domingo, 26 de janeiro de 2020

Literatura Atual

Nesta edição livro/   As avós - Doris Lessing








Duração do

áudio 2'16''


TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA



Duas mulheres ligadas pela intimidade de terem crescido juntas e dividido confidencias e lealdade por mais tempo do que elas conseguem se lembrar desde eram apenas crianças. Tudo na trajetória das duas amigas foi compartilhado de forma intensa por ambas, mesmo que as semelhanças fossem encontradas em lugares onde elas não existiam. E assim transcorre a história de “As avós”, livro publicado em 2003, da escritora iraniana Doris Lessing, que poucos anos depois, em 2007, foi vencedora do Prêmio Nobel de literatura.

Filha de pais britânicos, a autora nasceu em 1919, na Pérsia (onde atualmente é o Irã). Poucos anos depois se mudou com a família para a África, onde passou a juventude até se estabelecer na Inglaterra, quando publicou o primeiro livro. A força de sua escrita se destaca em narrações épicas sobre a existência feminina e a forma como se comportam. Suas palavras são certeiras quando transcreve sentimentos mesmo que não se demore muito em descrições. Com uma leveza no texto, a leitura de sua obra é rápida, fluida, gostosa de seguir e difícil de largar antes que as páginas se acabem.

Quase toda a história em “As avós” gira em torno de uma situação que, de tão inusitada, sua estranheza torna a natural e até compreensível. Mesmo que os fatos mexam com a ambiguidade de relações amorosas, a parte mais sensível está na forma tranquila com que o drama é vivenciado pelas mulheres e seus filhos. Em cerca de 100 páginas, Doris Lessing escreve com muito bom-humor e diálogos inteligentes, um amor que bate de frente com as convenções sociais e a estrutura familiar tradicional.



Por Janary Damacena.

Ah! todos os episódios anteriores podem ser acessados no nosso canal do SoundCloud    

TEC/VINHETA DE ENCERRAMENTO - VOCÊ OUVIU, MINUTO LEITURA.
Como está sendo a experiência com o minuto leitura, pode nos contar? 



Fonte Agência ComunicaBrasil na integra ou editado.

Nenhum comentário: