quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SALVADOR É CIDADE ESCOLHIDA PARA RECEBER CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM AUDIOVISUAL.

NOMES RECONHECIDOS DO SETOR, COMO LUIZ CARLOS LACERDA, CLÁUDIO LINS DE VASCONCELOS, FÁBIO CAMPOS E NONATO ESTRELA INTEGRAM O TIME DE PROFESSORES
O setor audiovisual no Brasil movimenta cerca de R$20 bilhões por ano e gera milhares de empregos diretos e indiretos. Trata-se, porém, de um mercado em constante mutação, exigindo versatilidade e atualização dos profissionais do meio. Pensando nisso, o Projeto Bússola Brasil, da Panela Filmes, desenvolveu duas modalidades de cursos ministrados por profissionais do mercado com referências que integram e sintetizam diversos conteúdos teóricos e práticos, favorecendo a formação de quem trabalha na área. Salvador é uma das primeiras cidades escolhidas para receber os cursos, que começam em 4 de abril, na Faculdade Baiana de Direito. A iniciativa é fruto do edital Linha de Formação e Qualificação Audiovisual, do Ministério da Cultura/SAV/Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).


Os dois nichos temáticos principais dos cursos, que têm dois meses de duração e 96 horas de aulas, são: criatividade e gestão. Sendo assim, o “Curso Artístico” aborda técnicas de roteiro e direção conjugadas à montagem, malha sonora e fotografia; enquanto o “Curso de Gestão” dá conta de assuntos como propriedade intelectual, regulação, gestão empresarial e estruturação de negócios audiovisuais. Ambos os cursos dialogam entre si em uma palestra semanal, também com grandes nomes do setor, integrando as duas áreas e colaborando para uma formação profissional mais completa. Entre os temas das palestras estão: “Impacto do streaming no mercado audiovisual” e “A gestão como ferramenta para o sucesso”.
Fábio Campos, da Panela Filmes, comemora a realização do projeto: “É sempre pertinente discutir questões ligadas à indústria audiovisual. Os cursos têm o objetivo de ajudar na capacitação de profissionais para atuarem no mercado e para isso vamos contar com nomes experientes nas indústrias cinematográfica e cultural com passagem na gestão pública e privada”.
Com experiências práticas e teóricas, os professores e palestrantes se destacam em suas áreas. Entre os profissionais que ministram o Curso Artístico estão: o cineasta e roteirista cubano Antônio MolinaHugo Moss, autor do livro “Como Formatar o Seu Roteiro”; Eduardo Lioi, diretor de arte e cenógrafo; o diretor, roteirista e produtor Luiz Carlos LacerdaMarcelo Augusto, cineasta e diretor de teatro; Monique Aragão, pianista e compositora; e o diretor de fotografia Nonato Estrela. Já entre os do Curso de Gestão estão: o advogado Cláudio LinsFábio Campos, produtor executivo e autor do livro “Produção de Cinema e Vídeo”; Petrus Barreto, advogado especializado em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Mídia; Sandra Pedroso, mestre em sistema de gestão de projetos; Vinicius Portela, especialista em regulação. Os nomes dos palestrantes serão divulgados em breve.
As aulas serão aos sábados e as palestras às sextas-feiras na Faculdade Baiana de Direito, com início programado para 4 de abril, na Faculdade Baiana de Direito. O investimento é de R$1690,00, valor promocional do primeiro lote, com inscrições até 10 de março. Informações detalhadas sobre os cursos em cada uma das cidades e inscrições no site da Bússola Brasil Capacitação: https://www.bussolabrasilcapacitacao.com.br/

Professores Roteiro e Direção:
Antônio Molina – Cineasta e roteirista cubano. Trabalhou como diretor cinematográfico na empresa CINED, de 1971 a 1988, quando realizou mais de 40 documentários, atuando também como cinegrafista e diretor de produção em alguns deles. De 1988 a 1997, trabalhou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV. Trabalhou como produtor freelancer para empresas de vários países, como Interamerican Production (EUA), NHK (Japão), RAI (Itália), Televisión Nacional de Chile (Chile) e CBS (EUA).
​Foi jurado no Festival do Novo Cinema Latino-Americano, Festival de Cinema de Gramado, Cinema Etnográfico, Nueva Mirada, Festival Internacional de Cinema de Ceará, Festival Internacional de Cinema de San Luis, Festival de Cinema de Paraty, entre outros. Residente no Brasil desde 1997, é membro honorário e vice-presidente do CIDAN – Centro de Documentação e Desenvolvimento do Artista Negro; e coordenador do Projeto Social “Viajando na Telinha”, de capacitação em audiovisual para jovens de baixa renda em comunidades do Rio de Janeiro.
Hugo Moss é irlandês naturalizado brasileiro. Roteirista, diretor, professor, tradutor, Moss explora, há quatro décadas, os processos criativos do artista através da pintura, fotografia, além de vários outros estudos e pesquisas. Autor do livro “Como Formatar o Seu Roteiro”, referência para roteiristas brasileiros desde seu lançamento em 1998. É palestrante regular em várias faculdades e instituições no Brasil e no exterior, entre elas a Universidade de Campinas (UNICAMP). Foi diretor de uma dúzia de filmes de ficção e documentários, entre eles “O Retrato do Artista” (2005, 35mm, Melhor Filme e Melhor Roteiro no IX Festival de Cinema Brasileiro de Miami) e “Dia de Feira” (2005), sobre o músico Moacyr Luz.
É cofundador da Michael Chekhov Brasil, membro do corpo docente da Michael Chekhov Acting Studio, Nova York, e facilitador de Open Space Technology e Critical Response Process.
Luiz Carlos Lacerda é diretor, roteirista e produtor. Dirigiu longas como “Mãos Vazias” (1970), “O Princípio do Prazer” (1979), “Leila Diniz” (1987), “A Mulher de Longe” (2012) e “O que seria deste mundo sem paixão?” (2018); além de cerca de 30 curtas sobre personagens da nossa cultura, e de séries para TV sobre cultura popular. Foi professor em instituições como a Universidade Estácio de Sá (RJ), a Escola Internacional de Cinema de Cuba, o Grupo Nós do Morro (RJ)  e de diversas oficinas em mostras de cinema. É membro do Conselho do Museu Nacional de Belas Artes (2018/2019) e da Associação Brasileira dos Cineastas.
Poeta, colaborador de vários suplementos literários e antologias poéticas, publicou livros como “Leila Para Sempre Diniz” (Ed. Record, 1987) e “Reis de Paus” (Poesia, Ed. Mariposa Cartonera, 2017). Atualmente leciona na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Marcelo Augusto é cineasta, artista plástico, diretor de teatro, ópera e TV. Pesquisador do CNPQ e professor nas áreas de Cinema, Comunicação e Artes (1996 - 2019). Atualmente, é professor e membro do núcleo docente estruturante do Departamento de Cinema da Facha, Doutor em Semiologia em Ciência da Literatura UFRJ, Mestre em Teoria da Arte pela UFF e graduado em Cinema pela UFF. Assumiu a coordenação da pós-graduação em Roteiro para Cinema na Universidade Estácio de Sá até 2011 e foi coordenador assistente na pós-graduação de História e Crítica da Arte no Instituto metodista Bennet. Ao lado da crítica teatral Barbara Heliodora, realizou o processo de seleção de projetos de encenação teatral no Conjunto Cultural da Caixa Econômica do Rio de Janeiro.
Dirigiu vários espetáculos teatrais como “Orfeu, Fábula Em Música” de Claudio Monteverdi, com estreia nacional da Ópera no Teatro Nelson Rodrigues em 1992. Dirigiu o curta-metragem Morte por Água, premiado em montagem no Festival de Brasília e menção honrosa em Fotografia na Jornada de Cinema na Bahia.
Monique Aragão é pianista, compositora e escritora carioca. Formada em música pela UniRio, foi vencedora de diversas premiações, como o Prêmio Sharp de Revelação Instrumental, em 1992, e foi eleita “Mulher do Ano” na categoria “música”, pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil - Academia Brasileira de Letras.  Suas composições e performances figuram em álbuns de diversos artistas. Foi diretora musical e arranjadora de diversos espetáculos teatrais; se apresentou nos melhores teatros da América do Sul e Europa como pianista solista ou acompanhando artistas da MPB. Atua em produções de TV como produtora musical e desenvolve um trabalho único como professora em diversas áreas da música. Além de sua discografia autoral, composta por oito álbuns, compôs trilhas originais para o longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, de Alvarina Souza e Silva; para espetáculos de dança, musicais infantis e para a peça teatral “Flor de Obsessão”, de Robert Guimarães. É também autora do texto, das músicas e da direção da comédia musical “Sucesso”. Foi professora de interpretação e técnica vocal nos programas “Fama” (2002 a 2004) da Rede Globo de Televisão.
Nonato Estrela fotografou o célebre Di Cavalcanti (1977) de Glauber Rocha e foi assistente de fotografia em vários filmes de Nelson Pereira dos Santos. Dirigiu a fotografia do primeiro filme de Xuxa e de cinco filmes dos Trapalhões. Trabalhou com diversos diretores, como Hugo Carvana, José Alvarenga Jr., Daniel Filho e José Joffily, seu parceiro mais constante. Fotografou ainda novelas e séries de TV como “Comédia da Vida Privada”, “Armação Ilimitada” (1985-1988) e “TV Pirata” (1990-1992), todas da TV Globo. Entre seus trabalhos, destacam-se: “Minha Mãe é Uma Peça” (2012), de André Pellenz, “De Pernas pro Ar 2” (2012), de Roberto Santucci; “Chico Xavier” (2010), de Daniel Filho; “Se eu fosse você 2” (2009), de Daniel Filho; além de Olhos azuis (2009), de José Joffily, pelo qual ganhou o prêmio de melhor fotografia no 14º Brazilian Film Festival. Fotografou, ainda, em “Dois perdidos numa noite suja” (2002), de José Joffily e “Quem matou Pixote?” (1996), de José Joffily.

Oswaldo Eduardo Lioi é diretor cinematográfico, diretor de arte e cenógrafo. Sua carreira começa na metade da década de 1980, tendo assinado seu primeiro cenário em 1987, no longa “Fantasmas Trapalhões”, de JB Tankoe. De lá para cá, trabalhou na cenografia de outros longas infantojuvenis, como “Terra de Montros”, “Lua de Cristal” e “O Noviço Rebelde”, além de ter atuado em produções estrangeiras, como em “The Game of Their Lives”, de Gerard Butler. Versátil, trabalhou também em teatro, ópera, dança, TV, publicidade e shows de música, atuando na montagem, na direção artística e de set. Ministra oficinas, workshops e palestras de cenografia e direção de arte em vários festivais, universidades e centros culturais. Como diretor de arte, ganhou o Kikito de Ouro pelo filme “Sonhos e Desejos”, entre outros prêmios.

Professores de Gestão:
Cláudio Lins de Vasconcelos é advogado, pós-doutorando em economia da cultura pela UFRGS e Sorbonne/Paris 13, doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em direito pela Universidade de Notre Dame e bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia. Foi Secretário Nacional de Economia da Cultura, Consultor do Banco Mundial e Assessor Internacional Adjunto do Ministério da Justiça. É professor da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio e da pós-graduação em Direito do Entretenimento da Escola da AGU, entre outras atividades de ensino e pesquisa. Autor de diversos trabalhos, entre eles o livro "Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação".
Fábio Campos formou-se em Comunicação Visual pela UFRJ, é pós-graduado em Jornalismo Cultural pela Universidade Estácio de Sá e tem  MBA em Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa pela Fundação Getúlio Vargas. É sócio-gerente da Panela Filmes, e atua como produtor executivo em novas mídias na Tambellini Filmes. É autor do livro ¨Produção de Cinema e Vídeo¨; idealizador, realizador e diretor geral do Festival Universitário da Universidade Estácio de Sá de 2004 a 2006, além de produtor executivo de diversos programas de televisão, miniséries e documentários realizados para canais abertos e fechados, além de comerciais, e videoclipes. 
Petrus Barretto é advogado especializado em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Mídia; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Candido Mendes, pós-graduado em Propriedade Intelectual e Cyberlaw pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Processual pela Candido Mendes. Atuou no Departamento Jurídico da TV Globo; criou, estruturou e dirigiu os Departamentos Jurídicos da Globosat e da Net; atuou na constituição de canais como Universal, Telecine, Canal Brasil, GloboNews, entre outros. Iniciou o processo de relação entre televisão paga e produtores independentes para os canais Globosat, em 1992.
É sócio-fundador do escritório Petrus Barretto Advogados Associados; ministrou aulas na Fundação Getúlio Vargas, Candido Mendes, PUC-Rio, SESC e SENAC. Assessora programadoras nacionais e estrangeiras em suas atuações no Brasil e representa clientes nacionais e estrangeiros em negócios em todo o mundo, especialmente nas áreas de audiovisual e propriedade intelectual. Ministra palestras sobre propriedade intelectual em eventos no Brasil e no exterior.
Sandra Helena Pedroso é Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela UFF/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ. Também é diretora do Ateliê de Cultura, presidente do CAE-RJ e do IBAR, conselheira fiscal da ABCR e do Observatório Social do Rio de Janeiro, vice-presidente do SindCont-Rio e conselheira do CRC/RJ. Atuou nos últimos anos como Coordenadora de Certificação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e Coordenadora Técnica da ANCINE, além de ter exercido diversas funções na área cultural e cinematográfica. Foi professora de produção da Universidade Estácio de Sá/RJ e na Universidade Cândido Mendes. Atualmente atua também como consultora em Gestão de Projetos em diversas empresas e é professora da AIC.
Vinicius Portela – Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestrando em direito tributário pela UERJ e pós-graduado em Administração (UCAM), Economia (UFRJ) e Direito (UCAM). Autor do livro “Agência Nacional do Cinema: Ancine” e co-autor do livro “Regulação e Fomento do Mercado Audiovisual”; autor de diversos livros para concursos públicos e de artigos acadêmicos em revistas, e em congressos nacionais e internacionais na área de direito tributário, fomento, regulação, defesa da concorrência e fiscalização da atividade audiovisual. Premiado no IV Prêmio SEAE de 2009 com a monografia “Possibilidades de Intervenção regulatória por parte de CIDES: o caso da Condecine”.

Serviço:
Salvador
Endereço: Faculdade Baiana de Direito - Rua Doutor José Peroba, n° 123 – Stiep
Aulas aos sábados; 8 horas por dia.
Datas: 04/04, 11/04, 18/04, 25/04, 02/05, 09/05, 16/05 e 23/05/2020.
Horários: 09h às 13h e 15h às 19h.
Palestras às sextas-feiras; 4 horas por dia.
Datas: 3/04, 09/04, 17/04, 24/04, 08/05, 15/05, 22/05 e 29/05/2020
Horário: 18h às 22h.
Investimento: R$1690,00 (primeiro lote promocional – até 10/03)
Sobre a Panela Filmes
Panela Filmes foi fundada em janeiro de 2013, inicialmente focada em desenvolvimento de séries, documentários e vídeo clipes. Começou a ser requisitada para assessoria e consultoria nos campos audiovisuais e culturais. Atualmente, trabalha com fomento direto e indireto no segmento audiovisual, desenvolvendo projetos e plano de negócios. A produtora atua em parceria tanto com profissionais experientes quanto com jovens talentos do mercado.

Nenhum comentário: