quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

#WebNews

Foto aqui

Extrajudicial: obtenha resultados satisfatórios e rápidos no Direito

 
Amaral, Yazbek Advogados busca formas alternativas para ganhar tempo e reduzir danos aos envolvidos em questões Tributárias
Janeiro, 2020 – Não é de hoje que a Justiça é vista como demorada. São vários os instrumentos e instâncias recursais, além de outras questões que atrasam processos e os levam a décadas de discussões.
“O Direito vem ficando tão complexo, com tantos obstáculos, que a melhor forma é sempre tentar algo que fuja do caminho tradicional. Precisamos ver com bons olhos iniciativas como a arbitragem, retomar a utilização de abordagens administrativas e buscar acordos extrajudiciais, principalmente com o ente público”, diz a advogada especialista em Direito Tributário e sócia do escritório Amaral, Yazbek Advogados, Letícia Mary Fernandes do Amaral.
As medidas citadas pela advogada Letícia podem encurtar, e muito, o desfecho de um processo, mesmo que ele já esteja na esfera judicial.


Um exemplo foi um pedido de revisão de parcelamento de honorários advocatícios endereçado à Procuradoria Geral do Estado do Paraná (PGE), em que houve o realinhamento legal da limitação dos valores que seriam pagos a título de honorários, devidos em decorrência da adesão do contribuinte ao Programa especial de parcelamentos de débitos tributários, lançado em 2019.
No caso, após a adesão ao parcelamento da dívida tributária já em fase de execução fiscal no Poder Judiciário, foi fixado o valor de 8,04% a título de honorários devidos à PGE. Contudo, posteriormente ocorreu uma mudança na legislação prevendo o limite de 2% a título de honorários, no parágrafo 2º do artigo 1º da Lei nº 19.802/2018, alterada pela Lei 19.849/2019:
(...)
§ 2º Os honorários advocatícios para os créditos ajuizados e que serão quitados com os benefícios desta Lei ficam limitados ao percentual de 2% (dois por cento) do valor total do crédito consolidado mediante execução fiscal ou outro procedimento de cobrança em que sejam devidos, parcelados até a metade de vezes do número de vencimento do débito principal.
Entre se socorrer do Poder Judiciário visando a aplicação da lei posterior ao caso do cliente e tentar uma solução na via administrativa, o escritório intercedendo pelo seu cliente optou pela segunda alternativa. Fez um pedido extrajudicial para retificar o valor.
“Na pior das hipóteses, teríamos uma decisão administrativa negativa que daria munição para um Mandado de Segurança. Contudo, o resultado favorável rápido na via administrativa nos surpreendeu positiviamente”, afirma Letícia.
A iniciativa do escritório evitou que mais custas judiciais fossem pagas, uma economia de mais de R$60.000 (sessenta mil reais) foi atingida, afora possíveis juros que foram afastados com o pedido extrajudicial.
“O advogado precisa entender que nem sempre o ajuizamento imediato de uma ação facilitará sua vida e de seu cliente, que espera o resultado mais positivo de forma célere e sem gastos desnecessários”, conclui Letícia.
Evidente que os processos judiciais são os instrumentos obrigatórios em certos casos, mas, muitas vezes, a resposta virá, rapidamente e de forma satisfatória, quando um bom advogado se utiliza de conhecimento, polidez e instrumentos extrajudiciais para alcançar seus objetivos.
Sobre Amaral, Yazbek Advogados
Criado em 1985, o escritório Amaral, Yazbek Advogados (AY) consolidou sua tradição e expertise na advocacia tributária, contenciosa e consultiva. Foi pioneiro em aliar sua alta especialização na área às peculiaridades de outros ramos do direito e de determinados setores econômicos, tal como o de praticagem. Como consequência de profundo estudo sobre direito, tecnologia e inteligência de negócios, lançou o conceito de Direito da Inteligência de Negócios como sendo o alicerce entre o direito e o mundo empresarial.

Com uma visão estratégica e atuação nacional, o escritório se diferencia também pela prestação de serviços de Governança Jurídica, com enfoque nas áreas Tributária e Empresarial, o que abrange diagnóstico, planejamento e assessoria completa aos seus clientes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3595-8300 ou pelo site  http://ayadvogados.com.br 

Nenhum comentário: