terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Carnaval e cidadania: Comerciantes locais apoiam blocos da periferia .
Foto Waldo Lorisvaldo

Bloco do Beco, Bloco Do Litraço, entre outros ganham suporte dos comerciantes locais 


Entra ano e sai ano e o Carnaval só se fortalece em São Paulo. Desde comunidades periféricas até bairros elitizados, os blocos de rua arrastam multidões. Segundo dados da Prefeitura, o Carnaval de São Paulo terá recorde de blocos e pela primeira vez terá desfiles em todas as 32 subprefeituras da cidade. 

No ano passado, a capital paulista ultrapassou o Rio em número de blocos. Em 2020, o total de blocos cresceu 62% em relação ao ano anterior, passando de 490 para 796 autorizados até o momento. 

O Bloco do Beco, assim como o Bloco Do Litraço, não vão ficar de fora da folia, pelo contrário, ambos blocos nascidos na periferia de São Paulo contam com apoio dos comerciantes locais, da comunidade e da Prefeitura de São Paulo.



O tradicional Bloco do Beco, por exemplo, foi fundado em 2002 na zona sul da capital paulista, mais especificamente no bairro do Jardim Ibirapuera - formado, além da área urbanizada, por três comunidades: Favela da Erundina, Favela da Felicidade e Jardim São Francisco. 

O bloco surgiu com o intuito de preservação e valorização cultural do carnaval de rua movimentando não só os desfiles e cortejos, mas também encontros e debates sobre cultura popular. 

A Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco realiza, desde então, atividades culturais, esportivas e de lazer para o entorno, que conta com aproximadamente 12.000 moradores - sendo que 50% desse total mora em alguma das quatro favelas que contornam a área urbanizada. 

No local, as opções de acesso à cultura e ao lazer são escassas, e a associação tornou-se referência em trabalhos sociais principalmente com as crianças e jovens da região.

Ações especiais de Carnaval trarão novidades à comunidade


O trabalho do Bloco do Beco é realizado em parceria com outras organizações, equipamentos públicos, grupos culturais, empresas parceiras e moradores. No Carnaval 2020, diversas ações serão realizadas durante os ensaios e desfiles do bloco. 

Além dos apoios durante os ensaios, o bloco que desfila sábado de Carnaval, 22/02, conta com algumas parcerias locais como, por exemplo, a loja de bairro, Dassi Boutique, empresa que nasceu na vizinhança do Bloco do Beco. 

“Nossa empresa, que hoje conta com duas lojas físicas - uma delas no Jardim São Luís, vizinha ao bloco - além da loja online, nasceu aqui, nesta região. Éramos empreendedores independentes, moradores do bairro, e passamos por diversos obstáculos até chegar onde chegamos. Por isso, para nós é essencial participar de ações como essa, como uma forma de retribuir à comunidade na qual vivemos por muitos anos e pudemos plantar a semente do nosso trabalho”, explica a CEO da marca, Sirlene Costa. 

Entre as ações programadas estão maquiagem carnavalesca gratuita, distribuição de brindes e apoio para a realização dos desfiles. Além da Dassi, outras empresas participarão das atividades programadas antes e durante o Carnaval. 

“2020 é o nosso primeiro ano apoiando o bloco, ano de estreia, mas o Carnaval nem passou e já estamos garantidos para 2021. É extremamente importante apoiar a nossa comunidade, valorizar as nossas raízes, uma forma de retribuir isso é apoiando as ações locais, seja um bloco de Carnaval, uma Associação, uma aula de balé, música, violão, enfim, o importante é contribuir. É fomentar a comunidade.”, ressalta o sócio da Dassi Boutique, Danilo Costa. 


O Bloco do Beco fica na R. Bento Barroso Pereira, 2 - Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP. Os desfiles estão marcados para os dias 22 e 24 de fevereiro

Nenhum comentário: