sábado, 8 de fevereiro de 2020

Blitz - Você Não Soube Me Amar .


A banda Blitz na década de 1980
Documentário sobre a Blitz traz histórias divertidas da banda
 
Uma camiseta e uma calça de uma grife carioca. Esse foi o primeiro cachê que a banda Blitz recebeu, para tocar no bar Caribe, ligado a uma loja de roupas. Histórias curiosas como essa, imagens raras de arquivo, entrevistas exclusivas e cenas de bastidores de shows recheiam o documentário inédito “Blitz, O Filme”, dirigido por Paulo Fontenelle. O longa narra a história do surgimento da banda Blitz e alguns dos momentos mais emblemáticos de seus mais de 30 anos de estrada. A produção, que estreia no canal Curta!, relembra também o cenário musical, político, comportamental e estético do Brasil da década de 1980.
Tudo começa no final dos anos 1970, no contexto de uma juventude que queria liberdade, paz e amor, na contramão do autoritarismo da ditadura militar. No Rio de Janeiro, uma turma de amigos resolveu se expressar musicalmente de forma autêntica e divertida. Surgia, assim, a Blitz. Evandro Mesquita, vocalista e um dos fundadores da banda, recorda: “A gente falava da política da praia mesmo. De transar legal. A gente era invencível, imortal, invisível”.
O nome da banda foi escolhido por impulso. Segundo Lobão, também fundador do grupo, eles precisavam de um nome para colocar no cartaz de divulgação do show que fariam no bar Caribe, e ele acabou sugerindo “Blitz”, inspirado pelas batidas policiais nas quais os músicos costumavam ser parados. “Se você falar ‘blitz’, todo mundo já levanta a mão. Todo mundo já sabe o que é. O Evandro e o Barreto, no início, não quiseram porque eles eram ‘paz e amor’, mas a gente estava com urgência para essa apresentação. Então ficou Blitz. E colou!”, conta Lobão, em depoimento ao filme.
Essas e outras histórias são contadas pelos próprios integrantes da banda e por quem atuou na produção e na cenografia. Entre os depoentes, estão Evandro Mesquita, Lobão, Fernanda Abreu, Fernanda Torres e Patrícia Travassos. Blitz, O Filme" é um documentário da ViraLata Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no âmbito do pré-licenciamento. A estreia é na Segunda da Música, dia 10/02, às 21h.
Cinema Novo é retratado em documentário inédito
de Eryk Rocha


No documentário “Cinema Novo”, inédito no canal Curta!, o cineasta Eryk Rocha traça um retrato poético e íntimo de um dos momentos de maior ebulição criativa na cinematografia nacional. O movimento, homônimo do filme, deu maior relevância internacional ao cinema brasileiro durante as décadas de 1960 e 1970, rompendo padrões temáticos e estéticos e trazendo reflexões sobre classe, raça, entre outros assuntos até então pouco tratados em filmes nacionais. Eryk, que é filho de Glauber Rocha, maior expoente do período, analisa a obra do pai e de outros grandes diretores, como Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues, criadores de uma estética que mudou os rumos das artes no Brasil e influencia gerações de cineastas até hoje. A estreia é na Quarta do Cinema, dia 12/02, às 22h10.
Segunda da Música – 10/02
21h – “Blitz, O Filme” 
O documentário apresenta a história e a trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até as turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Diretores: Paulo Fontenelle. Duração: 104 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de fevereiro, terça, às 1h e às 15h; 12 de fevereiro, quarta, às 09h; 15 de fevereiro, sábado, às 22h, 16 de fevereiro, domingo, às 15h.
23h – “Musicalmente na América Latina” 
Em 1980, uma entrevista e uma apresentação ao vivo do cantor Milton Nascimento. O repertório é baseado no álbum “Clube da Esquina”. Diretores: Sandro Pedrazzetti. Duração: 55 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de fevereiro, terça, às 3h e às 17h; 12 de fevereiro, quarta, às 11h; 15 de fevereiro, sábado, às 21h, 16 de fevereiro, domingo, às 12h.
Terça das Artes – 11/02
21h10 – "Mário Lago” (Documentário).
A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. O filme apresenta cenas com raro material de arquivo e algumas curiosidades sobre um artista completo, que se ocupou de teatro, cinema, TV, poesia e músicaDiretores: Marco Abujamra, Markão Oliveira. Duração: 93min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de fevereiro, quarta-feira, às 01h10 e às 15h10; 13 de fevereiro, quinta-feira, às 09h10; 15 de fevereiro, sábado, às 12h30; 16 de fevereiro, domingo, às 20h25.
Quarta de Cinema – 12/02
22h10 –“Cinema Novo” (Documentário)
Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento que colocou o Brasil no mapa cinematográfico mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral. Diretor: Eryk Rocha. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de fevereiro, quinta-feira, às 02h10 e 16h10; 14 de fevereiro, sexta-feira, às 10h10; 15 de fevereiro, segunda-feira, às 14h20 e 16 de fevereiro, terça-feira, às 22h15;
Quinta do Pensamento – 13/02
22h – “Fronteiras do Pensamento” – Ep. Joshua Greene (Documentário)
Joshua Greene é um cientista estadunidense que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana. Autor de “Tribos Morais: A Tragédia da Moralidade do Senso Comum”, Greene uniu seus múltiplos conhecimentos para mapear nosso cérebro e explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Neste episódio, Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência a aplicar o senso comum às questões da vida moderna.   Direção: André Brandão e Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 14 de fevereiro, sexta-feira, às 02h e às 16h; 16 de fevereiro, segunda-feira, às 16h10; 17 de fevereiro, terça-feira, às 10h.
Sexta da Sociedade – 14/02
22h30 – “Quebrando o Tabu” (Documentário)
O filme propõe um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo. Participações de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho. Diretores: Fernando Grostein Andrade, Cosmo Feilding-Mellen. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de agosto, sábado, às 02h35 e às 13h20; 04 de agosto, domingo, às 20h10; 05 de agosto, segunda-feira, às 16h35; 06 de agosto, terça-feira, às 10h35.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Para mais informações entre em contato
Luisa Mattos:: Luisa.mattos@agenciafebre.com.br  21 2555-

Nenhum comentário: