terça-feira, 10 de março de 2020

Comunicação entre planetas: ferramenta poderosa em busca da paz
Enquanto vivemos em guerras aqui na Terra, a distopia da doutora carioca Marcia Silva propõe uma reflexão sobre os caminhos opostos entre a paz e as iminentes batalhas com conflitos semelhantes aos da atual humanidade
Uma ferramenta capaz de decifrar qualquer língua a partir de padrões da fala humana e usada por sobreviventes após guerras para a consequente unificação do planeta Terra. É essa a aparelhagem criada pela cientista Helen Dias, personagem da doutora em Letras Clássica Marcia Silva, na trilogia de ficção científica, romance e aventura chamada “Krios”.

Nesse contexto, todo o ser vivo desfruta do que precisa. Aparentemente, questões como desigualdade, discriminação, preconceito e preservação da natureza já estão superadas. Tudo muda no segundo livro da série, “Traição”, quando o inesperado acontece: Helen é sequestrada logo após iniciar o gerenciamento da ferramenta em outros planetas em busca de pacificação. Dora, sua filha, fica com a missão de resgatar a mãe para evitar uma guerra intergaláctica.


“Foi um dia tão normal que, por um momento, esqueci que estávamos no olho do furacão. Ao me deitar pensei sobre isso e estremeci. A calmaria precede a tempestade? Deveria me preparar para a tormenta? Seria a guerra? Ou alguma outra coisa?” (Traição, pág. 243)
Dilemas entre a ciência e a tecnologia são postos em debate nessa história futurista, cujas possibilidades científicas e os relacionamentos entre os seres levam o leitor a lugares e situações ainda por serem desvendados. A complexidade dos sentimentos e relações humanas é projetada em meio a uma realidade que, atualmente, não é visualizada. “Desta vez, a autora se vale não somente das referências gregas que lhe é de costume, mas também recorre a fontes etnográficas romanas, proporcionando ao texto uma leitura enriquecedora no quesito histórico e antropológico”, observa o prefaciador Erick Bernardes.
Por meio dos olhos de Dora, personagem narradora, o leitor reflete sobre a ambição do homem pelo domínio e o egocentrismo. Tudo isso com uma linguagem leve, fluida e com certo humor. Para a felicidade dos leitores, o terceiro livro da trilogia, “Transformação”, já está sendo escrito pela autora.
Ficha técnicaTítulo: TraiçãoAutora: Márcia Silva
Editora: Autografia
ISBN-10: 8551820028
ISBN-13: 978-8551820025
Páginas: 354
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Preço: 35,00
Link de venda: https://amzn.to/32zT54I
Sobre o livro: A vida de Dora não podia estar mais complicada. Pelo menos era o que ela achava. Depois de chegar a Krios, descobriu uma conspiração, teve sua vida ameaçada, sua mãe sequestrada e passou a viver um complicado e impossível caso de amor com Marvil. Tudo o que ela queria, agora, era um resgate bem-sucedido, mas uma descoberta sobre seu passado complica ainda mais as coisas e faz com que ela repense tudo em que acredita. Os novos acontecimentos têm o poder de mudar seu futuro e podem, até mesmo, provocar uma guerra intergaláctica.
Sobre a autora: Márcia Silva é graduada em Letras com doutorado em Letras Clássicas. Leciona Língua e Literatura Latina e Cultura Clássica há vinte anos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Depois de se dedicar ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração, decidiu realizar o desejo de escrever romances. Como amante da Literatura de todas as épocas e para todas as idades, iniciou sua produção literária com o romance de ficção científica Interferência (2018). No momento, compartilha sua dedicação à docência de Língua Latina e Cultura Clássica com a tarefa de escrever o último livro da série Krios.

Nenhum comentário: