terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Viagem Certa


#BahiaVerao
Litoral baiano “ainda em descoberta” é opção para quem busca um refúgio nas férias
A Vila de Santo André e a cidade de Belmonte, ambas no Sul da Bahia, estão entre os destinos que proporcionam privacidade, belezas naturais e sossego
O litoral sul da Bahia tem se tornado um dos principais destinos para a temporada de férias no Brasil. A rota turística, que abriga a Costa do Descobrimentoé composta por regiões que oferecem calmaria, beleza e natureza, como a cidade de Belmonte e a Vila de Santo André, que pertence ao município de Santa Cruz Cabrália. Verdadeiros “oásis” para quem procura sossego, sol e água quente, além da gastronomia baiana, que é uma atração à parte.
Com aproximadamente mil habitantes, o vilarejo de Santo André reúne atrativos únicos, ideais para o turismo de experiência, ou seja, para quem busca “viver o lugar e o que ele oferece”, e respeitando o meio ambiente. O local tem atraído brasileiros, em especial, mineiros e paulistas, além de estrangeiros, principalmente depois que a seleção alemã de futebol escolheu a vila para se concentrar antes da Copa do Mundo de 2014.
É nesse paraíso natural, ainda pouco explorado, que a Katz Construções decidiu construir o Alameda do Araripe Haras Residence. O condomínio reúne conforto, sossego e sofisticação em um único lugar. Com ele, a Katz realiza o sonho de quem procura privacidade, beleza natural e um refúgio luxuoso para descansar. “O local proporciona uma experiência sensorial única, onde é possível viver e sentir tudo o que a natureza pode oferecer de melhor. É um espaço apaixonante, que acolhe e convida para o relaxamento”, destaca o presidente da Katz Construtora, Daniel Katz.

Segundo ele, o empreendimento, que tem 16 lotes de 20 mil metros quadrados cada, oferece todo o conforto e sofisticação que um padrão alto luxo exige, mas, ao mesmo tempo. “É como se o condomínio sempre fizesse parte da praia, mas agora com uma infraestrutura elegante e projetada. É impossível não investir na região, é um verdadeiro paraíso em descoberta”, diz.
São 350 mil metros quadrados que ficam em frente ao mar, com 700 metros de praia privativa, próximo ao Recife de Coral de Araripe, onde é possível mergulhar e encontrar vários animais marinhos, como tartarugas, peixes e, até mesmo, baleias Jubarte (encontradas de julho a outubro). Outros esportes como surf, vela, caiaque, snorkeling, kitesurf e stand-up paddle podem ser praticados lá.
O empreendimento também conta com os serviços de concierge, que atua para facilitar a estadia de quem adquirir os terrenos, designando caseiros, cozinheiros, motoristas, compras, além de dar dicas sobre a região e seus atrativos. A ideia é organizar tudo para a permanência do proprietário, desde traslado e preparação do ambiente até compras e serviços. “Nosso objetivo é sempre proporcionar a realização de sonhos, e o Alameda do Araripe Haras Residence é mais um exemplo disso. O local é ideal para quem quer descansar e fugir do tumulto das grandes cidades, para passar férias, e para quem quer privacidade”, comenta.
Vizinhança histórica
A cidade de Belmonte, que abriga uma população de, aproximadamente, 20 mil habitantes, está localizada a 39km de Santo André. A região, vizinha do vilarejo, oferece uma história única, além de compartilhar uma rica herança cultural, principalmente pelas memórias deixadas pelas fazendas de cultivo do cacau, que datam do século 18, época em que a cidade era conhecida como a terra desse fruto. “Belmonte conserva um dos patrimônios históricos mais importantes da Bahia, com a preservação de referências que contam histórias e dizem muito do povo local. A cidade respira cultura, arte, regionalismo e tem grande potencial turístico”, destaca Daniel.
Uma das atrações que fazem parte do calendário de Belmonte é o “Encontro de Filarmônicas”, um dos principais eventos musicais da Costa do Descobrimento que reúne mais 500 músicos de vários estados brasileiros.
Além disso, a região também conta com o Museu das Cadeiras Brasileiras - MUCA, um projeto do designer Zanine de Zanine e do Daniel Katz. O espaço abriga um acervo completo de cadeiras, assinado por renomados designers brasileiros, como Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco.  É o único espaço cultural no país destinado apenas a esse tipo de móvel.
Sabores
A gastronomia, recheada de tempero baiano e frutos do mar, é outro ponto forte desse paraíso. Alguns dos destaques da região são os restaurantes Maria Nilza, na Praia do Guaiú, famoso pelos pratos com polvo, o Ponta de Santo André, El Floridita, Vila Araticum, Victor Hugo, Santannas, Gaivota, Paralelo 16 e o Caju, que fica no hotel onde a seleção alemã ficou hospedada.
Os amantes da lagosta podem aproveitar o “Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento”, que acontece todo ano, no mês de setembro. No evento, os principais restaurantes servem pratos com o crustáceo durante uma semana.
Quem quiser também pode fazer um trajeto de escuna pela Ilha dos Doces, e aproveitar para degustar os sabores da região e tomar banho de lama no mangue. Na vila há vários roteiros de escunas, tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio João de Tiba, já que Santo André é cercada por ambos.
Outro percurso que oferece uma experiência especial é a pesca oceânica, realizada a cerca de 32 milhas náuticas da vila, onde fica a Royal Charlotte Bank, uma plataforma continental que atrai cardumes de peixes de grande porte. Por isso, o lugar é considerado um dos melhores do mundo para a pesca do peixe Marlin Azul, que chega a medir até quatro metros.
Crédito: CLIO LUCONI

Nenhum comentário: