sábado, 22 de fevereiro de 2020

Literatura Atual

Duração do áudio 2'11''

TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


Uma narrativa delicada sobre temas cotidianos da vida em que os assuntos mais angustiantes e difíceis de lidar estão embalados por palavras sutis, escritas de maneira suave para que o impacto da dura realidade seja sentido apenas depois de uma leve reflexão. É impossível não se identificar em algum momento por um dos contos que compõem o livro “Interprete de Males”, da escritora Jhumpa Lahiri. Uma obra que torna latente o sentimento da solidão em momentos distintos por cada conto. 

É possível que o olhar singelo da autora em meio aos fatos corriqueiros que entrelaçam os personagens em cada um dos contos, seja justamente por conta de sua vivência como filha de indianos que moravam na Inglaterra e posteriormente nos Estados Unidos. Assim, sua formação multicultural é reverberada nas situações e trejeitos dos personagens. A obra recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção no ano de 2000, no que é considerada uma das premiações mais importantes para a literatura norte-americana.

Por todo o livro “Intérprete de Males”, temos relatos a respeito da vida de indianos, ou seus descendentes, vivendo nos Estados Unidos. Os personagens presentes em cada história têm marcas de sentimentos poderosos, como a angústia por notícias da família, a saudade da terra natal, um relacionamento que se esfacela, entre outros momentos trágicos que são contados com tamanho cuidado por Jhumpa Lahiri que acaba por nos transportar para seus cenários, onde os sentimentos dos personagens são quase palpáveis. Um livro em que a poesia está na forma como as agruras da vida são retratadas


Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

TEC/VINHETA DE ENCERRAMENTO - VOCÊ OUVIU, MINUTO LEITURA


Nenhum comentário: