande ídolo do tradicional time paulista. A sessão acontecerá no Facebook e YouTube das instituições – para assisti-lo é só anotar na agenda e se conectar na hora marcada.
No Facebook:
O filme nunca foi publicado em plataformas online. Esta, portanto, será a primeira vez que que o conteúdo ficará aberto ao público pela internet (depois do streaming, ele será novamente fechado). A iniciativa faz parte dos esforços de combate à propagação do coronavírus (COVID-19), proporcionando alternativas de lazer para a população curtir sem sair de casa, já que o isolamento social é a melhor forma comprovada de prevenção.


#culturaemcasa - A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
O FILME – “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta a vida e a carreira de um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. Ivair nasceu em 1945 e foi revelado nas categorias de base da Portuguesa. Apelidado de “Príncipe do Futebol” pelo “Rei” Pelé, formou o famoso "Ataque Iê Iê Iê" na Lusa. Jogou no Corinthians ao lado de Rivellino e foi campeão carioca pelo Fluminense. Também vestiu as camisas de America-RJ e Paysandu-PA, além de atuar nos Estados Unidos e no Canadá com Eusébio e contra Cruyff.
Para quem quer dá uma espiada no filme, o trailer já está disponível https://youtu.be/ULO7WMCef3M .
Em 2016, o filme venceu o prêmio de melhor longa-metragem no CINEfoot, o festival brasileiro de cinema de futebol. “Ivair - O Príncipe do Futebol” é uma produção do Acervo da Bola, com direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, e com o apoio oficial da Portuguesa e do Corinthians.
Sobre o Museu do Futebol - O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
Sobre o Acervo da Bola - Ídolos que atravessam gerações e conquistas que marcam a vida dos torcedores. As melhores histórias do futebol são contadas pelo Acervo da Bola, presente tanto nas mídias digitais quanto nas telas de cinema. O projeto foi idealizado e é desenvolvido pelo produtor multimídia Cristiano Fukuyama e pelo jornalista Luiz Nascimento. O portal e as produções cinematográficas têm uma abordagem histórica do futebol, contando passagens do mundo da bola sob a ótica dos torcedores. Os trabalhos tiveram início em 2015 com o lançamento de obras em curta e longa-metragem. O Acervo da Bola se estendeu para as redes sociais e agora também se tornou portal, reunindo as histórias dos gramados.
Associação Portuguesa de Desportos - Julinho Botelho, Djalma Santos, Felix, Ivair, Enéas, Capitão e Dener. A Associação Portuguesa de Desportos está prestes a completar 100 anos de história e tradição no futebol brasileiro, com uma camisa de peso vestida por ídolos eternos e recheada de conquistas inesquecíveis.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture - https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: http://dados.museudofutebol.org.br/                  Medium: https://medium.com/museu-do-futebol                                                          YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

Nenhum comentário: