sábado, 8 de fevereiro de 2020

Literatura Atual.

Nesta edição, vamos falar a respeito do livro   MINUTO LEITURA: O último dia de um condenado POR  Victor Hugo



Duração do áudio 2'30''

TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA



A angustiante espera de um condenado que os dias contados para encerrar com o pescoço na guilhotina, mas não sabe ao menos quanto tempo lhe resta de vida. Somado a isso ainda existe um pedaço de esperança de que o rei tenha misericórdia da pena de morte e troque por trabalhos forçados até que morra naturalmente. E todo esse desespero é descrito pelo prisioneiro quase diariamente por meio de uma pena, papel e tinta que consegue na prisão. Assim decorre toda a história de “O último dia de um condenado”, publicado em 1829 pelo francês Victor Hugo.

Com uma carreira literária iniciada desde cedo, publicando sua primeira obra já aos 20 anos, Victor Hugo tem uma escrita suave, que flui de maneira agradável como um amigo que nos conta uma história durante uma roda de conversa. De mente afiada, o escritor narra dando forte ênfase aos detalhes nas emoções humanas e como decorre essa interação com o mundo. Na metade da vida, o francês direciona os dramas envolvidos em seus livros para causas sociais, como no caso de “O último dia de um condenado”, em que o autor se posiciona contra a pena de morte, independente do crime.

Na história, lemos o registro dos torturados pensamentos de um condenado, transformados em palavras de desconsolo na medida em que a ideia de ter a cabeça decepada aumenta a opressão de viver encarcerado em uma masmorra. Assim, desde o julgamento, acompanhamos todos os acontecimentos dos últimos meses da vida desse prisioneiro. No formato de relato em primeira pessoa, Victor Hugo nos faz seguir por entre memórias da infância, da juventude e os acontecimentos mais recentes de dentro da prisão. Uma leitura rápida em menos de 200 páginas, mas com um grande poder para nos levar à reflexão do valor da vida..



Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

Nenhum comentário: