segunda-feira, 16 de março de 2020

Artigo

Está na hora de tomar uma decisão

*Por Joel Moraes
A indecisão é algo que sempre vai travar a nossa vida. Quando indecisos, raramente saímos do lugar, afetados pela paralisia e procrastinação. Mas essa história não é nova: em 800 a.C., o poeta grego Hesíodo escreveu que não se deve “deixar o trabalho para amanhã e depois de amanhã”, ou seja, decidir o que deve ser feito, e fazer.


Estudos mostram que entramos em ação por dois motivos: medo de perder algo que temos ou a vontade de ter algo que ainda não temos. A ciência mostra que o impulso para agir por medo de perder uma coisa é 3x maior do que para agir por algo que ainda não se tem. Mesmo que a vida não esteja tão boa quanto desejávamos, ninguém quer perder aquilo que já se tem, não é mesmo? Portanto, o que faz agirmos é a vontade ou o medo e isso, em alguns momentos, nos paralisa e não há coisa pior para a procrastinação do que essa paralisia pela indecisão, afinal de contas você faz ou você não faz.
Pesquisa da Universidade de Carleton, no Canadá, revela que a procrastinação é um dos maiores problemas educacionais na atualidade e, para combater a indecisão, procrastinação e falta de segurança é preciso observar alguns pontos:
  • “Não decidir” já é uma decisão;
  • Custo de oportunidades: muitas vezes, ficar parado custa muito mais caro do que tomar uma decisão. Criei uma técnica que é aplicável a qualquer um: quando estou com dúvidas, olho para o meu filho e sempre penso em qual história eu quero contar no futuro para ele. Para mim, é muito fácil decidir quando o coloco na jogada, porque com ele é sempre a decisão que mostra mais coragem, mais valentia, mais príncipios e valores fortes e mais lealdade. Então, eu me decido, elimino tudo e não volto mais atrás.
  • Saber o que está te travando: Muitas opções, prazos muito extensos ou coisas que não colocamos prazos podem desviar do seu foco e trava a tomada de decisão. Elimine as opções e tenha apenas o plano A, porque com poucas ou apenas uma opção tudo fica mais fácil. Foque no resultado e não no processo. Tome uma decisão irreversível hoje e não pense em mais nada.
Sobre Joel Moraes
Ex-nadador da seleção brasileira, mestre em esportes pela EEFE-USP e autor do livro Esteja, viva, permaneça 100% presente. Foi coordenador geral do Instituto Neymar e professor universitário.  Atuou no esporte nos mais variados setores como: gestão de imagem de atletas, eventos e treinamento. Atualmente, Joel Moraes é empresário, investidor e influencer digital, que tem como missão fazer pessoas comuns se tornarem atletas de alta performance em suas vidas.

Nenhum comentário: