quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Filme


Tony Ramos no papel de Getúlio Vargas
Com Tony Ramos e Drica Moraes, filme narra últimos dias de Getúlio Vargas
 
Em agosto de 1954, após o atentado da Rua Tonelero  uma tentativa de assassinato do jornalista Carlos Lacerda, líder da oposição ao então presidente Getúlio Vargas , o Brasil entrou em profunda ebulição política. A pressão para a renúncia de Vargas se intensifica, pois há fortes suspeitas de que o crime teria sido encomendado por alguém dentro do Palácio do Catete, a sede do governo.
Com um enredo digno de livros de suspense, mas que se baseia em fatos históricos reais, o filme “Getúlio”, de João Jardim, será exibido no Canal Curta!. O longa conta com nomes como Tony Ramos, no papel de Getúlio, e Drica Moraes, interpretando sua filha, Alzira Vargas; e percorre a intimidade do político em seus últimos dias de vida, em meio à crise que culminou com seu suicídio. A exibição será na Quarta do Cinema, 19/02, às 22h.


Gilberto Gil fala de sua própria vida e sua obra em documentário

O documentário “Gilberto Gil — Antologia Vol. 1”, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, promove um encontro entre a obra musical de Gilberto Gil e o próprio artista, que revê cenas de seu passado com um olhar trazido pela maturidade. O fato de ser um “volume 1” sugere o início de uma trajetória, e é: o filme contempla apenas o começo da carreira de Gil, através de canções compostas por ele entre 1968 a 1987, como “Domingo no Parque” e “Aquele Abraço”. As imagens apresentadas ao músico  e ao espectador  fazem parte de um vasto material de arquivo, obtido graças ao trabalho do pesquisador Antonio Venâncio. O filme é uma produção da Espiral e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A exibição é na Segunda da Música, 17/02, às 22h30.
Segunda da Música – 17/02
22h30 – "Gilberto Gil Antologia Vol.1” (Documentário)
Gilberto Gil Antologia Vol.1, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo no início de carreira, nos turbulentos anos da ditadura militar. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio cantor.   Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 70min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de fevereiro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 19 de fevereiro, quarta-feira, às 10h35; 22 de fevereiro, sábado, às 09h20 e às 22h30.
Terça das Artes – 18/02
21h25 – "Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” (Documentário)
Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro de todos os tempos. Diretor: Marco Abujamra. Duração: 82 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de fevereiro, quarta-feira, às 01h25 e às 15h25; 20 de fevereiro, quinta-feira, às 09h25; 23 de fevereiro, domingo, às 13h25 e às 20h30.
PROMOhttps://youtu.be/7GoBIC2eqGM
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/open?id=1aTBbUpzlL58Og30tCcIh9eKHyZKricMK

Quarta de Cinema – 19/02
22h – “Getúlio” (Cinebiografia)
Agosto de 1954. O jornalista de oposição Carlos Lacerda sofre um atentado à bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo. Diretor: João Jardim. Duração: 94min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 20 de fevereiro, quinta-feira, às 02h e 16h10; 21 de fevereiro, sexta-feira, às 10h10; 22 de fevereiro, sábado, às 13h35; 23 de fevereiro, domingo, às 22h05.
Quinta do Pensamento – 20/02
22h – “Fronteiras do Pensamento” – Ep. “José Eduardo Agualusa”
Autor de romances, contos, novelas e peças de teatro, José Eduardo Agualusa é considerado um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, ele estudou agronomia e silvicultura, mas logo migrou para o jornalismo. Hoje, com dezenas de prêmios acumulados e livros publicados, Agualusa tem suas obras traduzidas para mais de 25 idiomas. Neste episódio de “Fronteiras do Pensamento”, o escritor reflete sobre a capacidade da literatura de questionar e transformar a realidade. Diretor: André Brandão e Ricardo Carioba. Duração: 26min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 21 de fevereiro, sexta-feira, às 02h e às 16h; 23 de fevereiro, domingo, às 16h10; 24 de fevereiro, segunda-feira, às 10h.
Sexta da Sociedade – 21/02
21h10 – “Excelentíssimos” (Documentário)
A equipe do diretor Douglas Duarte chegou a Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre o Congresso Nacional. Mas, então, Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Em seguida, a presidente Dilma Rousseff decidiu nomeá-lo ministro da Casa Civil. Em poucas horas, mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram iniciados procedimentos para um impeachment. O desenrolar desse processo, até a saída de Dilma, foi documentado por Douglas e sua equipe, instalados dentro das engrenagens do poder. Diretor: Douglas Duarte. Duração: 152 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 7 de dezembro, sábado, às 1h05 e às 10h15; 8 de dezembro, domingo, às 18h50; 9 de dezembro, segunda-feira, 15h10; 10 de dezembro, terça-feira, às 9h10.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: