sábado, 11 de janeiro de 2020

Literatura Atual.

Duração do áudio 2'15''


TEC/VINHETA DE ABERTURA -  MINUTO LEITURA COM JANARY DAMACENA


A morte em seu derradeiro momento final, com todas as reflexões e pensamentos passíveis a uma mente ainda saudável que se recusa a acreditar que o fim chegou. As lembranças de toda uma vida passam velozmente enquanto cada escolha é medida e avaliada pelo moribundo Ivan Ilitch, que se encontra confinado em seu divã, sem forças para levantar as próprias pernas ou mesmo para emitir poucas palavras a sua família. Esse é o enredo de “A Morte de Ivan Ilitch”, do escritor russo Liev Tolstói -  um dos maiores gênios da literatura de todos tempos. 

Publicado em 1886, essa curta novela demonstra todo o poder das palavras de Tolstói, um escritor de família rica que abdicou da vida com a nobreza russa para se dedicar às famílias pobres de camponeses. Suas obras expressam toda inquietude sobre os mistérios da alma humana e aquilo que vem a nos tornar pessoas boas. Esses são reflexos de suas recorrentes crises existenciais e dos questionamentos a respeito da fé que move as pessoas humildes. Seus textos influenciaram grandes nomes da literatura por todo o mundo e ainda hoje são um marco na história da literatura.

A morte de Ivan Ilitch é uma de suas últimas obras e desde a primeira página do livro sabemos qual o destino do personagem principal. Dali em diante acompanhamos as recordações dos principais momentos na vida de Ivan ou, pelo menos, aqueles que o personagem julga como as decisões que mais definiram a trajetória de sua vida: a profissão como juiz, o casamento e a vida junto aos filhos. De maneira emocionante, Tolstói consegue tornar o leitor um espectador presente no quarto de Ivan Ilitch, observando a queda e ascensão de uma vida torturada em seus últimos dias. Essa é uma leitura nada menos que obrigatória!



Por Janary Damacena.

 LEITURA: A morte de Ivan Ilitch


 

Nenhum comentário: